dc.creator.ID |
CARVALHO, F. S. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3838850019150526 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, A. E. F. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
PORTO, Thalita Maria Ramos. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
PORTO, T. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8440992663290211 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O pavimento asfáltico convencional, devido a sua coloração escura absorve uma grande quantidade
de energia que é transformada em calor, promovendo um enorme desconforto térmico para as
pessoas que vivem nesse ambiente. Esse estudo trata da adição de pigmentos vermelhos na mistura
asfáltica para obtenção de misturas asfálticas coloridas. A adição de óxidos metálicos em misturas
asfálticas surge como uma forma de diminuir o albedo e consequentemente minimizar os efeitos
da ilha de calor urbana, além da vantagem da diminuição da temperatura de trabalho do pavimento
é esperado que não ocorra diminuição dos parâmetros mecânicos a fim de comprometer sua
estrutura. Para realização desse estudo o ligante asfáltico utilizado na pesquisa foi submetido a
ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional e os agregados
caracterizados com os ensaios de massa específica, granulometria e abrasão Los Angeles. Foi
utilizada a dosagem Marshall, para produção dos corpos de prova a serem ensaiados para
quantificação dos ensaios mecânicos: Resistência a Tração, Módulo de Resiliência e Estabilidade
Marshall. A mistura com adição de 5% de óxido metálico apresentou resultados de resistência
inferiores a mistura de referência fabricada sem a adição de corante. No entanto, a mistura asfáltica
com corante atende aos requisitos mínimos exigidos por norma para todos os ensaios realizados,
podendo ser utilizada em pavimentos coloridos com a finalidade de diminuir o efeito de ilha de
calor urbana. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Análise dos parâmetros mecânicos das misturas asfálticas com adição de óxidos metálicos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The Conventional asphalt pavement, due to its dark coloring, absorbs a big quantity of energy
which is transformed into heat, promoting a significant thermal discomfort for the people who live
in this environment. This study deals with the addition of red pigments in the asphalt mixture to
obtain colorful asphalt mixtures. The addition of metal oxides in asphalt mixtures emerges as a
means of reducing the albedo and, consequently, minimizing the effects of the urban heat island,
besides the advantage of the reduction in the operating temperature of the pavement, it is expected
not to occur the decrease of the mechanical parameters to compromise the pavement structure. For
this study, the asphalt binder was submitted to penetration, softening point and rotational viscosity
tests and the aggregates characterized with the specific gravity, granulometry and abrasion tests
Los Angeles. The Marshall dosage was used to produce the test specimens to be tested for
quantification of the mechanical tests: Tensile Strength, Resilient Modulus and Marshall Stability.
The mixture with 5% of metal oxide showed lower strength results than the reference mixture
fabricated without dye addition. However, the asphalt mixture with dye meets the minimum
requirements set by standard for all tests performed and may be used on colorful pavements to
reduce the effect of urban heat island. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25117 |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-12T18:23:17Z |
|
dc.date.available |
2022-05-12 |
|
dc.date.available |
2022-05-12T18:23:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas asfálticas modificadas |
pt_BR |
dc.subject |
Polímeros |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Óxidos metálicos - misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Corante |
pt_BR |
dc.subject |
Dosagem marshall |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Modified asphalt mixes |
pt_BR |
dc.subject |
Polymers |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.subject |
Metal oxides - asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Dye |
pt_BR |
dc.subject |
Marshall dosage |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the mechanical parameters of asphalt mixtures with the addition of metallic oxides. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa. Análise dos parâmetros mecânicos das misturas asfálticas com adição de óxidos metálicos. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25117 |
pt_BR |