dc.creator.ID |
MARQUES, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5967860049993913 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Eronides Câmara de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, E.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9669893840583648 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
|
dc.contributor.referee3 |
CIPRIANO, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.referee4 |
ARAGÃO, Patricia Cristina de Araujo. |
|
dc.description.resumo |
A construção das identidades femininas dos anos de 1950 a 70, no Brasil, passou pelo
investimento de discursos voltados especialmente para as mulheres observadas, enquanto “moças casadouras”, futuras esposas, mães e dona-de-casa, como também
para as mulheres que não se casaram, as solteiras, o que foi mostrado nessa pesquisa.
Esses discursos foram produtos do saber médico construído no século XIX que
chegando ao século XX foram atravessados por outros saberes, a exemplo do religioso,
da psicologia, desembocando na construção das mulheres em questão. A “mulher ideal”,
um dos modelos femininos no qual esse discurso investiu, seria a moça prendada,
comportada, adequada para o casamento. Nesse sentido, as mulheres que não se
enquadraram, nesse tipo feminino idealizado, seriam marginalizadas, através do estigma
da mulher mal amada, a solteirona, a “vitalina”, a “coroa”. Portanto, nesse trabalho,
problematizamos as permanências com relação à imagem do casamento, enquanto
prescrição para a realização da vida das mulheres, percebendo como nos anos 50, 60 e
70 foram produzidas as identidades das “mulheres ideais”, e também das mulheres
solteiras, através da produção discursiva, feita pelas colunas femininas da revista “O
cruzeiro” e de alguns cordéis de autores nordestinos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
|
dc.title |
A produtividade discursiva sobre as mulheres nos artefatos culturais: a prescrição de uma normatividade social (1950-1970) |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-03 |
|
dc.description.abstract |
The construction of women's identities of the years 1950 to 70, in Brazil, had speeches
related especially to women called in Portuguese "marriageable girls", future wives,
mothers and housewife, as also for the women who were not married, single women,
which is shown in this study. These speeches were products of medical knowledge built
in the 19th century who came to the 20th century with influence of other knowledge,
like religious, psychology, into the construction of the women in question. The "ideal
woman", one of the female models in which this discourse has invested, it would be the
girl gifted, submissive, suitable for the wedding. Consequently, the women who did not
fit this idealized feminine type, would be marginalized, through the stigma of unloved
women. Therefore, in this work we problematize the image of marriage as long as
prescription for the realization of women's lives, realizing how in years 50, 60 and 70
were produced the identities of the "ideal woman", and also of unmarried women,
through the discursive production made by female columns from the magazine "The
cruise" and some cordage from Northeasterners authors. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2517 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-16T09:02:44Z |
|
dc.date.available |
2019-01-16 |
|
dc.date.available |
2019-01-16T09:02:44Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Identidades femininas |
|
dc.subject |
Modelos femininos |
|
dc.subject |
Mulher e sociedade |
|
dc.subject |
História social das mulheres |
|
dc.subject |
Mulheres prendadas |
|
dc.subject |
Esteriótipo feminino |
|
dc.subject |
Mulher ideal |
|
dc.subject |
Mulheres solteiras |
|
dc.subject |
Solteironas |
|
dc.subject |
Revista O Cruzeiro |
|
dc.subject |
Normatividade social |
|
dc.subject |
Mulheres e normatividade social |
|
dc.subject |
Colunas femininas |
|
dc.subject |
Cordel e identidades femininas |
|
dc.subject |
Mulheres e cordel - representação |
|
dc.subject |
Woman and society |
|
dc.subject |
Female stereotype |
|
dc.subject |
Social history of women |
|
dc.subject |
Single women |
|
dc.subject |
Social norms |
|
dc.subject |
Women and social normativity |
|
dc.subject |
Discursos médicos e mulheres |
|
dc.subject |
Coroas - mulheres |
|
dc.subject |
Caritó |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARQUES, Andrea Cristina. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Discursive productivity on women in cultural artifacts: the prescription of a social normativity (1950-1970) |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARQUES, Andrea Cristina. A produtividade discursiva sobre as mulheres nos artefatos culturais: a prescrição de uma normatividade social (1950-1970). 142f. 2014. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em; http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2517 |
pt_BR |