dc.creator.ID |
TORRES, M. C. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, José Wanderley Alves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, J. A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Alana Candeia de. |
|
dc.contributor.referee2 |
MELO, Aristeia Candeia de. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa se propõe a investigar a prática da avaliação educacional da E.E.E.F.M Dr.
Dionísio da Costa da rede estadual de ensino na cidade de Patos. A fundamentação teórica se deu a
partir de uma perspectiva politica, histórica e cultural da Educação e do conhecimento. Nesse sentido,
aborda o estudo do contexto histórico das práticas avaliativas bem como aborda as exigências atuais da
legislação e sua interpretação. Analisa a orientação oferecida as escolas da rede estadual do Estado da
Paraíba. A investigação se preocupou com a qualidade da avaliação oferecida pela escola. Nesta
perspectiva, discute a avaliação como prática marcada pela disputa de interesses, examinando seus
efeitos sociais, políticos e culturais. Foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória para
familiarização da maneira como se processa a avaliação educacional na referida instituição. O estudo
de caso foi o método de procedimento adotado e se voltou para professoras que participam do estudo
dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o
questionário. Foi possível observar problemas similares que dificultam o processo ensino aprendizagem,
evidenciando a necessidade de um planejamento institucional para a reflexão e definição da prática de avaliação da referida escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem escolar: uma prática em busca de novos sentidos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25152 |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-16T16:38:30Z |
|
dc.date.available |
2022-05-16 |
|
dc.date.available |
2022-05-16T16:38:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Dionísio da Costa - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs |
pt_BR |
dc.subject |
Prática avaliativa - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Professores como objeto de pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
School learning |
pt_BR |
dc.subject |
Assessment of school learning |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Assessment |
pt_BR |
dc.subject |
State Elementary and Middle School Dr. Dionisio da Costa - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
State School Dr. Dionisio da Costa - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
National Curriculum Parameters - PCNs |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation practice - education |
pt_BR |
dc.subject |
School evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers as a research object |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TORRES, Maria Cristina Ramos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment of school learning: a practice in search of new meanings. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TORRES, Maria Cristina Ramos. Avaliação da aprendizagem escolar: uma prática em busca de novos sentidos. 2005. 46f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande – Patos - Paraíba - Brasil, 2005. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25152 |
pt_BR |