DSpace/Manakin Repository

O conhecimento de Botânica dos alunos em escolas do Ensino Médio no Município de Patos - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, E. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3768562909435522 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Maria das Graças Veloso Marinho de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, M. G. V. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9792589102297688 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUCENA, Maria de Fátima de Araújo.
dc.contributor.referee1ID LUCENA, M. F. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira.
dc.contributor.referee2ID ALMEIDA, E. P. O. pt_BR
dc.description.resumo A necessidade de se examinar em que proporção as aulas de botânica favorecem a construção do conhecimento dos alunos e a assimilação dos conteúdos dessa área da biologia proposto pelo currículo do Ensino Médio, vem de longa data em nosso país, uma vez que é possível encontrarmos relatos já no 3º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Botânica, na década de 50, apontando a necessidade de melhoria do ensino nesta área nos cursos na época denominados de secundário. O objetivo dessa pesquisa foi verificar o nível de conhecimento dos alunos do 3º ano do ensino médio das Escolas José Gomes Alves e Monsenhor Manuel Vieira, ambas situadas no município de Patos – PB, sobre botânica. A amostra pesquisada em ambas as escolas foram duas turmas do 3º ano do ensino médio. Na Escola Monsenhor Manuel Vieira especificamente, as duas turmas que funcionam no turno da manhã. Inicialmente foram ministradas quatro aulas teóricas e uma prática para as referidas turmas. Encerrada essa etapa foi realizada a aplicação de questionário contendo perguntas relacionadas ao conteúdo de botânica ministrado no 3º ano do ensino médio. Após a análise dos dados da escola José Gomes Alves conclui – se que houve diferença de aproveitamento entre as turmas antes e após a aula prática, sendo que o nível de conhecimento dos alunos da turma 3º A foi médio após a aula teórica e insuficiente após a aula prática. Nessa turma o método expositivo foi o que proporcionou um melhor rendimento na média. Já a turma 3º B apresentou um bom nível de conhecimento tanto na aula prática como na teórica, sendo que na aula prática houve uma maior participação da turma. Na escola Monsenhor Manuel Vieira, verificou – se que o nível de conhecimento sobre os conteúdos de botânica ministrado no 3º ano do Ensino Médio, dos alunos das turmas 3º A e 3º B foi muito baixo, demonstrando as turmas muito desinteresse pelo tema, relatando alguns que preferiam aula sobre sexualidade, DSTs, ou seja, temas voltados para o corpo humano, em especial sistema reprodutor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title O conhecimento de Botânica dos alunos em escolas do Ensino Médio no Município de Patos - PB. pt_BR
dc.date.issued 2011-06-27
dc.description.abstract The need to examine to what extent the lessons of botany favor the construction of students knowledge and assimilate the contents of this area of the proposed biology curriculum for high school, has a long history in our country, since it is already possible to find reports the 3º National Congress of the Brazilian Botanical Society, in the 50, pointing to the need to improve teaching courses in this area at the time called secondary. The aim of this study was to assess the knowledge level of students in 3º year high school School and Monsignor José Manuel Gomes Alves Vieira, both located in the city of Patos - PB on botany. The original sample at both schools were two classes of 3º year of high school. At School Monsignor Manuel Vieira specifically, the two classes that work in the morning. They were initially given four lectures and a practice for those classes. Closed this step was carried out a questionnaire containing questions related to content taught botany at 3 years of high school. After analyzing the data from the school José Gomes Alves concluded - that there was a difference in use between the two groups before and after school practice, and the level of knowledge of students in the class 3º A levels were average after the lecture and not enough after classroom practice. In this class the lecture method was the one that provided better performance on average. Since the class 3º B showed a good level of knowledge in both classroom practice and in theory, and practice in class there was a greater class participation. At school, Monsignor Manuel Vieira there – if the level of knowledge about the contents of botany taught in the 3º year of high school, students of classes 3º A and 3º B was very low, demonstrating the classes much disinterest in the subject, reporting some who preferred to lecture on sexuality, STDs, or issues facing the human body, particularly the reproductive system. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25051
dc.date.accessioned 2022-05-06T18:26:38Z
dc.date.available 2022-05-06
dc.date.available 2022-05-06T18:26:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Botânica pt_BR
dc.subject Avaliação de conhecimento - alunos pt_BR
dc.subject Ensino médio - Botânica pt_BR
dc.subject Alunos do ensino médio - Botânica pt_BR
dc.subject Ensino de Botânica - ensino Médio pt_BR
dc.subject Escola pública - ensino de Botânica pt_BR
dc.subject Botany pt_BR
dc.subject Knowledge assessment - students pt_BR
dc.subject High School - Botany pt_BR
dc.subject High School Students - Botany pt_BR
dc.subject Botany Teaching - High School pt_BR
dc.subject Public school - teaching of Botany pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Escarião da Nóbrega.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Botany knowledge of students in high schools in the city of Patos - PB. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Escarião da Nóbrega. O conhecimento de Botânica dos alunos em escolas do Ensino Médio no Município de Patos - PB. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25051 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta