dc.creator.ID |
FARIAS, E.J.S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5399780420154038 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGRA DO Ó, Alarcon. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGRA DO Ó,A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARANHA, Gervácio Batista. |
|
dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Elisa Mariana de Medeiros da. |
|
dc.contributor.referee3 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.referee4 |
GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado. |
|
dc.description.resumo |
19 de Maio de 1975. Mais de um milhão de pessoas aguardavam ansiosas, apenas nos Estados Unidos, o lançamento de um disco. Nesse dia todas elas compraram o novo álbum de Elton John. Adianta-se que não era um disco corriqueiro, pois se tratava de uma obra musical que tentava contar a história de vida de seus próprios criadores. Assim, esta pesquisa investiga como o álbum Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy, lançado pelo cantor/compositor Elton John e pelo letrista Bernie Taupin, produziu alguns sentidos acerca do passado da dupla, pois ao passo que eles puseram à disposição do público imagens de si próprios, traçaram uma via de acesso para o que vivenciaram que sugere incitar o pesquisador à interpretação, ao desvio e ao relativo. Discute também se o álbum seria uma escrita de si, uma autobiografia ou um relato autobiográfico, levando em consideração a construção da historicidade das vidas dos dois, sua relação com o contexto artístico-musical de fins da década de 1960 até meados da seguinte e a produção de um sentido de fama nesse ensejo. Discute ainda como a capa do álbum reforça a idéia “contracultural” das primeiras composições da dupla, a partir de imagens
que chocam o olhar e emanam ao espectador uma diversidade de informações que estão
atreladas à vivência de John/Taupin a partir dos enunciados “libertários” de suas primeiras canções como uma porta para a fama como modo de vida. Apresenta e problematiza, portanto, a relação possível entre a obra da dupla, o gênero musical Glam/Glitter Rock, o sistema do estrelato e a cultura da personalidade de modo que se possa entender como se produziu um sentido para o “ser famoso” na década de 1970, avaliando os usos do sistema do estrelato, da fama e do palco enquanto lugares de “performance pós-moderna”. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Captain fantastic and the brown dirt cowboy: um capítulo de história da fama (1975). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-03 |
|
dc.description.abstract |
May 19, 1975. More than one million people uneasily expected, only in the United States, the
release of a record. On that day each one of them bought the new Elton John album.
Beforehand I can say that it was not a current record, because it dealt about a musical opus
that tried to tell the life story of its own creators. So, this research investigates in what degree
the album Captain Fantastic And The Brown Dirt Cowboy, released by singer/songwriter Elton
John and by lyricist Bernie Taupin, produced some senses about the past of the due, because
by the way they put images of themselves at the disposal of the public, they delineate one way
of access to the things they lived together that suggest to incite the researcher for
interpretation, for deviation and for the relative. Also discuss if the album would be a self
writing, an autobiography or an autobiographical report, considering the construction of the
historicity of their both lives, their relation with the musical-artistic context at the end of the
60’s until the middle of the next decade and the production of a sense of fame in this
opportunity. Argues, just as well, how the cover of the album reinforces the “countercultural”
ideas of the first compositions of the due, using images that awes the look and emanates to
the spectator a sort of information that are hitched to the existence of John/Taupin from the
“libertarian” enunciations of their first songs as a door for fame as a way of life. Presents and
puts in question hence the possible relation between the due’s opus, the Glam/Glitter Rock
musical gender, the star system and the culture of personality to say how was produced a
sense of “being famous” in the 70’s, appraising the uses of star system, fame and stage as
places of “postmodern performance”. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2519 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-16T09:33:21Z |
|
dc.date.available |
2019-01-16 |
|
dc.date.available |
2019-01-16T09:33:21Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
História da Música Iinglesa |
|
dc.subject |
Elton John |
|
dc.subject |
Bernie Taupin |
|
dc.subject |
Escrita de Si |
|
dc.subject |
Autobiografia |
|
dc.subject |
Relato Autobiográfico |
|
dc.subject |
Sistema do Estrelato |
|
dc.subject |
Estrelato |
|
dc.subject |
Fama - Modo de Vida |
|
dc.subject |
Ser Famoso |
|
dc.subject |
Performance Pós-Moderna |
|
dc.subject |
História da Fama |
|
dc.subject |
Música - Elton John e Bernie Taupin |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Elton John da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Captain fantastic and the brown dirt cowboy: a chapter of history of the fame (1975). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Elton John da Silva. Captain fantastic and the brown dirt cowboy: um capítulo de história da fama (1975). 362f. 2011. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. |
pt_BR |