DSpace/Manakin Repository

Letramento escolar e produção escrita nas séries finais do Ensino Fundamental: aplicabilidades didático-pedagógicas do gênero FANFIC.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FREITAS, M. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2927636425310848 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves. de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.description.resumo O presente estudo discute, especialmente, as contribuições dos estudos sobre letramento para a ressignificação da produção escrita dos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental, especialmente na perspectiva dos multiletramentos e, por conseguinte, da adoção do gênero fanfic nas aulas de língua portuguesa. Nesta direção, o objetivo maior deste trabalho é evidenciar a importância das abordagens teórico-metodológicas sobre letramentos para o desenvolvimento de práticas proficientes de produção escrita por alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, buscamos através da presente pesquisa: Delinear concepções de letramento escolar; Evidenciar problemas e perspectivas sobre o ensino da escrita nas séries finais do Ensino Fundamental, com ênfase nas abordagens teórico-metodológicos da Linguística Aplicada; Apresentar, sob forma de oficinas pautadas na área da Linguística Aplicada, com ênfase nos estudos pedagógicos, uma proposta de intervenção voltada para a formação de professores da Educação Básica, com ênfase no ensino da escrita na perspectiva dos letramentos, a partir da adoção do gênero textual fanfic. As bases teóricas para o desenvolvimento da pesquisa pautam-se sobre letramento e produção escrita. Ao final da discussão, apresenta um conjunto de oficinas pedagógicas, aplicável à formação e prática de professores que atuam junto à escolas de Ensino Fundamental II, com vistas ao delineamento de possibilidades de abordagens teórico-metodológicas propícias à produção escrita, especialmente no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental, dando ênfase a procedimentos de escrita, suportes, gêneros textuais, com especial atenção para o gênero fanfic e a importância destes para a prática proficiente da escrita, por considera-lo, um dos que se fazem presentes no universo comunicacional dos gêneros digitais, tão presente entre as práticas de linguagens de jovens. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Letramento escolar e produção escrita nas séries finais do Ensino Fundamental: aplicabilidades didático-pedagógicas do gênero FANFIC. pt_BR
dc.date.issued 2021-04-30
dc.description.abstract The present study discusses, in particular, the contributions of literacy studies to the resignification of the written production of students in the final grades of Elementary School, especially from the perspective of multiliteracies and, therefore, the adoption of the fanfic genre in Portuguese language classes. In this direction, the main objective of this work is to highlight the importance of theoretical-methodological approaches on literacies for the development of proficient practices of written production by students in the final grades of Elementary School. As specific objectives, we seek through this research: Outline conceptions of school literacy; To highlight problems and perspectives on the teaching of writing in the final grades of Elementary School, with emphasis on the theoretical-methodological approaches of Applied Linguistics; To present, in the form of workshops guided in the area of ​​Applied Linguistics, with emphasis on pedagogical studies, an intervention proposal aimed at the training of teachers of Basic Education, with emphasis on the teaching of writing from the perspective of literacies, from the adoption of the genre textual fanfic. The theoretical bases for the development of the research are based on literacy and written production. At the end of the discussion, it presents a set of pedagogical workshops, applicable to the training and practice of teachers who work with Elementary School II schools, with a view to delineating possibilities of theoretical-methodological approaches conducive to written production, especially in the context of the years end of Elementary School, emphasizing writing procedures, supports, textual genres, with special attention to the fanfic genre and the importance of these for the proficient practice of writing, as it is considered one of those that are present in the communicational universe of digital genres, so present among the language practices of young people. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25285
dc.date.accessioned 2022-05-25T16:54:50Z
dc.date.available 2022-05-25
dc.date.available 2022-05-25T16:54:50Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Produção escrita pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Fanfic pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject literacy pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Written production pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject fanfic pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREITAS, Maria Conceição Siebra.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School literacy and written production in the final grades of Elementary School: didactic-pedagogical applicability of the FANFIC genre. pt_BR
dc.identifier.citation FREITAS, Maria Conceição Siebra. Letramento escolar e produção escrita nas séries finais do Ensino Fundamental: aplicabilidades didático-pedagógicas do gênero FANFIC. 2021. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta