DSpace/Manakin Repository

A prática do ensino de leitura no 2° ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Hérica Paiva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0140741349526284 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIA, Evangelina Maria Brito de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.description.resumo O presente trabalho está fundamentado em uma perspectiva sociointeracionista, que visa a prática do letramento como ação de ensinar e aprender através de aprendizados adquiridos pelos alunos no seu círculo de convivência e desenvolvidos em sala de aula, entre professor e aluno. Pretende-se analisar a prática de leitura de duas docentes do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Fundamental Manoel Gonçalves dos Santos, localizada na cidade de Saboeiro - Ceará, no que se refere à leitura e ao letramento. Com a finalidade de contribuir para a superação das dificuldades encontradas na prática das professoras alfabetizadoras, observadas nesta pesquisa, aplicamos uma proposta de intervenção constituída de quatro oficinas. Estas deram ênfase às estratégias de leitura como procedimentos capazes de desenvolver no aluno uma compreensão leitora e operacional ao abordar um texto como leitor proficiente. Para tanto, foram relevantes os trabalhos de Kleiman (1997; 2002; 2008; 2010), Cagliari (2001; 2009) e Soares (1999; 2003; 2004), por defenderem a importância da interação entre leitorautor na formação de um leitor proficiente; Marcuschi (2005), ao compreender os gêneros textuais como forma de interação social, como também Kato (2007) e Solé (1998; 2004), além de fornecerem importantes contribuições, foram essenciais para a elaboração das oficinas de leitura. A escolha das turmas de 2º ano do Ensino Fundamental se deu pelo nosso interesse em compreender como acontece o ensino de leitura com crianças em processo de alfabetização e pela diversidade de crianças, nessas turmas, que se encontram em processos distintos de leitura. Como resultado, as oficinas promoveram momentos de reflexão e também de descobertas de como trabalhar a leitura em sala de aula, de modo que constatamos haver uma urgente necessidade de dar continuidade a esta primeira experiência, através de uma busca coletiva com a finalidade de encontrar diferentes meios para desenvolver um ensino aprendizagem de leitura de maneira mais significativa e prazerosa para a criança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A prática do ensino de leitura no 2° ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015-07-22
dc.description.abstract The present work is based on a socio-interactionist perspective, which aims at the practice of literacy as an action of teaching and learning through learning acquired by students in their circle of coexistence and developed in the classroom, between teacher and student. It is intended to analyze the reading practice of two teachers of the 2nd year of Elementary School of the Escola de Ensino Fundamental Manoel Gonçalves dos Santos, located in the city of Saboeiro - Ceará, with regard to reading and literacy. In order to contribute to overcoming the difficulties encountered in the practice of literacy teachers, observed in this research, we applied an intervention proposal consisting of four workshops. These emphasized reading strategies as procedures capable of developing in the student a reading and operational understanding when approaching a text as a proficient reader. For that, the works of Kleiman (1997; 2002; 2008; 2010), Cagliari (2001; 2009) and Soares (1999; 2003; 2004) were relevant, as they defend the importance of interaction between reader-author in the formation of a proficient reader; Marcuschi (2005), when understanding textual genres as a form of social interaction, as well as Kato (2007) and Solé (1998; 2004), in addition to providing important contributions, were essential for the elaboration of workshops on reading. The choice of the 2nd year classes of Elementary School was due to our interest in understanding how reading teaching happens with children in the literacy process and because of the diversity of children in these classes, who are in different reading processes. As a result, the workshops promoted moments of reflection and also of discoveries of how to work with reading in the classroom, so that we found that there was an urgent need to continue this first experience, through a collective search with the purpose of finding different means to develop a teaching and learning of reading in a more meaningful and pleasurable way for the child. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25454
dc.date.accessioned 2022-06-02T18:20:03Z
dc.date.available 2022-06-02
dc.date.available 2022-06-02T18:20:03Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Leitura - Prática de Ensino pt_BR
dc.subject Estratégias de Leitura pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Reading - Practice Teaching pt_BR
dc.subject Reading Strategies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACIEL, Antonia Raimunda Fernandes Bastos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The practice of teaching reading in the 2nd year of elementary school. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation MACIEL, Antonia Raimunda Fernandes Bastos. A prática do ensino de leitura no 2° ano do ensino fundamental. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta