DSpace/Manakin Repository

O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, D. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7152697281139478 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.referee1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de.
dc.contributor.referee2ID ALMDEIDA, M. S. P. pt_BR
dc.description.resumo O trabalho pretende apresentar a Literatura não como uma ferramenta para o ensino de Geografia, mas como reveladora dos processos geográficos, históricos, políticos, sociais e culturais, considerando assim, a Literatura como espécie símile da realidade cotidiana dos estudantes e fonte de compreensão da experiência humana. Um dos caminhos para tal realização, é a abordagem cultural da Geografia, através de concepções fenomenológicas (miméticas e factuais) mediadas pelo conceito de paisagem por meio de uma pesquisa do tipo bibliográfica. Nesse sentido, credita-se que a Literatura, constituidora e reveladora da cultura, viabiliza a intermediação para percepção da relação homem-natureza, utilizando a interpretação de obras literárias, investigando aspectos geográficos e as relações entre os seres em determinados espaços, bem como todos os aspectos visuais que cercam tais ambientes. Tendo como base essas observações, objetiva-se mostrar a importância do conceito de paisagem através das obras literárias para o ensino de Geografia, por meio do Romance “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, em sua adaptação por meio da Literatura de Cordel de Josué Limeira, procurando, desta forma, estabelecer uma discussão que possibilite o reconhecimento de vivências como instrumentação didática para promoção de aprendizagens. Constatou-se que através do conteúdo pedagógico adotado, reflexões subjetivas e coletivas, valoriza a ampliação de conhecimentos geográficos a partir da verificação da obra literária proposta. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract The work intends to present Literature not as a tool for teaching Geography, but as a revealer of geographical, historical, political, social and cultural processes, thus considering Literature as a kind of simile of the students' daily reality and a source of comprehension of the human experience. One of the paths for such accomplishment is the cultural approach to Geography, through phenomenological conceptions (mimetic and factual) mediated by the concept of landscape through a bibliographical research. In this sense, it is believed that Literature, as a constituent and revealer of culture, enables the intermediation for the perception of the mannature relationship, using the interpretation of literary works, investigating geographic aspects and the relations between beings in certain spaces, as well as all the visual aspects that surround such environments. Based on these observations, the aim is to show the importance of the concept of landscape through literary works for the teaching of Geography, through the novel "The Little Prince", by Antoine de Saint-Exupéry, in its adaptation through the Cordel Literature by Josué Limeira, thus seeking to establish a discussion that allows the recognition of experiences as a didactic instrument to promote learning. It was found that through the pedagogical content adopted, subjective and collective reflections, values the expansion of geographic knowledge from the verification of the proposed literary work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082
dc.date.accessioned 2022-05-10T16:43:52Z
dc.date.available 2022-05-10
dc.date.available 2022-05-10T16:43:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Literatura e Geografia pt_BR
dc.subject O Pequeno Príncipe pt_BR
dc.subject Cordel - o Pequeno Príncipe pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Romance O Pequeno Príncipe pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Literature and Geography pt_BR
dc.subject The little Prince pt_BR
dc.subject Cordel - the Little Prince pt_BR
dc.subject Literature of twine pt_BR
dc.subject Landscape pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Romance The Little Prince pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Dayene Albino dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching Geography and Literature: an analysis of the concept of landscape in the string literary work “O Pequeno Príncipe”. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Dayene Albino dos. O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta