dc.creator.ID |
SANTOS, B. L. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5699279583994294 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
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dc.contributor.advisor1ID |
MENDONÇA, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7613871386733779 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
SOUSA NETO, Valter Ferreira de. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
SOUSA NETO, V. F. |
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dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2556654243832003 |
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dc.contributor.referee1 |
BEZERRA, Izabelle Marie Trindade. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERNANDES, Macel Wallace Queiroz. |
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dc.description.resumo |
A área da construção civil embora seja um dos setores que mais explora os
recursos naturais no seu processo produtivo, também apresenta um dos maiores
potenciais para aproveitamento de diversos resíduos provenientes da indústria,
por meio da incorporação desses resíduos como insumos de novos materiais,
possibilitando assim alternativas viáveis em termos econômicos e sustentáveis.
O concreto, em todos as suas mais diversas composições, é um dos materiais
mais consumidos no mundo, encarregado de proporcionar as obras a
estabilidade das estruturas e características especificas de resistência e
trabalhabilidade. O estudo da incorporação de resíduos da indústria como
material a ser adicionado a massa de concreto é fundamental no ramo da
construção civil, pois além de incentivar a reutilização e o descarte correto dos
substratos, explora as várias possibilidades de integração entre segmentos e as
cadeias produtivas, sendo passível, através de ensaios, encontrar novas
composições com desempenho equiparável ou mesmo superior as dos
concretos já existentes no mercado. Dentre os resíduos gerados pela indústria,
um dos mais significativos em volume e impacto ambiental produzido, é a
borracha proveniente de pneus. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo
avaliar o desempenho do concreto incorporado com resíduos gerados na
produção de pneus. Para isso, foram moldados corpos de prova cilíndricos nas
dimensões de 10 x 20 (cm) com substituição parcial do agregado miúdo por
teores de 10% e 20% de borracha proveniente de pneus. Foram realizados
ensaios de caracterização física do resíduo, dos agregados convencionais e do
cimento e caracterização física, mecânica e microestrutural do concreto
incorporado com o resíduo de borracha, através dos ensaios de resistência à
compressão simples, resistência à tração por compressão diametral, absorção
de água e massa especifica aparente e microscopia eletrônica de varredura.
Observou-se que a substituição do agregado miúdo convencional por teores de
10% e 20% de resíduo de borracha de pneus promoveu a redução das
propriedades mecânicas do concreto e elevação da absorção, tornando inviável
sua utilização para finalidades estruturais, no entanto, os resultados obtidos
permitem sua utilização para finalidades diversas, tais como meio fios, calçadas,
blocos de vedação e ciclovias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação das propriedades físicas, mecânicas e microestruturais do concreto incorporado com borracha de pneus. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-27 |
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dc.description.abstract |
The construction sector, although it is one of the sectors that most exploits natural
resources in its production process, also presents one of the greatest potential
for the use of various residues from the industry, by incorporating these residues
as inputs of new materials, thus enabling viable alternatives in economic and
sustainable terms. The Concrete, in all its most diverse compositions, is one of
the most consumed materials in the world, in charge of providing the buildings
stability and specific characteristics of resistance and workability. The study of
the incorporation of industrial waste as a material to be added to the concrete
mass is fundamental in the construction industry, as it encourages the reuse and
correct disposal of the substrates, it explores the various possibilities of
integration between segments and the productive chains, being possible, through
tests, to find new compositions with comparable performance or even superior to
those already existing on the construction sector. The rubber from useless tires
is among the waste most significant in volume and environmental impact
produced for by industry. In these ways, this research aimed to evaluate the
performance of the concrete incorporated with waste generated in the production
of tires. For this, the cylindrical specimens were molded in the 10cm x 20cm
dimensions with partial replacement of the small aggregate by percents of 10%
and 20% of rubber from tires. Physical and mechanical tests of the residue,
conventional aggregates and cement and the physical, mechanical and
microstructural characterization of the concrete incorporated to the rubber
residue were held out through tests of resistance to axial compression, tensile
strength by diametrical compression, absorption, apparent specific mass, and
scanning electron microscopy. It was observed that the substitution of the
conventional small aggregate with contents of 10% and 20% of tire rubber residue
promoted the reduction of the mechanical properties of the concrete and
elevation of the absorption, making its use unviable for structural purposes,
however, the results obtained allow their use for diverse purposes, such as
means wires, sidewalks, sealing blocks and bicycle paths. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25119 |
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dc.date.accessioned |
2022-05-12T18:38:11Z |
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dc.date.available |
2022-05-12 |
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dc.date.available |
2022-05-12T18:38:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Concreto incorporado - borracha de pneu |
pt_BR |
dc.subject |
Borracha de pneu - concreto |
pt_BR |
dc.subject |
Construção Civil |
pt_BR |
dc.subject |
Resíduos na Construção Civil |
pt_BR |
dc.subject |
Agregado - borracha de pneus |
pt_BR |
dc.subject |
Embedded concrete - tire rubber |
pt_BR |
dc.subject |
Tire rubber - concrete |
pt_BR |
dc.subject |
Construction |
pt_BR |
dc.subject |
Waste in Civil Construction |
pt_BR |
dc.subject |
Aggregate - tire rubber |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Bervylly Lianne de Farias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of physical, mechanical and microstructural properties of concrete incorporated with tire rubber. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Bervylly Lianne de Farias. Avaliação das propriedades físicas, mecânicas e microestruturais do concreto incorporado com borracha de pneus. 2018. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25119 |
pt_BR |