dc.creator.ID |
FIGUEIREDO, I. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0069645960763089 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SIMPLICIO, Marcos Antônio de Souza. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SIMPLICIO, M. A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5090248192860158 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERNANDES, Macel Wallace Queiroz. |
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dc.contributor.referee1ID |
FERNANDES, M. W. Q. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CHAGAS FILHO, Milton Bezerra das. |
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dc.contributor.referee2ID |
CHAGAS FILHO, M. B. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As pontes são elementos essenciais para os sistemas rodoviário e ferroviário de transporte, em
especial no Brasil onde estes modais são muito relevantes. Nesse contexto, se insere o sistema
estrutural de pontes com longarinas principais múltiplas que ocupa lugar de destaque no mundo,
por ser relativamente simples e eficiente, com vantagens econômicas e construtivas
notadamente conhecidas. O presente trabalho teve como objetivo analisar as linhas influência
transversais de um modelo de ponte hiperestática com seção transversal com cinco longarinas
principais, considerando a superestrutura isolada da mesoestrutura e da infraestrutura,
comparando os resultados obtidos através dos Métodos Analíticos Clássicos Simplificados de
Engesser-Courbon, Leonhardt e Guyon-Massonet com os da análise computacional via Método
dos Elementos Finitos (MEF). As linhas de influência transversal dos métodos de Engesser-
Courbon, Leonhardt convergiram com as do MEF. O método de Guyon-Massonet apresentou
resultados divergentes dos demais métodos pois as linhas de influência obtidas foram obtidas
para elementos de placa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Distribuição transversal de carga em pontes de vigas múltiplas-estudo comparativo de métodos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-31 |
|
dc.description.abstract |
Bridges are essential elements for road and rail transportation systems, especially in Brazil
where these modes are very relevant. In this context, the structural system of bridges with
multiple girders occupies prominent place in the world, being relatively simple and efficient,
with well-known economic and constructive advantages. The present work had as objective to
analyse the transversal influence lines of a hyperesthetic bridge model with cross section with
five girders, considering the isolated superstructure of the mesostructure and the infrastructure,
comparing the results obtained through the Simplified Classical Analytical Methods, Engesser-
Courbon, Leonhardt and Guyon-Massonet with the computational analysis via the Finite
Element Method (FEM). The transverse influence lines of the Engesser-Courbon and Leonhardt
methods converged with those of the MEF. The Guyon-Massonet method presented divergent
results from the other methods since the obtained influence lines were obtained for plate
elements. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25118 |
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dc.date.accessioned |
2022-05-12T18:32:16Z |
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dc.date.available |
2022-05-12 |
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dc.date.available |
2022-05-12T18:32:16Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pontes de vigas múltiplas |
pt_BR |
dc.subject |
Distribuição de carga - pontes |
pt_BR |
dc.subject |
Estruturas |
pt_BR |
dc.subject |
Métodos de repartição de cargas |
pt_BR |
dc.subject |
Distribuição de cargas em tabuleiros |
pt_BR |
dc.subject |
Método dos elementos finitos |
pt_BR |
dc.subject |
Software de elementos finitos |
pt_BR |
dc.subject |
Cálculo dos coeficientes transversais de carga |
pt_BR |
dc.subject |
Multiple girder bridges |
pt_BR |
dc.subject |
Load distribution - bridges |
pt_BR |
dc.subject |
Structures |
pt_BR |
dc.subject |
Load sharing methods |
pt_BR |
dc.subject |
Distribution of loads on trays |
pt_BR |
dc.subject |
Finite element method |
pt_BR |
dc.subject |
Finite element software |
pt_BR |
dc.subject |
Calculation of transverse load coefficients |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FIGUEIREDO, Isaque Soares. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Transverse load distribution in multi-beam bridges - a comparative study of methods. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FIGUEIREDO, Isaque Soares. Distribuição transversal de carga em pontes de vigas múltiplas-estudo comparativo de métodos. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25118 |
pt_BR |