DSpace/Manakin Repository

As marcas da variação e identidade lingüística no dialeto “cearês”: um fenômeno observável nas fanpages das mídias sociais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5536596466474493 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.description.resumo Os estudos na área da variação linguística, hoje, contemplam grande parte dos fenômenos observáveis do cotidiano, no que se refere à oralidade. Este trabalho questiona se a identidade regional de um povo admite ser retratada através da representação escrita do sotaque e expressões linguísticas sem que se levante o estigma do que é certo ou errado no falar de determinada região. Portanto, questionamentos como os seguintes fazem parte da discursão proposta no presente estudo: A identificação que muitos encontram nas publicações das páginas humorísticas levantam quais debates importantes acerca da identidade regional, linguística e cultural do povo cearense? De que forma esse debate reflete no estudo da temática em sala de aula? Quais reais fatores promovem a comicidade advinda das publicações que vinculam o “Cearês” como dialeto principal? Como objetivo geral, este trabalho buscou compreender as marcas da identidade e variação linguísticas, dispostas em um contexto regional, existentes nos enunciados das fanpages selecionadas. Este estudo ancorase nos aportes de Bagno (1999; 2002; 2003; 2007); BortoniRicardo (2004; 2005); Cascudo (2015); Labov (2008); Silva Neto (19521957; 1957), entre outros. O método de pesquisa utilizado é considerado qualitativo, junto a uma análise das publicações escolhidas, tendo em vista os processos que a envolvem, e é de caráter bibliográfico. Este estudo se volta para os conceitos de variação linguística e identidade a fim de que se possa estabelecer um panorama geral do tema, para que através disso, o debate estabelecido adentre aos conceitos sociolinguísticos que interligam essas duas temáticas, possibilitando, desse modo, o desenvolvimento de uma discussão que permite pontuar os fenômenos sociolinguísticos existentes na construção da representação do dialeto "Cearês" ou “Cearensês” disposto no material midiático escolhido. A análise do material seguirá as premissas de estudo de textos e enunciados, contemplando os conceitos, de antemão pontuados, acerca da variabilidade linguística e questões identitárias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title As marcas da variação e identidade lingüística no dialeto “cearês”: um fenômeno observável nas fanpages das mídias sociais. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-29
dc.description.abstract Studies in the area of ​​linguistic variation, today, cover most of the observable phenomena of everyday life, with regard to orality. This work questions whether the regional identity of a people admits to be portrayed through the written representation of the accent and linguistic expressions without raising the stigma of what is right or wrong in speaking of a certain region. Therefore, questions such as the following are part of the discussion proposed in the present study: The identification that many find in the publications of humorous pages raises which important debates about the regional, linguistic and cultural identity of the people of Ceará? How does this debate reflect on the study of the theme in the classroom? What real factors promote the comic coming from publications that link “Cearês” as the main dialect? As a general objective, this work sought to understand the marks of linguistic identity and variation, arranged in a context regional, existing in the statements of the selected fanpages. This study is anchored in the contributions of Bagno (1999; 2002; 2003; 2007); BortoniRicardo (2004; 2005); Cascudo (2015); Labov (2008); Silva Neto (19521957; 1957), among others. The research method used is considered qualitative, together with an analysis of the chosen publications, in view of the processes that involve it, and is of a bibliographic nature. This study turns to the concepts of linguistic variation and identity in order to establish an overview of the theme, so that through this, the debate established within the sociolinguistic concepts that interconnect these two themes, thus enabling the development of a discussion that allows to punctuate the sociolinguistic phenomena existing in the construction of the representation of the dialect "Cearês" or "Cearensese" arranged in the chosen media material. The analysis of the material will follow the premises of the study of texts and statements, contemplating the concepts, previously punctuated, about linguistic variability and identity issues. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25290
dc.date.accessioned 2022-05-25T17:40:50Z
dc.date.available 2022-05-25
dc.date.available 2022-05-25T17:40:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Variação linguística pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Preconceito linguístico pt_BR
dc.subject Ceará Brasil pt_BR
dc.subject Cearês pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Linguistic variation pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.subject Linguistic prejudice pt_BR
dc.subject Social media pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Airys Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The marks of linguistic variation and identity in the “Cearês” dialect: an observable phenomenon on social media fanpages. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Airys Lima. As marcas da variação e identidade linguística no dialeto “cearês”: um fenômeno observável nas fanpages das mídias sociais. 2022. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta