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Distribuição transversal de carga em pontes de vigas múltiplas-estudo comparativo de métodos.

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dc.creator.ID FIGUEIREDO, I. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0069645960763089 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SIMPLICIO, Marcos Antônio de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SIMPLICIO, M. A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5090248192860158 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Macel Wallace Queiroz.
dc.contributor.referee1ID FERNANDES, M. W. Q. pt_BR
dc.contributor.referee2 CHAGAS FILHO, Milton Bezerra das.
dc.contributor.referee2ID CHAGAS FILHO, M. B. pt_BR
dc.description.resumo As pontes são elementos essenciais para os sistemas rodoviário e ferroviário de transporte, em especial no Brasil onde estes modais são muito relevantes. Nesse contexto, se insere o sistema estrutural de pontes com longarinas principais múltiplas que ocupa lugar de destaque no mundo, por ser relativamente simples e eficiente, com vantagens econômicas e construtivas notadamente conhecidas. O presente trabalho teve como objetivo analisar as linhas influência transversais de um modelo de ponte hiperestática com seção transversal com cinco longarinas principais, considerando a superestrutura isolada da mesoestrutura e da infraestrutura, comparando os resultados obtidos através dos Métodos Analíticos Clássicos Simplificados de Engesser-Courbon, Leonhardt e Guyon-Massonet com os da análise computacional via Método dos Elementos Finitos (MEF). As linhas de influência transversal dos métodos de Engesser- Courbon, Leonhardt convergiram com as do MEF. O método de Guyon-Massonet apresentou resultados divergentes dos demais métodos pois as linhas de influência obtidas foram obtidas para elementos de placa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Distribuição transversal de carga em pontes de vigas múltiplas-estudo comparativo de métodos. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-31
dc.description.abstract Bridges are essential elements for road and rail transportation systems, especially in Brazil where these modes are very relevant. In this context, the structural system of bridges with multiple girders occupies prominent place in the world, being relatively simple and efficient, with well-known economic and constructive advantages. The present work had as objective to analyse the transversal influence lines of a hyperesthetic bridge model with cross section with five girders, considering the isolated superstructure of the mesostructure and the infrastructure, comparing the results obtained through the Simplified Classical Analytical Methods, Engesser- Courbon, Leonhardt and Guyon-Massonet with the computational analysis via the Finite Element Method (FEM). The transverse influence lines of the Engesser-Courbon and Leonhardt methods converged with those of the MEF. The Guyon-Massonet method presented divergent results from the other methods since the obtained influence lines were obtained for plate elements. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25118
dc.date.accessioned 2022-05-12T18:32:16Z
dc.date.available 2022-05-12
dc.date.available 2022-05-12T18:32:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pontes de vigas múltiplas pt_BR
dc.subject Distribuição de carga - pontes pt_BR
dc.subject Estruturas pt_BR
dc.subject Métodos de repartição de cargas pt_BR
dc.subject Distribuição de cargas em tabuleiros pt_BR
dc.subject Método dos elementos finitos pt_BR
dc.subject Software de elementos finitos pt_BR
dc.subject Cálculo dos coeficientes transversais de carga pt_BR
dc.subject Multiple girder bridges pt_BR
dc.subject Load distribution - bridges pt_BR
dc.subject Structures pt_BR
dc.subject Load sharing methods pt_BR
dc.subject Distribution of loads on trays pt_BR
dc.subject Finite element method pt_BR
dc.subject Finite element software pt_BR
dc.subject Calculation of transverse load coefficients pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIREDO, Isaque Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Transverse load distribution in multi-beam bridges - a comparative study of methods. pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, Isaque Soares. Distribuição transversal de carga em pontes de vigas múltiplas-estudo comparativo de métodos. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25118 pt_BR


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