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A arte de fiar memórias e tecer narrativas: o viver urbano do operariado areiense (1940-1980)

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dc.creator.ID DANTAS, P.C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2207226334025709
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, A.C.B.de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3281006839381741 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Josemir Camilo de.
dc.contributor.referee2 ARANHA, Gervácio Batista.
dc.description.resumo A construção histórica e identitária de Areia como “Terra da Cultura” foi pretensamente elaborada por Horácio de Almeida em sua obra Brejo de Areia (1958). Ao desenvolver um discurso passado-tradição, esse autor elegeu acontecimentos que marcaram a urbe no século XIX e „esqueceu-se‟ da experiência fabril que a cidade evidencia no século XX. Assim, nos propomos redescobrir a cidade Areia dentro desse período, a partir do surgimento de sua primeira e única fábrica têxtil: a “Fiação e Tecelagem Arenópolis”. Portanto, situamos nossa pesquisa no âmbito da História Social e Cultural, pois nosso interesse se volta para a memória coletiva de um grupo de ex-operários(as), com o objetivo de compreender como esses sujeitos históricos formularam a sua experiência, trabalho e cotidiano em meados do século XX. Na elaboração desse estudo, utilizamos como fonte primordial os relatos orais de memória, tanto pela escassez de registros escritos quanto pelo desvendamento de aspectos que outros métodos de investigação não alcançariam. Todavia, a escolha da história oral não teve a pretensão de dar voz aos silenciados, mas direcionar a audição para vozes que antes não eram ouvidas e viram nela uma forma de se potencializar. Ao fiar memórias e tecer narrativas, redescobrimos uma nova paisagem de Areia, representada pela inovação da fábrica, pelo apito da sirene, pelo fumaçar das chaminés, pelos operários e operárias que ocupavam a rua central da cidade por ocasião das mudanças de turno. Além dos muros: a cotidianidade, as relações afetivas, os divertimentos, outras apropriações do espaço urbano; dentro deles: o trabalho, o cansaço, os acidentes, a resistência. Na tecitura dessas histórias reportamo-nos a análise teórica da memória e narrativização das lembranças, proposta respectivamente por Maurice Halbwachs (1990) e Paul Ricoeur (1994; 2007). Assim, através dos relatos orais de memória em consonância com outros documentos, tornamos conhecido alguns aspectos desse viver urbano do operariado areiense entre as décadas de 1940-1980, de modo que as histórias aqui contadas apresentam um misto de leitura e interpretação em cima da arte de lembrar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História
dc.title A arte de fiar memórias e tecer narrativas: o viver urbano do operariado areiense (1940-1980) pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The consolidation of Areia‟s history and identity as “the Land of Culture” was allegedly elaborated by Horácio de Almeida in his work Brejo de Areia (1958). On bringing up a discourse of past and tradition, the referred author elected the city‟s most important events in the 19th century and “forgot” about the manufacturing experience through which the city goes in the 20th century. Owing to this, we seek to rediscover the city of Areia within this period of time as of the appearance of the city‟s first and only textile factory: “Fiação e Tecelagem Arenópolis”. Therefore, our research is done inside the Social and Cultural History environment, for our main interest turns to the collective memories from a group of former workers so as to understand how these historical subjects portrayed their mid-20th century experiences, labor, and routine. In the development of this study, we used, as a primordial source, oral reports of memories due to the scarcity of written records and aiming at the truthfulness of aspects that other investigation methods would not be able to provide us. However, the oral-story choice was not intended to make the silent ones speak out; rather, it was meant to make them heard by leading people‟s attention into voices that had never been heard before as a way to potentiate it. On threading memories and weaving narratives, we rediscovered a new landscape of Areia, as represented by the factory‟s innovation, by the siren‟s call, by the chimney‟s smoke, by workers who used to occupy the city‟s main street on different day-shifts. Beyond the walls: routines, affective relationships, enjoyment, other appropriations of the urban space: inside them: work, fatigue, accidents, resistance. On weaving these stories, we reported the theoretical analysis of the memories and narrativization of such recollections, as proposed by Maurice Halbwachs (1990) and Paul Ricoeur (1994; 2007), respectively. Thus, through memory oral data along with other documents, we made known some aspects of these Areiense workers‟ urban living in the period between 1940 and 1980, so that the stories told herein should present a mixture of reading and interpretation upon the art of remembering. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2516
dc.date.accessioned 2019-01-15T17:38:36Z
dc.date.available 2019-01-15
dc.date.available 2019-01-15T17:38:36Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject História de Areia - PB
dc.subject Areia - PB - História
dc.subject Experiência fabril - Areia - PB
dc.subject Fiação e Tecelagem Arenópolis - Areia - PB
dc.subject História da Paraíba
dc.subject Cidades Paraibanas - História
dc.subject História Oral
dc.subject Memória
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Pollyana Cardoso.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The art of spinning memories and weaving narratives: the urban living of the Areian workers (1940-1980) pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Pollyana Cardoso. A arte de fiar memórias e tecer narrativas: o viver urbano do operariado areiense (1940-1980). 162f. 2013. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2516 pt_BR


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