DSpace/Manakin Repository

A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, S. M. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2685560780312575 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORDEIRO, Maria Paula Jacinto.
dc.contributor.referee2 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumo A presente dissertação tem como objetivo demonstrar que a Arte pode servir como suporte lúdico – didático no aprimoramento leitura/escrita da Língua Portuguesa e através de suas múltiplas linguagens ir além, podendo contribuir no ensino aprendizagem como processo pedagógico inovador e interdisciplinar envolvendo as demais áreas de conhecimento. A partir de uma experiência prática educativa no Ensino Fundamental II, no Colégio Estadual Jutahy Magalhães – Juazeiro/BA, o estudo propõe formas de otimizar a aquisição de conhecimentos no domínio linguístico por meio de um trabalho multidisciplinar com alunos do 6º ao 9º ano. A pesquisa tem fundamentação teórica em estudos que reforçam a importância das expressões artísticas: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais na melhor prática da Língua Mãe. Em sua dimensão metodológica caracteriza - se por ser de pesquisa ação, com abordagem exploratória e qualitativa. Objetiva – se como resultado, uma mediação pedagógica no campo da leitura assimilativa de conhecimentos e de linguagens a partir de expressões artísticas. Essas atividades foram registradas em um DVD intitulado “Linguartculando”, sistematizadas com depoimentos de professores e alunos e com oficinas nas linguagens da arte, a fim de estimular a inspiração pedagógica de professores da rede básica de ensino. As ações colocam em evidência as artes e a Língua Portuguesa as quais apontam possibilidades de amadurecimento interpretativo do professor nas diversas dimensões do aprender que se constroem em sala de aula pelas mãos unidas de professores e seus alunos, gestores e comunidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2016-12-09
dc.description.abstract The present dissertation aims to demonstrate that Art can serve as a playful - didactic support in the improvement of reading / writing of the Portuguese Language and through its multiple languages ​​to go beyond, being able to contribute to teaching and learning as an innovative and interdisciplinary pedagogical process involving the other areas of knowledge. knowledge. Based on a practical educational experience in Elementary School II, at Colégio Estadual Jutahy Magalhães – Juazeiro/BA, the study proposes ways to optimize the acquisition of knowledge in the linguistic domain through multidisciplinary work with students from the 6th to the 9th grade. The research has theoretical foundations in studies that reinforce the importance of artistic expressions: Theater, Dance, Music and Visual Arts in the best practice of the Mother Language. In its methodological dimension, it is characterized by being action research, with an exploratory and qualitative approach. It aims - if as a result, a pedagogical mediation in the field of assimilative reading of knowledge and languages ​​from artistic expressions. These activities were recorded in a DVD entitled “Linguartculando”, systematized with testimonies of teachers and students and with workshops in the languages ​​of art, in order to stimulate the pedagogical inspiration of teachers in the basic education network. The actions highlight the arts and the Portuguese language, which point to possibilities of interpretive maturation of the teacher in the different dimensions of learning that are built in the classroom by the united hands of teachers and their students, managers and community. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25541
dc.date.accessioned 2022-06-07T17:33:15Z
dc.date.available 2022-06-07
dc.date.available 2022-06-07T17:33:15Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Arte - suporte lúdico - didático pt_BR
dc.subject Ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Art - playful - didactic support pt_BR
dc.subject Teaching learning pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject writing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Sheyla Maria Lopes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Art as an instrument of expression of languages ​​and ludic-didactic support in the teaching of the Portuguese language. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Sheyla Maria Lopes da. A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta