dc.creator.ID |
SILVA, A. J. R. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
SILVA, AMANDA JÉSSICA RODRIGUES |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0242378155578007 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, ADRIANO ELÍSIO DE FIGUEIRÊDO LOPES |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MENDONÇA, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Mendonça, Ana Maria Gonçalves Duarte |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Mendonça, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7613871386733779 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTE, Fabiano Pereira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CAVALCANTE, F. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5582393523349973 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A preocupação com o meio ambiente tem se evidenciado cada vez mais nos últimos anos,
sabendo que um dos principais problemas ambientais encontrados em centros urbanos está
associado ao fenômeno de ilha de calor urbana, que apresenta como um dos grandes vilões os
pavimentos asfálticos justamente por ocuparem uma elevada área superficial nas cidades e
possuírem coloração escura. Em vista dessa problemática ambiental, uma maneira de obter
superfícies pavimentadas mais frias sob a incidência de radiação solar é aumentando o albedo
das mesmas, por meio da coloração de superfícies asfaltadas, para isso, sugere-se, o uso de
materiais que absorvem menos calor, nesse caso, a utilização de superfícies mais claras, obtidas
por meio da coloração dos pavimentos asfálticos, com cores mais claras, que sejam capazes de
refletir de fato a luz solar. Assim o objetivo deste trabalho é investigar o potencial da utilização
de resíduos de PEAD para coloração de misturas asfálticas, com vista a minimização do
fenômeno de ICU, pela alta refletância das cores do PEAD, além de verificar o comportamento
reológico e mecânico de misturas asfálticas modificadas com esses resíduos. Com vista a
atender esse objetivo, a pesquisa foi estruturada em duas vertentes principais: primeiro,
caracterização mecânica das misturas asfálticas com a incorporação do PEAD, e segundo,
verificar o uso de PEAD na camada de revestimento e sua contribuição na redução da
temperatura da superfície e aumento a refletividade em relação aos pavimentos convencionais
de cor escura. Os resultados mecânicos indicaram a viabilidade técnica da incorporação do
PEAD a mistura, comparando os resultados obtidos para as misturas convencionais, a
modificada se destacou em 7,14% quanto a resistência a tração, 18,1% quanto a resiliência,
14% no comportamento deletério da água e 129% em deformação permanente. Quanto ao uso
do PEAD para coloração, esse mostrou-se satisfatório, os ensaios de refletância solar mostraram
que as misturas asfálticas coloridas se destacaram frente às misturas asfálticas sem o granulado
de PEAD. Os ensaios de temperatura em campo mostraram que as misturas asfálticas coloridas
atingem temperaturas até 3,5 °C menores do que as misturas sem PEAD, evidenciando assim a
possibilidade do uso de PEAD nas superfícies de misturas asfálticas como agente colaborador
para redução da ICU. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Utilização de resíduos de polietileno de alta densidade (PEAD) para coloração de misturas asfálticas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-03 |
|
dc.description.abstract |
Concern for the environment has become increasingly evident in recent years,
knowing that one of the main environmental problems found in urban centers is
associated with the urban heat island phenomenon, which presents as one of the great villains the
asphalt pavements precisely because they occupy a high surface area in cities and
have a dark color. In view of this environmental problem, a way to obtain
cooler paved surfaces under the incidence of solar radiation is increasing the albedo
of the same, through the coloring of asphalt surfaces, for this, it is suggested, the use of
materials that absorb less heat, in this case, the use of lighter surfaces, obtained
through the coloring of asphalt pavements, with lighter colors, which are capable of
actually reflect sunlight. Thus, the objective of this work is to investigate the potential of using
of HDPE residues for coloring asphalt mixtures, with a view to minimizing the
ICU phenomenon, due to the high reflectance of HDPE colors, in addition to verifying the behavior
rheological and mechanical analysis of modified asphalt mixtures with these residues. with a view to
To meet this objective, the research was structured in two main strands: first,
mechanical characterization of asphalt mixtures with the incorporation of HDPE, and second,
to verify the use of HDPE in the coating layer and its contribution to the reduction of
surface temperature and increased reflectivity compared to conventional pavements
dark in color. The mechanical results indicated the technical feasibility of incorporating the
HDPE the mixture, comparing the results obtained for the conventional mixtures, the
modified stood out in 7.14% in terms of tensile strength, 18.1% in terms of resilience,
14% in the deleterious behavior of water and 129% in permanent deformation. As for the use
of HDPE for coloring, this one proved to be satisfactory, the solar reflectance tests showed
that the colored asphalt mixtures stood out against the asphalt mixtures without the granulate
of HDPE. Field temperature tests showed that colored asphalt mixtures
reach temperatures up to 3.5 °C lower than mixtures without HDPE, thus showing the
possibility of using HDPE on the surfaces of asphalt mixtures as a collaborating agent
for ICU reduction. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25551 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-08T12:41:38Z |
|
dc.date.available |
2022-06-08 |
|
dc.date.available |
2022-06-08T12:41:38Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Revestimentos asfálticos coloridos |
pt_BR |
dc.subject |
Ilha de calor urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Refletância solar |
pt_BR |
dc.subject |
Ligantes modificados |
pt_BR |
dc.subject |
Colored asphalt coatings |
pt_BR |
dc.subject |
Urban heat island |
pt_BR |
dc.subject |
Solar reflectance |
pt_BR |
dc.subject |
Modified binders |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Amanda Jéssica Rodrigues da. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of high density polyethylene (HDPE) waste for coloring asphalt mixtures. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jéssica Rodrigues da. Utilização de resíduos de polietileno de alta densidade (PEAD) para coloração de misturas asfálticas. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. |
pt_BR |