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Viabilidade de modelos digitais de terreno em projetos de infraestrutura.

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dc.creator.ID MACHADO, J. K. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9926555126810580 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, I. M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2003009506775932 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTA CRUZ, Walter.
dc.contributor.referee2 SILVA, Moacir Guilhermino da.
dc.description.resumo A obtenção de dados que representem a natureza real da topografia terrestre é assunto discutido desde que o ser humano passou a realizar medições capazes de representar o terreno, com o objetivo de registrar e categorizar esses dados para diversos fins. Ao decorrer da evolução tecnológica, diferentes métodos de coleta de dados topográficos foram desenvolvidos, de modo que fosse possível a melhora da precisão desses dados e que o processo de coleta se tornasse economicamente viável. Nos últimos anos diversos bancos de dados disponibilizados gratuitamente são utilizados para a obtenção de modelos digitais de terreno (MDT), estes nos quais contem parâmetros de representação da superfície terrestre, objetivando a análise, categorização, atualização e descrição dos dados referenciados geograficamente. Os bancos de dados disponibilizados ajudam, constantemente, a análise do terreno para profissionais das áreas de arquitetura e engenharia, possibilitando o entendimento prévio do comportamento terreno-construção, prevendo situações de movimentação de terra e até estimativa preliminar dos custos que o empreendimento resultará. Tendo em vista esta tecnologia, o presente trabalho tem a pretensão de catalogar e averiguar os erros e estimativas que podem ser cometidos ao utilizar diferentes métodos de coleta de dados de campo, verificando as possibilidades de uso de modelos digitais de terreno e de dados coletados a partir de topografia tradicional, nas situações e condições em que cada tipo de estudo pode ser utilizado, visando o custo/benefício e a diminuição da presença de erros técnicos nos dimensionamentos de projetos de engenharia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Viabilidade de modelos digitais de terreno em projetos de infraestrutura. pt_BR
dc.date.issued 2018-07
dc.description.abstract Obtaining data that represent the real nature of the terrestrial topography is a subject discussed since the human being began to perform measurements capable of representing the field, in order to record and categorize these data for several purposes. In the course of the technological evolution, different methods of topographic data collection were developed, so that it was possible to improve the accuracy of these data and that the collection process became economically viable. In recent years, several databases made available free of charge are used to obtain digital terrain models (DTM), which contain parameters for the representation of the land surface, with the objective of analyzing, categorizing, updating and describing geographically referenced data. The databases provided help constantly the analysis of the terrain for professionals in the areas of architecture and engineering, enabling the prior understanding of the behavior of landconstruction, predicting situations of land movement and even preliminary estimate of the costs that the enterprise will result. Considering this technology, the present research intends to catalog and investigate the errors and estimates that can be made when using each type of field data collection method, verifying the possibilities of using digital terrain and data models collected from traditional topography, in the situations and conditions in which each type of study can be used, aiming the cost / benefit and the reduction of the presence of technical errors in the design of engineering projects. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25122
dc.date.accessioned 2022-05-12T19:11:53Z
dc.date.available 2022-05-12
dc.date.available 2022-05-12T19:11:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Topografia pt_BR
dc.subject Topografia Agrimensura pt_BR
dc.subject Geodésia pt_BR
dc.subject Sistemas de informações geográficas pt_BR
dc.subject Modelos digitais de terreno pt_BR
dc.subject Shutter Radar Topography Mission - SRTM pt_BR
dc.subject SRTM - Shutter Radar Topography Mission pt_BR
dc.subject Geotecnologia pt_BR
dc.subject Topography pt_BR
dc.subject Surveying pt_BR
dc.subject Geodesy pt_BR
dc.subject Geographic information systems pt_BR
dc.subject Digital terrain models pt_BR
dc.subject Shutter Radar Topography Mission - SRTM pt_BR
dc.subject SRTM - Shutter Radar Topography Mission pt_BR
dc.subject geotechnology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACHADO, Joab Kleber Lucena.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Feasibility of digital terrain models in infrastructure projects. pt_BR
dc.identifier.citation MACHADO, Joab Kleber Lucena. Viabilidade de modelos digitais de terreno em projetos de infraestrutura. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25122 pt_BR


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