DSpace/Manakin Repository

Memória e cotidiano escolar: o Colégio Estadual de Campina Grande (1968-1978).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALBUQUERQUE, T. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0264697490367650 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CABRAL FILHO, Severino.
dc.contributor.advisor1ID CABRAL FILHO,S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0895399976092394 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
dc.contributor.referee2 GONÇALVES, Regina Célia.
dc.contributor.referee3 MONTENEGRO, José Benjamim.
dc.contributor.referee4 LIMA, Luciano Mendonça de.
dc.description.resumo O Colégio Estadual de Campina Grande, tambem conhecido como Estadual da Prata, foi inaugurado em 1953 e tornou-se o primeiro colégio público de ensino secundário da cidade. Fruto das “leis orgânicas de ensino”, formuladas durante o Estado Novo (1937-1945), o Colégio Estadual logo se tornou uma referência de qualidade em ensino, atraindo tanto estudantes da própria cidade como tambem de regiões circunvizinhas, pertencentes às mais variadas camadas sociais. Durante o período de vigência do Governo Militar no Brasil, em especial a partir da promulgação do Ato Institucional nº 5 (1968-1978), todos os colégios do país passaram a ser vigiados e fiscalizados com maior intensidade, com o intuito de coibir ações consideradas “subversivas”. Com base nos diálogos teóricos oferecidos por Certeau, e da utilização das fontes orais através da metodologia do paradigma indiciário sugerido por Ginzburg, buscaremos problematizar o cotidiano escolar durante o AI-5, e as interfaces e relações estabelecidas no cotidiano escolar durante esse período. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História
dc.title Memória e cotidiano escolar: o Colégio Estadual de Campina Grande (1968-1978). pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract The Campina Grande State College, also known as Silver State College, was inaugurated in 1953 and became the first public school of secondary education in the city. The organics laws of teaching, formulated during the Estado Novo (1937-1945), the State College soon became a byword for quality in education, attracting students from both the city and also from surrounding regions, belonging to various social layers. During the military government in Brazil, especially after the promulgation of the Institutional Act nº 5 (1968-1978), all colleges in the country began to be watched and monitored with greater intensity in order to curb actions considered “subversive”. Based on theoretical dialogues offered by Certeau, and the use of oral sources through the methodology of evidential paradigm suggested by Ginzburg, seek to question the school everyday during the AI-5, and the interfaces and relationships established in the school routine during that period. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2555
dc.date.accessioned 2019-01-18T11:33:19Z
dc.date.available 2019-01-18
dc.date.available 2019-01-18T11:33:19Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cidade
dc.subject Fontes Orais
dc.subject Educação
dc.subject City
dc.subject Oral Sources
dc.subject Education
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Thaisy Lanny de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Memory and everyday school: the State College of Campina Grande (1968-1978). pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Thaisy Lanny de. Memória e cotidiano escolar: o Colégio Estadual de Campina Grande (1968-1978). 144f. 2011.(Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta