DSpace/Manakin Repository

As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERREIRA, A. J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2072348271420792 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.advisor2 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.advisor2ID FARIAS, P. S. C.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/1249728602117479
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Crisólogo Vieira de.
dc.description.resumo Atualmente, a participação de alunos com deficiências está em progressivo crescimento nas escolas brasileiras. Esse aumento se dá em função das constantes pressões sociais e das políticas em busca da universalização do direito à educação. Entre tais matrículas também é possível perceber um expressivo número de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno neurológico altamente variável, tanto em sintomas como em intensidade. As características do TEA fazem com que a presença do aluno autista na sala de aula demande do professor uma postura ainda mais atenta e sensível, independentemente da disciplina que leciona. Essa complexidade também torna o ensino de Geografia desafiador, principalmente, quando os alunos ainda precisam ser alfabetizados cartograficamente. A referida alfabetização é fundamental para que os alunos, entre estes os autistas, passem a conhecer, organizar e dominar o espaço, bem como compreender os conteúdos ligados à Geografia. Dessa forma, esta pesquisa, classificada como descritiva-qualitativa, apresentou como principal objetivo analisar se os mapas mentais podem contribuir para a alfabetização cartográfica de um aluno com TEA. Considerando a complexidade que envolve o tema desta desse estudo, ou seja, a alfabetização cartográfica de aluno autista, optou-se por realizar um estudo de caso único. Os resultados deste estudo demonstraram que a utilização do mapa mental permitiu que o aluno avançasse quanto a compreensão do espaço, bem como, que o professor pudesse acompanhar esses avanços através do próprio mapa mental, assim, além de ser um recurso eficiente para a alfabetização cartográfica o mapa mental auxilia na realização da avaliação contínua dos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract Currently, the participation of students with disabilities is growing progressively in Brazilian schools. This increase is due to constant social and political pressure in search of the universalization of the right to education. Among such enrollments it is also possible to notice a significant number of students diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). ASD is a highly variable neurological disorder, both in symptoms and intensity. The characteristics of ASD mean that the presence of an autistic student in the classroom demands an even more attentive and sensitive attitude from the teacher, regardless of the subject he or she teaches. This complexity also makes teaching Geography challenging, especially when students still need to be cartographically literate. Cartographic literacy is fundamental for the students, among them the autistic ones, to know, organize and dominate the space, as well as to understand the contents related to Geography. Thus, this research, classified as descriptive-qualitative, presented as main objective to analyze if the mental maps can contribute to the cartographic literacy of a student with ASD. Considering the complexity surrounding the theme of this study, that is, the cartographic literacy of an autistic student, it was decided to conduct a single case study. The results of this study demonstrated that the use of the mind map allowed the student to advance in the understanding of space, and that the teacher could follow these advances through the mind map itself. Thus, besides being an efficient resource for cartographic literacy, the mind map helps in the continuous evaluation of the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083
dc.date.accessioned 2022-05-10T16:50:11Z
dc.date.available 2022-05-10
dc.date.available 2022-05-10T16:50:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mapas mentais pt_BR
dc.subject Alfabetização cartográfica pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Cartografia escolar pt_BR
dc.subject Alunos especiais pt_BR
dc.subject Alunos com deficiências pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Mental maps pt_BR
dc.subject Cartographic literacy pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Autism Spectrum Disorder pt_BR
dc.subject School cartography pt_BR
dc.subject Special students pt_BR
dc.subject Students with disabilities pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Allan Jefferson da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contributions of mental maps to the cartographic literacy of students with ASD. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Allan Jefferson da Silva. As contribuições dos mapas mentais para a alfabetização cartográfica de aluno com TEA. 2022. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25083 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta