DSpace/Manakin Repository

A reforma empresarial da educação e a organização curricular: impactos no ensino de Sociologia e na educação para as relações étnico raciais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DINIZ, W. B. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2347110696508352 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, M. N. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6727443660180408 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
dc.contributor.referee2 ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2022.dissertacao.diniz
dc.description.resumo Esse trabalho é resultado do estudo empreendido na busca de compreender as configurações que o Ensino de Sociologia e a abordagem da educação para as relações étnico-raciais assumem no currículo do Ensino Médio após a reforma efetuada por meio da Lei 13.415/17 e da edição da Base Nacional Comum Curricular (2018). Nessa perspectiva a pesquisa revela os elementos que subjazem a configuração da política curricular nacional, indicando que existem fenômenos políticos e econômicos que disputam o espaço curricular, tencionando e influenciando a política educacional, alterando princípios da instituição escolar e arrimando esta instituição aos interesses do capital financeiro a partir da adesão a políticas de caráter neoliberal. Partindo das contribuições de Laval (2003) e Dardot (2016), identificamos a ampliação das políticas neoliberais no campo da educação, o que concorre para o fortalecimento da ação de descredenciamento do espaço da sociologia como saber necessário para formação dos jovens. Na medida em que o currículo é compreendido aqui enquanto resultado de uma produção político discursiva (SILVA; MOREIRA, 2019), evidencia-se o fluxo contínuo de disputas entre os agrupamentos de interesses pela representação no espaço curricular. Foi adotado como corpus de pesquisa o Referencial Curricular do Ensino Médio do Estado da Paraíba (2020). A pesquisa parte de abordagem qualitativa, sendo utilizado para fins de análise e interpretação de dados a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e da análise documental Godoy (1995). Destarte, as reflexões aqui empreendidas objetivam contribuir com as discussões no campo do currículo de sociologia do ensino médio no que concerne às possibilidades de abordagem da educação para as relações étnico-raciais, destacando aspectos do cenário pós-reforma ainda incipientes, e analisando documentos recém elaborados no campo da política curricular. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A reforma empresarial da educação e a organização curricular: impactos no ensino de Sociologia e na educação para as relações étnico raciais. pt_BR
dc.date.issued 2022-04-13
dc.description.abstract This paper is the result of the study undertaken in the search to understand the configurations that the Teaching of sociology and the approach to education for ethnic-racial relations assume in the High School curriculum after the reform made through Law 13.415/17 and the edition of the National Common Curricular Base (2018). From this perspective, the research reveals the elements that underlie the configuration of the national curriculum policy, indicating that there are political and economic phenomena that dispute the curriculum space, intending and influencing the educational policy, changing principles of the school institution and tying this institution to the interests of financial capital from the adherence to neoliberal policies. Based on the contributions of Laval (2003) and Dardot (2016), we identify the expansion of neoliberal policies in the field of education, which contributes to the strengthening of the action of discrediting the space of sociology as a necessary knowledge for the education of young people. To the extent that the curriculum is understood here as the result of a political discursive production (SILVA; MOREIRA, 2019), it is evident the continuous flow of disputes between groupings of interests for representation in the curriculum space. It was adopted as research corpus the Curriculum Referential of HighSchool of the State of Paraíba (2020). The research is based on a qualitative approach, being used for analysis and interpretation of data the content analysis in the perspective of Bardin (1977) and the document analysis of Godoy (1995). Thus, the reflections undertaken here aim to contribute to the discussions in the field of high school sociology curriculum concerning the possibilities of approaching education for ethnic-racial relations, highlighting aspects of the still incipient post-reform scenario, and analyzing recently developed documents in the field of curriculum policy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25167
dc.date.accessioned 2022-05-17T19:20:10Z
dc.date.available 2022-05-17
dc.date.available 2022-05-17T19:20:10Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Reforma empresarial da educação pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Relações étnico raciais pt_BR
dc.subject Base Naciona Curricular Comum - BCNN pt_BR
dc.subject Políticas neoliberais - educação pt_BR
dc.subject Análise de conteúdo – Bardin pt_BR
dc.subject Enterprise education reform pt_BR
dc.subject Teaching sociology pt_BR
dc.subject Ethnic-racial relations pt_BR
dc.subject Common National Curriculum Base - BCNN pt_BR
dc.subject Neoliberal policies - education pt_BR
dc.subject Content Analysis - Bardin pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Wagner Berto dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Business education reform and curriculum organization: impacts on Sociology teaching and on education for ethnic-racial relations. pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Wagner Berto dos Santos. A reforma empresarial da educação e a organização curricular: impactos no ensino de Sociologia e na educação para as relações étnico raciais. 2022. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25167 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta