DSpace/Manakin Repository

(Des)humanização em tela: a triste vivência e dolorosa partida dos sertanejos em Vidas Secas (1963).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/0038938004876549 pt_BR
dc.creator.Lattes LIMA NETO, L. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/0486267299077533 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes CEBALLOS, V. G. pt_BR
dc.contributor.referee1 CEBALLOS, Rodrigo.
dc.contributor.referee2 CLAUDINO, Nadja Claudinale da Costa.
dc.description.resumo Nesta monografia proponho analisar a construção da imagem do sertanejo ligada à migração e ao processo de humanização e desumanização da identidade por meio do filme Vidas Secas (1963), a fim de compreender as intenções e o cânone estético por trás das temáticas regionalistas. Adaptado da obra literária do escritor Graciliano Ramos, esse longa-metragem foi incumbido por implantar uma nova concepção de produção, estilo e estética que inquietou pesquisadores de diversas vertentes. Logo, este estudo busca elucidar a imagem produzida pela película fílmica sobre os personagens do longa, especificamente o retirante Fabiano e a relação dessa figura com o debate histórico, cultural, com a questão da migração e as nuances que corroboraram para construção de um padrão de representação do homem sertanejo. Essa exposição argumentativa será desenvolvida a partir da análise da imagem cinematográfica, sobretudo por meio da técnica de captura de tela (screenshot). Neste ínterim, a argumentação deste trabalho será formulada a partir do campo da História Cultural, tendo como aporte teórico os autores Albuquerque Júnior (2011) e Tolentino (2001) que foram fundamentais para estabelecer balizas entre a exposição fílmica e o debate historiográfico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title (Des)humanização em tela: a triste vivência e dolorosa partida dos sertanejos em Vidas Secas (1963). pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract In this monograph I propose to analyze the construction of the image of the farmer man connected to migration and the process of humanization and dehumanization of identity through the film Vidas Secas (1963), in order to understand the intentions and the aesthetic canon behind the regionalist themes. Adapted from the literary work of writer Graciliano Ramos, this feature film was charged with implementing a new conception of production, style, and aesthetics that has unsettled researchers from various Fields. Therefore, this study seeks to elucidate the image produced by the film about the characters in the feature film, specifically the migrant Fabiano and the relationship of this figure with the historical and cultural debate, with the migration issue, and the nuances that corroborated the construction of a representation pattern of the country man. This argumentative exposition will be developed from the analysis of the cinematographic image, especially through the technique of screen capture (screenshot). In the meantime, the argumentation of this work will be formulated from the field of Cultural History, having as theoretical support the authors Albuquerque Júnior (2011) and Tolentino (2001), who were fundamental to establish boundaries between the filmic exhibition and the historiographic debate. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25107
dc.date.accessioned 2022-05-12T13:02:19Z
dc.date.available 2022-05-12
dc.date.available 2022-05-12T13:02:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sertanejo pt_BR
dc.subject Vidas Secas - Filme pt_BR
dc.subject Retirantes pt_BR
dc.subject Humanização pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Ramos, Graciliano pt_BR
dc.subject Countryside pt_BR
dc.subject Dry Lives - Film pt_BR
dc.subject Withdrawal pt_BR
dc.subject Humanization pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA NETO, Lourival Tavares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative (De)humanization on canvas: the sad experience and painful departure of the sertanejos in Vidas Secas (1963). pt_BR
dc.identifier.citation LIMA NETO, Lourival Tavares de. (Des)humanização em tela: a triste vivência e dolorosa partida dos sertanejos em Vidas Secas (1963). 2022. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta