DSpace/Manakin Repository

Avaliação da aprendizagem escolar: uma prática em busca de novos sentidos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID TORRES, M. C. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, J. A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Alana Candeia de.
dc.contributor.referee2 MELO, Aristeia Candeia de.
dc.description.resumo A presente pesquisa se propõe a investigar a prática da avaliação educacional da E.E.E.F.M Dr. Dionísio da Costa da rede estadual de ensino na cidade de Patos. A fundamentação teórica se deu a partir de uma perspectiva politica, histórica e cultural da Educação e do conhecimento. Nesse sentido, aborda o estudo do contexto histórico das práticas avaliativas bem como aborda as exigências atuais da legislação e sua interpretação. Analisa a orientação oferecida as escolas da rede estadual do Estado da Paraíba. A investigação se preocupou com a qualidade da avaliação oferecida pela escola. Nesta perspectiva, discute a avaliação como prática marcada pela disputa de interesses, examinando seus efeitos sociais, políticos e culturais. Foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória para familiarização da maneira como se processa a avaliação educacional na referida instituição. O estudo de caso foi o método de procedimento adotado e se voltou para professoras que participam do estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário. Foi possível observar problemas similares que dificultam o processo ensino aprendizagem, evidenciando a necessidade de um planejamento institucional para a reflexão e definição da prática de avaliação da referida escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem escolar: uma prática em busca de novos sentidos. pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25152
dc.date.accessioned 2022-05-16T16:38:30Z
dc.date.available 2022-05-16
dc.date.available 2022-05-16T16:38:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aprendizagem escolar pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem escolar pt_BR
dc.subject Avaliação Educacional pt_BR
dc.subject Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Dionísio da Costa - Patos - PB pt_BR
dc.subject Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa - Patos - PB pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs pt_BR
dc.subject Prática avaliativa - educação pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Professores como objeto de pesquisa pt_BR
dc.subject School learning pt_BR
dc.subject Assessment of school learning pt_BR
dc.subject Educational Assessment pt_BR
dc.subject State Elementary and Middle School Dr. Dionisio da Costa - Patos - PB pt_BR
dc.subject State School Dr. Dionisio da Costa - Patos - PB pt_BR
dc.subject National Curriculum Parameters - PCNs pt_BR
dc.subject Evaluation practice - education pt_BR
dc.subject School evaluation pt_BR
dc.subject Teachers as a research object pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TORRES, Maria Cristina Ramos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of school learning: a practice in search of new meanings. pt_BR
dc.identifier.citation TORRES, Maria Cristina Ramos. Avaliação da aprendizagem escolar: uma prática em busca de novos sentidos. 2005. 46f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande – Patos - Paraíba - Brasil, 2005. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25152 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta