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Gênero textual e ensino: uma análise do anuncio do livro didático.

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dc.creator.ID DIAS, F. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4373862778212174 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA, Hilma Ribeiro de Mendonça.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo Esta dissertação objetiva analisar como se dá a abordagem do anúncio nos livros didáticos e como o anúncio publicitário está atrelado às atividades de leitura em sala de aula do Ensino Fundamental. Para tanto, identificamos o anúncio nas atividades de leitura no LD; investigamos se as propostas de leitura contemplam a indicação da forma composicional do texto, do emissor, do destinatário e do propósito comunicativo; e verificamos se a proposta de atividade com o anúncio possibilita o aluno se instaurar como sujeito social. Do universo do livro didático Língua Portuguesa, selecionamos como corpus a Coleção Português: Linguagens do 6º ao 9º ano, 2012, aprovados pelo PNLD/2014 para o triênio 2014/2016 dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Para a realização desta pesquisa foram seguidas as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998, p.54). Além dos PCNs, foi utilizada a Teoria dos gêneros Textuais de Bakhtin (2011), refletida por Marcuschi (2008), focando em sua base conceitual: conteúdo temático, forma e estilo. A teoria também contemplou o que hoje se considera as condições de produção dos gêneros. Além disso, foi utilizada a Teoria do texto Publicitário (Carvalho, 2000; 2014) definindo assim, a esfera discursiva em que se enquadra este gênero e buscando compreender o funcionamento desse gênero dentro dessa esfera discursiva, suas características textuais e discursivas, as Teorias de leitura (Kleiman, 1989; 2014) e (KOCH, 2011) esta, para compreender as concepções de leitura em suas perspectivas, aquela com as estratégias de leitura. Através de análises quantitativa e qualitativa, foi verificado que as propostas de leitura com o gênero anúncio publicitário estão presentes em toda a coleção, em sua maior parte são utilizados em propostas de leitura, muito embora com algumas reservas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Gênero textual e ensino: uma análise do anuncio do livro didático. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This dissertation aims to analyze how the advertisement approach is given in textbooks and how the advertisement is linked to reading activities in the Elementary School classroom. For that, we identified the advertisement in the reading activities in the textbook; we investigated if the reading proposals contemplate the indication of the compositional form of the text, the sender, the addressee and the communicative purpose; and we verified if the activity proposal with the advertisement allows the student to establish himself as a social subject. From the Portuguese Language textbook universe, we selected as corpus the Portuguese Collection: Languages ​​from 6th to 9th year, 2012, approved by the PNLD/2014 for the 2014/2016 triennium by the authors Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. In order to carry out this research, the guidelines of the National Curricular Parameters – PCN – third and fourth cycles of Portuguese Language Fundamental Teaching (BRASIL, 1998, p.54) were followed. In addition to PCNs, Bakhtin's Theory of Textual Genres (2011), reflected by Marcuschi (2008), focusing on its conceptual basis: thematic content, form and style. The theory also contemplated what are now considered the conditions of production of genres. In addition, the Advertising Text Theory (Carvalho, 2000; 2014) was used, thus defining the discursive sphere in which this genre fits and seeking to understand the functioning of this genre within this discursive sphere, its textual and discursive characteristics, the Theories of reading (Kleiman, 1989; 2014) and (KOCH, 2011) this one, to understand the reading conceptions in their perspectives, the one with reading strategies. Through quantitative and qualitative analyses, it was verified that the reading proposals with the advertising genre are present throughout the collection, for the most part they are used in reading proposals, although with some reservations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25510
dc.date.accessioned 2022-06-06T18:33:31Z
dc.date.available 2022-06-06
dc.date.available 2022-06-06T18:33:31Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Anúncio publicitário pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Leitura em sala de aula pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa livro didático pt_BR
dc.subject Text genre pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Advertisement pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Classroom reading pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DIAS, Francinaldo Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Textual genre and teaching: an analysis of the textbook advertisement. pt_BR
dc.identifier.citation DIAS, Francinaldo Silva. Gênero textual e ensino: uma análise do anuncio do livro didático. 2015. 190f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2015. pt_BR


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