dc.creator.ID |
FERREIRA, A. J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2072348271420792 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
FARIAS, P. S. C. |
|
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1249728602117479 |
|
dc.contributor.referee1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Crisólogo Vieira de. |
|
dc.description.resumo |
Atualmente, a participação de alunos com deficiências está em progressivo crescimento nas
escolas brasileiras. Esse aumento se dá em função das constantes pressões sociais e das políticas
em busca da universalização do direito à educação. Entre tais matrículas também é possível
perceber um expressivo número de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista
(TEA). O TEA é um transtorno neurológico altamente variável, tanto em sintomas como em
intensidade. As características do TEA fazem com que a presença do aluno autista na sala de aula
demande do professor uma postura ainda mais atenta e sensível, independentemente da disciplina
que leciona. Essa complexidade também torna o ensino de Geografia desafiador, principalmente,
quando os alunos ainda precisam ser alfabetizados cartograficamente. A referida alfabetização é
fundamental para que os alunos, entre estes os autistas, passem a conhecer, organizar e dominar o
espaço, bem como compreender os conteúdos ligados à Geografia. Dessa forma, esta pesquisa,
classificada como descritiva-qualitativa, apresentou como principal objetivo analisar se os mapas
mentais podem contribuir para a alfabetização cartográfica de um aluno com TEA. Considerando
a complexidade que envolve o tema desta desse estudo, ou seja, a alfabetização cartográfica de
aluno autista, optou-se por realizar um estudo de caso único. Os resultados deste estudo
demonstraram que a utilização do mapa mental permitiu que o aluno avançasse quanto a
compreensão do espaço, bem como, que o professor pudesse acompanhar esses avanços através
do próprio mapa mental, assim, além de ser um recurso eficiente para a alfabetização cartográfica
o mapa mental auxilia na realização da avaliação contínua dos estudantes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.description.abstract |
Currently, the participation of students with disabilities is growing progressively in Brazilian
schools. This increase is due to constant social and political pressure in search of the
universalization of the right to education. Among such enrollments it is also possible to notice a
significant number of students diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). ASD is a highly
variable neurological disorder, both in symptoms and intensity. The characteristics of ASD mean
that the presence of an autistic student in the classroom demands an even more attentive and
sensitive attitude from the teacher, regardless of the subject he or she teaches. This complexity
also makes teaching Geography challenging, especially when students still need to be
cartographically literate. Cartographic literacy is fundamental for the students, among them the
autistic ones, to know, organize and dominate the space, as well as to understand the contents
related to Geography. Thus, this research, classified as descriptive-qualitative, presented as main
objective to analyze if the mental maps can contribute to the cartographic literacy of a student with
ASD. Considering the complexity surrounding the theme of this study, that is, the cartographic
literacy of an autistic student, it was decided to conduct a single case study. The results of this
study demonstrated that the use of the mind map allowed the student to advance in the
understanding of space, and that the teacher could follow these advances through the mind map
itself. Thus, besides being an efficient resource for cartographic literacy, the mind map helps in
the continuous evaluation of the students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083 |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-10T16:50:11Z |
|
dc.date.available |
2022-05-10 |
|
dc.date.available |
2022-05-10T16:50:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Mapas mentais |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização cartográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.subject |
Cartografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos com deficiências |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Mental maps |
pt_BR |
dc.subject |
Cartographic literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Autism Spectrum Disorder |
pt_BR |
dc.subject |
School cartography |
pt_BR |
dc.subject |
Special students |
pt_BR |
dc.subject |
Students with disabilities |
pt_BR |
dc.subject |
Autism |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Allan Jefferson da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contributions of mental maps to the cartographic literacy of students with ASD. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Allan Jefferson da Silva. As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA. 2022. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083 |
pt_BR |