dc.creator.ID |
CUNHA NETO, O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4466681820840450 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTA CRUZ, Walter. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTA CRUZ, W. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1171470119353085 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BEZERRA, Izabelle Marie Trindade. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BEZERRA, I. M. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Moacir Guilhermino da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, M. G. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A mobilidade urbana sustentável tem sido um tema bastante abordado no Brasil nos
últimos anos. Esse fato se deve a Lei Federal nº 12.587, sancionada em 3 de janeiro
de 2012, responsável por instituir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade
Urbana, que tem como objetivo central propor uma mudança na matriz modal dos
municípios brasileiros, colocando como foco das ações os transportes não
motorizados e o transporte público em detrimento dos transportes individuais e
motorizados, como automóveis e motocicletas, visando reduzir o quadro de
insustentabilidade das cidades brasileiras. Diante da necessidade da melhoria da
mobilidade urbana nas cidades brasileiras, Campina Grande - PB passa por um
processo de mudança, com a implantação de ciclofaixas nas ruas da cidade. O
presente estudo teve como objetivo geral compreender as ciclofaixas de acordo com
a percepção dos usuários de bicicleta, e de forma específica: identificar o mapa
cicloviário da cidade de Campina Grande-PB, traçar o perfil sociodemográfico dos
usuários de bicicleta da população pesquisada; investigar os principais motivos da
adesão da bicicleta para os usuários participantes da pesquisa; verificar a opinião dos
usuários pesquisados em relação às possíveis dificuldades do uso da bicicleta, e, por
fim averiguar a necessidade das ciclofaixas e se essas atendem à demanda da
população estudada. Para a realização deste estudo foram aplicados questionários,
de duas formas, a primeira com usuários de bicicletas que utilizavam a ciclofaixa
situada à Rua Pedro Otávio de Farias, no Bairro do Jardim Paulistano, Campina
Grande-PB, contabilizando 56 questionários aplicados. E a segunda através de
questionário online utilizando a plataforma Google, contabilizando 99 participantes.
Para realização da pesquisa, utilizou-se ainda, observação, com uso do diário de
campo e registro fotográfico. Embora tenha sido identificado uma malha cicloviária de
quase 40km, foi possível notar a insatisfação por parte dos usuários. Apesar da
divergência de perfil do usuário de bicicleta da ciclofaixa e o usuário da bicicleta que
respondeu online, foi quase unânime a insatisfação devido a falta de interligação, falta
de sinalização, falta de educação de trânsito e falta de fiscalização. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Estudo sobre as ciclofaixas e a percepção dos seus usuários: uma questão de mobilidade urbana da cidade de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08 |
|
dc.description.abstract |
Sustainable urban mobility has been a theme widely addressed in Brazil in recent
years. This fact is due to Federal Law No. 12,587, sanctioned on January 3, 2012,
responsible for instituting the guidelines of the National Policy on Urban Mobility,
whose central objective is to propose a change in the modal matrix of Brazilian
municipalities, placing as a focus of actions non-motorized transport and public
transportation over individual and motorized transport, such as automobiles and
motorcycles, in order to reduce the unsustainability of Brazilian cities. In view of the
need to improve urban mobility in Brazilian cities, Campina Grande - PB is undergoing
a process of change, with the implementation of cycle lanes on the city streets. The
present study had as general objective to understand the cycle lanes according to the
perception of bicycle users, and in a specific way: to identify the cycling map of the city
of Campina Grande-PB, to draw the sociodemographic profile of the bicycle users of
the researched population; to investigate the main reasons for the bicycle's adherence
to the users participating in the research; to verify the opinion of the users surveyed in
relation to the possible difficulties of the use of the bicycle, and, finally, to ascertain the
necessity of the cycle lanes and if these meet the demand of the studied population.
For the accomplishment of this study, questionnaires were applied, in two ways, the
first one with bicycle users who used the cycle lane located at Rua Pedro Otávio de
Farias, in Jardim Paulistano neighborhood, Campina Grande-PB, counting 56
questionnaires applied. And the second through an online questionnaire using the
Google platform, counting 99 participants. For the accomplishment of the research, it
was also used, observation, with daily use of field and photographic record. Although
a cycling network of almost 40km was identified, it was possible to note the
dissatisfaction of the users. Despite the divergence of the profile of the bicycle user of
the cycle lane and the user of the bicycle that responded online, there was almost
unanimous dissatisfaction due to lack of interconnection, lack of signaling, lack of traffic
education and lack of supervision. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25146 |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-13T18:49:15Z |
|
dc.date.available |
2022-05-13 |
|
dc.date.available |
2022-05-13T18:49:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ciclistas - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Ciclofaixas - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilidade urbana - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção - ciclistas |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade e mobilidade urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Bicicleta e mobilidade urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilidade urbana sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
Lei de mobilidade urbana - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema cicloviário - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande - PB - mobilidade urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Mapa cicloviário - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
CicloRutas - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Cyclists - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Bike lanes - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Urban mobility - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study - cyclists |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainability and urban mobility |
pt_BR |
dc.subject |
Bicycle and urban mobility |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable urban mobility |
pt_BR |
dc.subject |
Urban Mobility Law - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Cycling system - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande - PB - urban mobility |
pt_BR |
dc.subject |
Cycling map - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
CicloRutas - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CUNHA NETO, Otávio Laurentino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study on cycle lanes and the perception of their users: an issue of urban mobility in the city of Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CUNHA NETO, Otávio Laurentino. Estudo sobre as ciclofaixas e a percepção dos seus usuários: uma questão de mobilidade urbana da cidade de Campina Grande - PB. 2018. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25146 |
pt_BR |