dc.creator.ID |
GOMES, E. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3768562909435522 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, Maria das Graças Veloso Marinho de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALMEIDA, M. G. V. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9792589102297688 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LUCENA, Maria de Fátima de Araújo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LUCENA, M. F. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALMEIDA, E. P. O. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A necessidade de se examinar em que proporção as aulas de botânica favorecem a construção
do conhecimento dos alunos e a assimilação dos conteúdos dessa área da biologia proposto pelo
currículo do Ensino Médio, vem de longa data em nosso país, uma vez que é possível
encontrarmos relatos já no 3º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Botânica, na
década de 50, apontando a necessidade de melhoria do ensino nesta área nos cursos na época
denominados de secundário. O objetivo dessa pesquisa foi verificar o nível de conhecimento
dos alunos do 3º ano do ensino médio das Escolas José Gomes Alves e Monsenhor Manuel
Vieira, ambas situadas no município de Patos – PB, sobre botânica. A amostra pesquisada em
ambas as escolas foram duas turmas do 3º ano do ensino médio. Na Escola Monsenhor
Manuel Vieira especificamente, as duas turmas que funcionam no turno da manhã. Inicialmente
foram ministradas quatro aulas teóricas e uma prática para as referidas turmas. Encerrada essa
etapa foi realizada a aplicação de questionário contendo perguntas relacionadas ao conteúdo de
botânica ministrado no 3º ano do ensino médio. Após a análise dos dados da escola José Gomes
Alves conclui – se que houve diferença de aproveitamento entre as turmas antes e após a aula
prática, sendo que o nível de conhecimento dos alunos da turma 3º A foi médio após a aula
teórica e insuficiente após a aula prática. Nessa turma o método expositivo foi o que
proporcionou um melhor rendimento na média. Já a turma 3º B apresentou um bom nível de
conhecimento tanto na aula prática como na teórica, sendo que na aula prática houve uma
maior participação da turma. Na escola Monsenhor Manuel Vieira, verificou – se que o nível
de conhecimento sobre os conteúdos de botânica ministrado no 3º ano do Ensino Médio, dos
alunos das turmas 3º A e 3º B foi muito baixo, demonstrando as turmas muito desinteresse pelo
tema, relatando alguns que preferiam aula sobre sexualidade, DSTs, ou seja, temas voltados
para o corpo humano, em especial sistema reprodutor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
O conhecimento de Botânica dos alunos em escolas do Ensino Médio no Município de Patos - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-06-27 |
|
dc.description.abstract |
The need to examine to what extent the lessons of botany favor the construction of students
knowledge and assimilate the contents of this area of the proposed biology curriculum for high
school, has a long history in our country, since it is already possible to find reports the 3º
National Congress of the Brazilian Botanical Society, in the 50, pointing to the need to improve
teaching courses in this area at the time called secondary. The aim of this study was to assess
the knowledge level of students in 3º year high school School and Monsignor José Manuel
Gomes Alves Vieira, both located in the city of Patos - PB on botany. The original sample at
both schools were two classes of 3º year of high school. At School Monsignor Manuel Vieira
specifically, the two classes that work in the morning. They were initially given four lectures
and a practice for those classes. Closed this step was carried out a questionnaire containing
questions related to content taught botany at 3 years of high school. After analyzing the data
from the school José Gomes Alves concluded - that there was a difference in use between the
two groups before and after school practice, and the level of knowledge of students in the class
3º A levels were average after the lecture and not enough after classroom practice. In this class
the lecture method was the one that provided better performance on average. Since the class 3º
B showed a good level of knowledge in both classroom practice and in theory, and practice in
class there was a greater class participation. At school, Monsignor Manuel Vieira there – if the
level of knowledge about the contents of botany taught in the 3º year of high school, students
of classes 3º A and 3º B was very low, demonstrating the classes much disinterest in the subject,
reporting some who preferred to lecture on sexuality, STDs, or issues facing the human body,
particularly the reproductive system. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25051 |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-06T18:26:38Z |
|
dc.date.available |
2022-05-06 |
|
dc.date.available |
2022-05-06T18:26:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Botânica |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação de conhecimento - alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - Botânica |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos do ensino médio - Botânica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Botânica - ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública - ensino de Botânica |
pt_BR |
dc.subject |
Botany |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge assessment - students |
pt_BR |
dc.subject |
High School - Botany |
pt_BR |
dc.subject |
High School Students - Botany |
pt_BR |
dc.subject |
Botany Teaching - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Public school - teaching of Botany |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Escarião da Nóbrega. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Botany knowledge of students in high schools in the city of Patos - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Escarião da Nóbrega. O conhecimento de Botânica dos alunos em escolas do Ensino Médio no Município de Patos - PB. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25051 |
pt_BR |