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Análise dos parâmetros mecânicos das misturas asfálticas com adição de óxidos metálicos.

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dc.creator.ID CARVALHO, F. S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3838850019150526 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, A. E. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 pt_BR
dc.contributor.advisor2 PORTO, Thalita Maria Ramos.
dc.contributor.advisor2ID PORTO, T. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/8440992663290211 pt_BR
dc.description.resumo O pavimento asfáltico convencional, devido a sua coloração escura absorve uma grande quantidade de energia que é transformada em calor, promovendo um enorme desconforto térmico para as pessoas que vivem nesse ambiente. Esse estudo trata da adição de pigmentos vermelhos na mistura asfáltica para obtenção de misturas asfálticas coloridas. A adição de óxidos metálicos em misturas asfálticas surge como uma forma de diminuir o albedo e consequentemente minimizar os efeitos da ilha de calor urbana, além da vantagem da diminuição da temperatura de trabalho do pavimento é esperado que não ocorra diminuição dos parâmetros mecânicos a fim de comprometer sua estrutura. Para realização desse estudo o ligante asfáltico utilizado na pesquisa foi submetido a ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional e os agregados caracterizados com os ensaios de massa específica, granulometria e abrasão Los Angeles. Foi utilizada a dosagem Marshall, para produção dos corpos de prova a serem ensaiados para quantificação dos ensaios mecânicos: Resistência a Tração, Módulo de Resiliência e Estabilidade Marshall. A mistura com adição de 5% de óxido metálico apresentou resultados de resistência inferiores a mistura de referência fabricada sem a adição de corante. No entanto, a mistura asfáltica com corante atende aos requisitos mínimos exigidos por norma para todos os ensaios realizados, podendo ser utilizada em pavimentos coloridos com a finalidade de diminuir o efeito de ilha de calor urbana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Análise dos parâmetros mecânicos das misturas asfálticas com adição de óxidos metálicos. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The Conventional asphalt pavement, due to its dark coloring, absorbs a big quantity of energy which is transformed into heat, promoting a significant thermal discomfort for the people who live in this environment. This study deals with the addition of red pigments in the asphalt mixture to obtain colorful asphalt mixtures. The addition of metal oxides in asphalt mixtures emerges as a means of reducing the albedo and, consequently, minimizing the effects of the urban heat island, besides the advantage of the reduction in the operating temperature of the pavement, it is expected not to occur the decrease of the mechanical parameters to compromise the pavement structure. For this study, the asphalt binder was submitted to penetration, softening point and rotational viscosity tests and the aggregates characterized with the specific gravity, granulometry and abrasion tests Los Angeles. The Marshall dosage was used to produce the test specimens to be tested for quantification of the mechanical tests: Tensile Strength, Resilient Modulus and Marshall Stability. The mixture with 5% of metal oxide showed lower strength results than the reference mixture fabricated without dye addition. However, the asphalt mixture with dye meets the minimum requirements set by standard for all tests performed and may be used on colorful pavements to reduce the effect of urban heat island. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25117
dc.date.accessioned 2022-05-12T18:23:17Z
dc.date.available 2022-05-12
dc.date.available 2022-05-12T18:23:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas modificadas pt_BR
dc.subject Polímeros pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Óxidos metálicos - misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Corante pt_BR
dc.subject Dosagem marshall pt_BR
dc.subject Asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Modified asphalt mixes pt_BR
dc.subject Polymers pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Metal oxides - asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Dye pt_BR
dc.subject Marshall dosage pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the mechanical parameters of asphalt mixtures with the addition of metallic oxides. pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa. Análise dos parâmetros mecânicos das misturas asfálticas com adição de óxidos metálicos. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25117 pt_BR


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