DSpace/Manakin Repository

Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS, C. A. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7477458574206774 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Itamar Ferreira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Itamar Ferreira da pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7437181641061519 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Julia Teles da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Marcia Tavares.
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho consiste em contribuir para o segmento da educação no Brasil ao promover a criação de um modelo de auxílio à tomada de decisão criativa na construção de planos de aula por professores de Ciências do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tanto, são tidas como base as estratégias e as ferramentas aplicadas na formação do Designer de Produto, levando em consideração as habilidades e as competências exigidas. Buscou-se, assim, aliar as áreas de Design e da Educação para promover o diálogo com a prática pedagógica dos professores com foco na resolução de problemas, por meio de ferramentas e de técnicas de criatividade. Além disso, a abordagem da pesquisa é básica e exploratória proporcionando um estudo tanto do estado da arte quanto das vivências construídas pelos sujeitos. Como procedimento metodológico, foi realizado um levantamento bibliográfico, sobre as principais ferramentas e métodos utilizados no ensino de Design, e a aplicação de questionário on-line, com professores da graduação responsáveis pelas disciplinas de Projeto de Produto, visando a identificar as principais estratégias didáticas utilizadas em sala de aula. Como resultado, foram organizados quadros sínteses capazes de correlacionar, refletir e ampliar o repertório de possibilidades para planos de aula na educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Desenho pt_BR
dc.title Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-03
dc.description.abstract The objective of this work is to contribute to the education segment in Brazil by promoting the creation of a model to help creative decision-making in the construction of lesson plans by Science teachers in Elementary School (Final Years). For that, the strategies and tools applied in the training of the Product Designer are taken into account, taking into account the skills and competencies required. For such, we sought to combine the areas of Design and Education to promote dialogue with the pedagogical practice of teachers with a focus on problem solving, through tools and creativity techniques. In addition, the research approach is basic and exploratory, providing a study of both the state of the art and the experiences built by the subjects. As a methodological procedure, a bibliographic survey was carried out on the main tools and methods used in the Design classes, and the application of an online questionnaire, with teachers responsible for the disciplines of Product Project, in order to identify the main didactic strategies used in the classroom. As a result, synthesis tables were organized capable of correlating, reflecting and expanding the repertoire of possibilities for lesson plans in basic education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25057
dc.date.accessioned 2022-05-09T13:26:29Z
dc.date.available 2022-05-09
dc.date.available 2022-05-09T13:26:29Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Design pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject Habilidades e competências pt_BR
dc.subject Aprendizagem baseada em Design pt_BR
dc.subject Ergonomia, ambiente e processos pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Creativity pt_BR
dc.subject Skills and competencies pt_BR
dc.subject Design-based Learning pt_BR
dc.subject Ergonomics, environment and processes pt_BR
dc.subject Diseño pt_BR
dc.subject Projeto pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Creatividad pt_BR
dc.subject Habilidades y competencias pt_BR
dc.subject Aprendizaje basado en diseño pt_BR
dc.subject Ergonomía, entorno y procesos pt_BR
dc.subject Motif pt_BR
dc.subject Éducation pt_BR
dc.subject La créativité pt_BR
dc.subject Aptitudes et compétences pt_BR
dc.subject Apprentissage basé sur la conception pt_BR
dc.subject Ergonomie, environnement et processus pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Camila Amaral Nóbrega de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Correlation of the contents taught in elementary school (final years) with the didactic approaches of product design teachers. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, C. A. N. de. Correlação dos conteúdos ministrados no ensino fundamental (anos finais) com as abordagens didáticas dos docentes de design de produtos. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta