DSpace/Manakin Repository

Gêneros textuais como recurso pedagógico para reflexão sobre diversidade linguística: uma proposta de sequência didática para alunos do 6º ano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRAGA, P. S. Q. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1186347623087138 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. V. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8583361104101777 pt_BR
dc.contributor.referee1 BESSA, Clécida Maria Bezerra.
dc.contributor.referee2 JOCA, Alexandre Martins.
dc.description.resumo A língua pode sofrer diversas alterações, tendo em vista a comunidade onde está inserido o falante. Este, por sua vez, usa a língua, conforme sua cultura, formação, situação de interação etc. Assim, o português falado em uma determinada região pode ser diferente do português falado em outra região. Isso acontece devido a um fenômeno próprio da língua portuguesa: a diversidade linguística. Com o viés neste aspecto da língua, este estudo faz uma abordagem acerca dos gêneros textuais como recurso pedagógico para reflexão sobre diversidade e preconceito linguísticos. Fundamentamos as discussões teóricas nos estudos realizados por Bagno (1999; 2003; 2004; 2007; 2009; 2013), Travaglia (2006); Cagliari (1992); Magda Soares (1997); Bortoni-Ricardo (2009); Bakhtin (1992 [1929]); Marcuschi (2010) e outros. Objetiva apresentar subsídios para discutir e refletir sobre a questão da diversidade e do preconceito linguístico, através de gêneros textuais. Intentando uma intervenção, propomos uma sequência didática a ser aplicada para alunos de 6º ano, a partir dos gêneros textuais: histórias em quadrinhos, crônicas, poemas, cordéis e letras de músicas. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivista e qualitativo, correlacionada à etnográfica hermenêutica, com abordagem seguindo-se a vertente epistemológica. Além disso, tem caráter intervencionista, pois pretende um trabalho didático e instrucional a ser aplicado em sala de aula. Esta pesquisa trouxe contribuições teórico-metodológicas para a prática de ensino da língua portuguesa. Os resultados apontaram para vários aspectos, entre eles, o de que o Brasil precisa fortalecer a política linguística que não se inspira em mitos e em normatização gramatical, mas em metodologias que considerem as reais necessidades dos falantes tomando a língua como fenômeno histórico-social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Gêneros textuais como recurso pedagógico para reflexão sobre diversidade linguística: uma proposta de sequência didática para alunos do 6º ano. pt_BR
dc.date.issued 2019-04-25
dc.description.abstract The language can undergo several changes, in view of the community where the speaker is inserted. The latter, in turn, uses the language, according to their culture, training, interaction situation, etc. Thus, the Portuguese spoken in a certain region may be different from the Portuguese spoken in another region. This happens due to a phenomenon peculiar to the Portuguese language: the linguistic diversity. With a bias in this aspect of language, this study approaches textual genres as a pedagogical resource for reflection on linguistic diversity and prejudice. We base the theoretical discussions on studies carried out by Bagno (1999; 2003; 2004; 2007; 2009; 2013), Travaglia (2006); Cagliari (1992); Magda Soares (1997); Bortoni-Ricardo (2009); Bakhtin (1992 [1929]); Marcuschi (2010) and others. It aims to present subsidies to discuss and reflect on the issue of linguistic diversity and prejudice, through textual genres. Intending an intervention, we propose a didactic sequence to be applied to 6th grade students, based on textual genres: comics, chronicles, poems, strings and song lyrics. This is a descriptive and qualitative research, correlated to ethnographic hermeneutics, with an approach following the epistemological aspect. In addition, it has an interventionist character, as it intends to be a didactic and instructional work to be applied in the classroom. This research brought theoretical-methodological contributions to the practice of teaching the Portuguese language. The results pointed to several aspects, among them, that Brazil needs to strengthen a linguistic policy that is not inspired by myths and grammatical norms, but by methodologies that consider the real needs of speakers, taking the language as a historical-social phenomenon. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25505
dc.date.accessioned 2022-06-06T17:59:37Z
dc.date.available 2022-06-06
dc.date.available 2022-06-06T17:59:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Diversidade linguística pt_BR
dc.subject Ensino de língua materna pt_BR
dc.subject Preconceito linguístico pt_BR
dc.subject Leitura em sala de aula pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Linguistic diversity pt_BR
dc.subject Mother tongue teaching pt_BR
dc.subject Linguistic prejudice pt_BR
dc.subject Classroom reading pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRAGA, Patrícia dos Santos Queiroz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Textual genres as a pedagogical resource for reflection on linguistic diversity: a proposal for a didactic sequence for 6th grade students. pt_BR
dc.identifier.citation BRAGA, Patrícia dos Santos Queiroz. Gêneros textuais como recurso pedagógico para reflexão sobre diversidade linguística: uma proposta de sequência didática para alunos do 6º ano. 2019. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta