dc.creator.ID |
SANTOS, D. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7152697281139478 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ALMDEIDA, M. S. P. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho pretende apresentar a Literatura não como uma ferramenta para o ensino de
Geografia, mas como reveladora dos processos geográficos, históricos, políticos, sociais e
culturais, considerando assim, a Literatura como espécie símile da realidade cotidiana dos
estudantes e fonte de compreensão da experiência humana. Um dos caminhos para tal
realização, é a abordagem cultural da Geografia, através de concepções fenomenológicas
(miméticas e factuais) mediadas pelo conceito de paisagem por meio de uma pesquisa do tipo
bibliográfica. Nesse sentido, credita-se que a Literatura, constituidora e reveladora da cultura,
viabiliza a intermediação para percepção da relação homem-natureza, utilizando a interpretação
de obras literárias, investigando aspectos geográficos e as relações entre os seres em
determinados espaços, bem como todos os aspectos visuais que cercam tais ambientes. Tendo
como base essas observações, objetiva-se mostrar a importância do conceito de paisagem
através das obras literárias para o ensino de Geografia, por meio do Romance “O Pequeno
Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, em sua adaptação por meio da Literatura de Cordel de
Josué Limeira, procurando, desta forma, estabelecer uma discussão que possibilite o
reconhecimento de vivências como instrumentação didática para promoção de aprendizagens.
Constatou-se que através do conteúdo pedagógico adotado, reflexões subjetivas e coletivas,
valoriza a ampliação de conhecimentos geográficos a partir da verificação da obra literária
proposta. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.description.abstract |
The work intends to present Literature not as a tool for teaching Geography, but as a revealer
of geographical, historical, political, social and cultural processes, thus considering Literature
as a kind of simile of the students' daily reality and a source of comprehension of the human
experience. One of the paths for such accomplishment is the cultural approach to Geography,
through phenomenological conceptions (mimetic and factual) mediated by the concept of
landscape through a bibliographical research. In this sense, it is believed that Literature, as a
constituent and revealer of culture, enables the intermediation for the perception of the mannature
relationship, using the interpretation of literary works, investigating geographic aspects
and the relations between beings in certain spaces, as well as all the visual aspects that surround
such environments. Based on these observations, the aim is to show the importance of the
concept of landscape through literary works for the teaching of Geography, through the novel
"The Little Prince", by Antoine de Saint-Exupéry, in its adaptation through the Cordel
Literature by Josué Limeira, thus seeking to establish a discussion that allows the recognition
of experiences as a didactic instrument to promote learning. It was found that through the
pedagogical content adopted, subjective and collective reflections, values the expansion of
geographic knowledge from the verification of the proposed literary work. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082 |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-10T16:43:52Z |
|
dc.date.available |
2022-05-10 |
|
dc.date.available |
2022-05-10T16:43:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura e Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
O Pequeno Príncipe |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel - o Pequeno Príncipe |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagem |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Romance O Pequeno Príncipe |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Literature and Geography |
pt_BR |
dc.subject |
The little Prince |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel - the Little Prince |
pt_BR |
dc.subject |
Literature of twine |
pt_BR |
dc.subject |
Landscape |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
Romance The Little Prince |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Dayene Albino dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching Geography and Literature: an analysis of the concept of landscape in the string literary work “O Pequeno Príncipe”. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Dayene Albino dos. O ensino de Geografia e a Literatura: uma análise do conceito de paisagem na obra literária em cordel “O Pequeno Príncipe”. 2022. 39f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25082 |
pt_BR |