Repositorio Dspace/Manakin

Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ALMEIDA, L. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0925152511978733 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico tem como finalidade construir um diálogo a respeito da inserção da literatura como metodologia de ensino, com base na análise da obra Capitães da Areia, de Jorge Amado, a partir das possibilidades para o ensino de Geografia. Nesse sentido, delineamos a trajetória da Geografia Escolar, evidenciando as possibilidades de um ensino interdisciplinar com textos literários, visto que a literatura pode representar uma dada realidade a qual a Geografia deve investigar e se beneficiar. A metodologia desenvolvida parte de um estudo qualitativo de abordagem descritiva exploratória, elaborado no decorrer de seis meses, por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto se utilizou como aporte teórico para a discussão autores como: Amado (2009, 2012); Andrade e Brandão (2009); Santos (2012). As análises da obra buscam investigar o espaço urbano da cidade de Salvador, Bahia (BA), a partir dos significados atribuídos pelo escritor literário, englobando o mapeamento e registro de fotografias dos espaços apresentados. Com base nas pesquisas e nos levantamentos das representações geográficas contidas na obra, são estabelecidas duas propostas didáticas como sugestão para o ensino de Geografia no Ensino Médio: Realidade espacial da cidade de Salvador; A desigualdade social e a segregação sócio espacial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-30
dc.description.abstract This monographic work aims to build a dialogue about the insertion of literature as a teaching methodology, based on the analysis of the work Capitães da Areia, by Jorge Amado, from the possibilities for the teaching of Geography. In this sense, we outline the trajectory of School Geography, highlighting the possibilities of an interdisciplinary teaching with literary texts, since literature can represent a given reality which Geography must investigate and benefit from. The methodology developed is based on a qualitative study with an exploratory descriptive approach, carried out over six months, through bibliographic and documentary research. For this purpose, authors such as: Amado (2009, 2012); Andrade and Brandão (2009); Santos (2012) were used as theoretical support for the discussion. The analysis of the work seeks to investigate the urban space of the city of Salvador, Bahia (BA), from the meanings attributed by the literary writer, encompassing the mapping and recording of photographs of the spaces presented. Based on research and surveys of geographic representations contained in the work, two didactic proposals are established as a suggestion for the teaching of Geography in High School: Spatial reality of the city of Salvador; Social inequality and socio-spatial segregation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25252
dc.date.accessioned 2022-05-23T19:22:44Z
dc.date.available 2022-05-23
dc.date.available 2022-05-23T19:22:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia ensino pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Representação geográfica pt_BR
dc.subject Espaço urbano pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject teaching geography pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Geographic representation pt_BR
dc.subject Urban space pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Luanderson Mendes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography and literature: Capitães da Areia as a representation of urban space. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Luanderson Mendes de. Geografia e literatura: Capitães da Areia como representação do espaço urbano. 2022. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta