DSpace/Manakin Repository

Leitura no ensino fundamental II: uma proposta para a formação de mediadores.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, José Wanderley Alves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2153342395005389 pt_BR
dc.contributor.referee1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.referee2 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.description.resumo O presente estudo discute o papel de professor do Ensino Fundamental II frente ao processo de mediação da leitura e, por conseguinte, da formação de leitores num cenário que requer a presença e os usos de gêneros textuais, especialmente nas aulas de língua portuguesa da Educação Básica. Nesta direção, o presente trabalho, objetiva, em linhas gerais, compreender o papel do professor como principal responsável pela formação leitora no ambiente escolar para o alcance de uma prática eficaz e significativa, a fim de propor redimensionamentos nas práticas de mediação de leitura adotadas no Ensino Fundamental II. Especificamente, objetiva: Abordar, na perspectiva teórica, a intrínseca relação entre as concepções de leitura e as práticas de formação e de atuação de mediadores de leitura; Discutir problemas e perspectivas que incidem sobre a mediação da leitura nas aulas de língua portuguesa do Ensino Fundamental II; Elaborar uma proposta de curso de extensão aplicável à formação de professores mediadores de leitura, a fim de potencializar as práticas leitoras no Ensino Fundamental II. A presente pesquisa, que se caracteriza de natureza essencialmente bibliográfica, adota as concepções e práticas da leitura numa perspectiva discursiva, a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada, indispensáveis para a análise e compreensão das relações de mediação das práticas leitoras no contexto escolar do Ensino Fundamental II. Ao final da discussão, apresenta o produto pedagógico, gerado a partir das discussões teórico-metodológicas desenvolvidas ao longo deste trabalho, que consiste em uma proposta de curso de extensão aplicável à formação de mediadores de leitura que atuam junto a escolas de Ensino Fundamental II. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Leitura no ensino fundamental II: uma proposta para a formação de mediadores. pt_BR
dc.date.issued 2021-04-30
dc.description.abstract The present study discusses the role of the Elementary School II teacher in the face of the reading mediation process and, therefore, of the formation of readers in a scenario that requires the presence and uses of textual genres, especially in Portuguese language classes in Basic Education. . In this direction, the present work aims, in general terms, to understand the role of the teacher as the main responsible for reading training in the school environment in order to achieve an effective and meaningful practice, in order to propose changes in the reading mediation practices adopted in the school. Elementary School II. Specifically, it aims to: Address, from a theoretical perspective, the intrinsic relationship between reading concepts and the training and performance practices of reading mediators; Discuss problems and perspectives that affect the mediation of reading in Portuguese language classes in Elementary School II; Develop a proposal for an extension course applicable to the training of reading mediators, in order to enhance the reading practices in Elementary School II. The present research, which is essentially bibliographical in nature, adopts the concepts and practices of reading in a discursive perspective, from the theoretical and methodological foundations of Applied Linguistics, indispensable for the analysis and understanding of the mediation relations of reading practices in the school context of Elementary School II. At the end of the discussion, it presents the pedagogical product, generated from the theoretical-methodological discussions developed throughout this work, which consists of a proposal for an extension course applicable to the training of reading mediators who work with Elementary School II schools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25473
dc.date.accessioned 2022-06-03T18:32:51Z
dc.date.available 2022-06-03
dc.date.available 2022-06-03T18:32:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Ensino fundamental II pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Mediadores de leitura pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Reading practice pt_BR
dc.subject Elementary education II pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Reading mediators pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CESARINO, Maria dos Remédios Lopes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading in elementary school II: a proposal for the training of mediators. pt_BR
dc.identifier.citation CEZARINO, Maria dos Remédios Lopes. Leitura no ensino fundamental II: uma proposta para a formação de mediadores. 2021. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta