DSpace/Manakin Repository

Letramento escolar: formando o leitor crítico a partir do gênero notícia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LONTRAS JUNIOR, A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6669560154835822 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.advisor1ID ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1626108523496818 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo O processo de aquisição da leitura e escrita ocorre, geralmente, ainda na infância, através das práticas de letramento na escola. O indivíduo passa a ter contato com o código escrito e se familiariza com ele, conforme o avançar dos anos escolares. Assim, faz se necessária a continuação dessa formação leitora do estudante durante todo o ensino fundamental, tendo em vista que, o desenvolvimento das práticas de leitura aperfeiçoa se com o tempo. Portanto, este trabalho busca como objetivo geral: investigar acerca das práticas de letramento escolar a partir do trabalho com o gênero notícia, para o desenvolvimento de um ensino de leitura mais proficiente. Quanto aos objetivos específicos, pretende se: investigar acerca de concepções de leitura, na perspectiva do letramento escolar; discutir metodologias para o ensino de leitura mais profícuo nas aulas de Língua Portuguesa e refletir sobre práticas de avaliação no ensino de leitura. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, conforme Prodanov e Freitas (2013). Os principais autores que embasam essas discussões são: Soares (2009; 2017), Rojo (2015), Kleiman (2005) e Bakhtin (1997), entre outros autores. Como resultados, ressaltamos a relevância de se trabalhar de forma contínua a leitura durante todo o ensino fundamental II, visto que a formação leitora é um processo atrelado às práticas de letramentos, as quais podem contribuir significativamente para uma prática de ensino contextualizada, aprimorando, assim, a disposição, o prazer e o desempenho dos estudantes/leitores, em suas atividades de leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Letramento escolar: formando o leitor crítico a partir do gênero notícia. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-30
dc.description.abstract The process of acquiring reading and writing usually occurs in childhood, through literacy practices at school. The individual starts to have contact with the written code and becomes familiar with it, as the school years progress. Thus, it is necessary to continue this student reading training throughout elementary school, given that the development of reading practices improves over time. Therefore, this work seeks as a general objective: to investigate school literacy practices from the work with the news genre, for the development of a more proficient reading teaching. As for the specific objectives, it intends to: investigate about reading conceptions, from the perspective of school literacy, discuss methodologies for a more fruitful teaching of reading in Portuguese language classes and reflect on evaluation practices in reading teaching. The methodology adopted was bibliographic research with a qualitative approach, according to Prodanov and Freitas (2013). The main authors that support these discussions are: Soares (2009; 2017), Rojo (2015), Kleiman (2005) and Bakhtin (1997), among other authors. As a result, we emphasize the importance of working continuously with reading throughout elementary school II, since reading training is a process linked to literacy practices, which can significantly contribute to a contextualized teaching practice, thus improving , the disposition, pleasure and performance of students/readers in their reading activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25291
dc.date.accessioned 2022-05-25T18:15:53Z
dc.date.available 2022-05-25
dc.date.available 2022-05-25T18:15:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação leitora pt_BR
dc.subject Letramento escolar pt_BR
dc.subject Metodologias avaliativas pt_BR
dc.subject Leitor pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reading training pt_BR
dc.subject School literacy pt_BR
dc.subject Evaluation methodologies pt_BR
dc.subject Reader pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LONTRAS JUNIOR, Antonio Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School literacy: forming the critical reader from the news genre. pt_BR
dc.identifier.citation LONTRAS JUNIOR, Antonio Pereira. Letramento escolar: formando o leitor crítico a partir do gênero notícia. 2022. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta