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Rotas e tratos no Atlântico Sul: a relação comercial entre Buenos Aires e o Estado do Brasil no século XVII (1612-1627).

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dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/4319416826773852 pt_BR
dc.creator.Lattes FERREIRA, E. E. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CEBALLOS, Rodrigo.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/9564830858931968 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes CEBALLOS, R. pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMILO, Janaina Valeria Pinto.
dc.contributor.referee2 SILVA FILHO, Osmar Luiz da.
dc.description.resumo A presente pesquisa objetiva analisar o trânsito comercial de navios lusitanos no Atlântico Sul na primeira metade do século XVII, período da União das Coroas ibéricas. Por meio dos“registros de navios”, fontes oficiais produzidas pela administração reinol hispano americana para controle de mercadorias transportadas nos navios de chegada ou saída do porto de Buenos Aires, pretendemos vislumbrar as dinâmicas comerciais estabelecidas entre os agentes envolvidos e os produtos comercializados nas rotas marítimas. Para isso, analisamos os mecanismos e as arquiteturas locais capazes de instituir uma dinâmica mercantil na região platina, que, apesar da promoção de um comércio periférico, compreendemos a importância estratégica dessa localidade para as Coroas espanhola e portuguesa, a partir da incorporação de práticas comerciais locais com o Estado do Brasil, especialmente junto à cidade de São Salvador. Portanto, nosso objetivo central repousa, a partir de um estudo das relações comerciais, em compreender a estruturação desse comércio a partir do levantamento dos caminhos percorridos pelos pilotos dos navios, os espaços de atuação de seus atravessadores na América lusitana e a relação mantida com os moradores da cidade porto platina. Apesar do controle comercial e de práticas muitas vezes consideradas ilegais, o trânsito marítimo nessa localidade mostrou-se intenso nesse período e importante para o desenvolvimento da região. Diante dessa perspectiva, partimos da hipótese da existência de uma interdependência econômica entre o Rio da Prata e o Estado do Brasil, efetivamente devido ao trânsito transatlântico realizado pelos navios, em sua maioria portugueses, que permitiu a comercialização de escravizados, de prata contrabandeada, de mercadorias manufaturadas e de frutos da terra entre as duas regiões. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Rotas e tratos no Atlântico Sul: a relação comercial entre Buenos Aires e o Estado do Brasil no século XVII (1612-1627). pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract The present research aims to analyze the commercial transit of Lusitanian ships in the South Atlantic in the first half of the 17th century, period of the Union of Iberian Crowns. Through the “ship registers”, official sources produced by the Spanish American kingdom administration for the control of goods transported on arrival or departure ships from the port of Buenos Aires, we intend to glimpse the commercial dynamics established between the agents involved and the traded products on sea routes. For this purpose, we analyzed the mechanisms and local architectures that could establish a mercantile dynamic in the platinum region, which, despite the promotion of peripheral trade, we understand the strategic importance of this location for the Spanish and Portuguese Crowns, from the incorporation of local commercial practices converging with the State of Brazil, especially in conjunction with the city of São Salvador. Therefore, our main objective is, from a study of commercial relations, to understand the structuring of this trade from the survey of the paths taken by the pilots of the ships, the spaces of action of their middlemen in Lusitanian America and the relationship maintained with the residents of the platinum port city. Despite commercial control and practices often considered illegal, maritime traffic in this location proved to be intense during this period and important for the development of the region. From this perspective, we start from the hypothesis of the existence of an economic interdependence between the Rio de la Plata and the State of Brazil, effectively due to the transatlantic transit carried out by ships, mostly Portuguese, which allowed the commercialization of slaves, smuggled silver, manufactured goods and fruits of the earth between the two regions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25102
dc.date.accessioned 2022-05-12T00:18:32Z
dc.date.available 2022-05-11
dc.date.available 2022-05-12T00:18:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Américas espanhola e portuguesa pt_BR
dc.subject Rede mercantil lisohispânica pt_BR
dc.subject Brasil - história pt_BR
dc.subject Trânsito atlântico pt_BR
dc.subject Comércio pt_BR
dc.subject América lusitana pt_BR
dc.subject Spanish and Portuguese Americas pt_BR
dc.subject Lyso-Hispanic mercantile network pt_BR
dc.subject Brazil history pt_BR
dc.subject Atlantic transit pt_BR
dc.subject Business pt_BR
dc.subject America lusitana pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Emilly Elvira Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Routes and trades in the South Atlantic: the commercial relationship between Buenos Aires and the State of Brazil in the 17th century (1612-1627). pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Emilly Elvira Soares. Rotas e tratos no Atlântico Sul: a relação comercial entre Buenos Aires e o Estado do Brasil no século XVII (1612-1627) . 2022. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


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