DSpace/Manakin Repository

O gênero fanfiction: leitura e escrita nas aulas de língua inglesa por meio de uma sequência didática.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CASTRO, Luciana Parnaíba de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, Luciana Parnaíba de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5583555393096800 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.referee2 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.description.resumo É cada vez mais aparente que a habilidade leitora e escritora, apesar de serem as principais competências defendidas pelos documentos norteadores da educação a serem trabalhadas no ensino de língua inglesa nas escolas, exercê-las é uma realidade que aflige o campo docente. No espaço virtual, no entanto, milhares de adolescentes e jovens demonstram o hábito da leitura tão facilmente quanto a escrita, o que não acontece no contexto escolar. Essa prática se dá através do gênero fanfiction, história escrita por fã envolvendo personagens e trama da obra original. Nesse cenário, este trabalho tem como objetivo trabalhar a fanfiction como uma alternativa de aprimoramento tanto da prática de leitura quanto da escrita nas aulas de língua inglesa através de uma sequência didática (SD). Temos por objetivos específicos, conceituar gêneros textuais e sua perspectiva de uso em sala de aula; refletir acerca das dificuldades dos alunos em exercer as habilidades de leitura e escrita no ambiente educativo e como trabalhar com as fanfictions podem contribuir no desenvolvimento significativo de tais habilidades. Assim, buscamos ao longo dos capítulos apontar o percurso do ensino de leitura e escrita no Brasil, atentando-se em refletir acerca das referidas competências em língua inglesa e discutir a relevância de abordar gêneros textuais nas aulas, sugerindo algumas atividades pedagógicas utilizando as fanfictions. Para isso, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, apoiado nos textos de autores, tais como: Kleiman (1995), Coracini (1999), Rojo (2009), Vargas (2005), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), dentre outros, além de documentos educacionais PCN (1998) e BNCC (2017). Acreditamos que esse trabalho possa contribuir positivamente para o ensino da área de linguagens, especificamente da língua inglesa, dentro de uma perspectiva da linguística aplicada, tendo como justificativa novas formas de trabalhar leitura no contexto de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title O gênero fanfiction: leitura e escrita nas aulas de língua inglesa por meio de uma sequência didática. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract It is increasingly apparent that reading and writing skills, despite being the main competences defended by the guiding documents of education to be worked on in the teaching of English in schools, exercising them is a reality that afflicts the teaching field. In the virtual space, however, thousands of teenagers and young people demonstrate the habit of reading as easily as writing, which does not happen in the school context. This practice takes place through the fanfiction genre, a story written by a fan involving characters and plot of the original work. In this scenario, this work aims to work fanfiction as an alternative to improve both reading and writing practice in English language classes through a didactic sequence (DS). Our specific objectives are to conceptualize textual genres and their perspective of use in the classroom; reflect on students' difficulties in exercising reading and writing skills in the educational environment and how working with fanfictions can contribute to the significant development of such skills. Thus, throughout the chapters, we seek to point out the course of reading and writing teaching in Brazil, trying to reflect on these skills in English and discuss the relevance of approaching textual genres in classes, suggesting some pedagogical activities using fanfictions. For this, it is a qualitative research, of a bibliographic nature, supported by the texts of authors such as: Kleiman (1995), Coracini (1999), Rojo (2009), Vargas (2005), Dolz, Noverraz and Schneuwly ( 2004), among others, in addition to educational documents PCN (1998) and BNCC (2017). We believe that this work can contribute positively to the teaching of languages, specifically the English language, within an applied linguistics perspective, having as justification new ways of working reading in the teaching context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25166
dc.date.accessioned 2022-05-17T17:24:46Z
dc.date.available 2022-05-17
dc.date.available 2022-05-17T17:24:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua inglesa - ensino pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Fanfictions pt_BR
dc.subject Leituras ficcionais pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject English language - teaching pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject writing pt_BR
dc.subject fanfictions pt_BR
dc.subject fictional readings pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Ísis Eduarda Moreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The fanfiction genre: reading and writing in English language classes through a didactic sequence. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Ísis Eduarda Moreira. O gênero fanfiction: leitura e escrita nas aulas de língua inglesa por meio de uma sequência didática. 2022. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta