DSpace/Manakin Repository

Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Rubenia de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, R. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0790230556773806 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROSADO, Érika Lira.
dc.contributor.referee1ID ROSADO, E. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.referee2ID BARBOSA, M. F. N. pt_BR
dc.description.resumo A segmentação de mercado é uma importante ferramenta de marketing, por meio dela é possível identificar consumidores com comportamentos homogêneos e assim ofertar produtos e serviços a fim de satisfazê-los. Desta maneira, o objetivo deste artigo é analisar quais elementos da segmentação de mercado são utilizados por um supermercado localizado no município de Sousa, Sertão Paraibano. Para o alcance de tal objetivo, os procedimentos metodológicos se deram a partir de um estudo no supermercado e de um levantamento bibliográfico, a coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada. Conclui-se que a empresa em estudo mesmo sem um conhecimento teórico bem fundamentado sobre a segmentação de mercado ela aplica de modo informal algumas estratégias da segmentação de mercado, como a segmentação geográfica e comportamental, além de identificar seu público – alvo e o perfil de seus clientes. Recomenda-se que em pesquisas futuras sejam utilizados casos múltiplos para gerar evidências mais abrangentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Artigo pt_BR
dc.title Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2022-03-25
dc.description.abstract Market segmentation is an important marketing tool, through which is possible to identify consumers with homogeneous behaviors and, consequently, offer products and services in order to satisfy them. Thereby, the main goal of this article lies on analyzing the market segmentation in a supermarket located in Sousa, a county from Paraiba State west, Brazil. In order to achieve this goal, the methodological procedures were based on a case study and a bibliographic survey; the data collection was carried out through a semi-structured interview. Therefore, it is concluded that the company under study, even without a wellfounded theoretical knowledge about market segmentation, applies, informally, some market segmentation strategies, such as geographic and behavioral segmentation, as well as identify its target audience and customers’ profile. Nevertheless, a limitation of this research was due to the fact that it was provided, by the company, only one employee to be interviewed. Finally, it is recommended that, in a future research, a larger number of cases to be used in order to generate more comprehensive evidence. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25420
dc.date.accessioned 2022-06-01T18:48:01Z
dc.date.available 2022-06-01
dc.date.available 2022-06-01T18:48:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Estratégica pt_BR
dc.subject Mercado Varejista pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Strategy pt_BR
dc.subject Retail Market pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, José Carlielson da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Market segmentation: Study in a supermarket in the city of Sousa - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, José Carlielson da. Segmentação de mercado: Estudo em um Supermercado na cidade de Sousa - PB, 2022. 30fl. Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta