DSpace/Manakin Repository

WhatsApp como ferramenta pedagógica na disciplina de língua portuguesa: possibilidades de aprendizagem em uma turma da Educação de Jovens e Adultos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, T. C. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4289709125280672 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.advisor1ID GUIDOTTI, Viviane. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 pt_BR
dc.contributor.referee1 VERDUM, Priscila de Lima.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo Esta dissertação consta dos delineamentos de um estudo que tem como objetivo geral investigar o uso do aplicativo WhatsApp como recurso pedagógico por meio da inserção de práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa em uma turma do Ensino Fundamental, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, baseado em mediações pedagógicas e nos resultados oriundos desta experiência. Este estudo teve como método a pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa e enfoque indutivo, sendo realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, na cidade de Iguatu - Ceará, partindo do seguinte questionamento: De que maneira o aplicativo WhatsApp pode contribuir para as práticas de leitura e escrita, enfocando estudos gramaticais nas turmas da Educação de Jovens e Adultos nos anos finais do Ensino Fundamental? A fundamentação teórica seguida nesta pesquisa está centrada nos estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), a Educação de Jovens e Adultos, os letramentos, os gêneros digitais, e outros. O embasamento teórico para essa pesquisa está amparado nas obras de: Marcuschi (2002; 2010); Rojo (2013); Soares (2002); Koch e Elias (2013); Pereira (2007); Souza (2007); Freire (1987; 1992; 2000; 2018); Mauri e Onrubia (2010), dentre outros. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: o rendimento escolar dos alunos, o livro didático de língua portuguesa da EJA – 9º ano, um questionário estruturado com perguntas fechadas e outro questionário online com perguntas abertas realizado por meio do aplicativo google forms. No decorrer dessa investigação constatamos por meio dos dados analisados que o aplicativo WhatsApp oferece valiosas contribuições e incentivo ao aprendizado gramatical, como também à leitura e escrita. Tais contribuições desse aplicativo, de acordo com os resultados, proporcionam outra maneira de ensinar e aprender de forma mais dinâmica, promovendo, assim, a motivação dos alunos. Por conseguinte, estas e outras tecnologias estão à nossa disposição para transformarmos o fazer pedagógico e a realidade desses alunos que buscam compensar o tempo que ficaram fora do ambiente escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title WhatsApp como ferramenta pedagógica na disciplina de língua portuguesa: possibilidades de aprendizagem em uma turma da Educação de Jovens e Adultos. pt_BR
dc.date.issued 2020-08-25
dc.description.abstract This dissertation consists of the outlines of a study that has as general objective to investigate the use of the WhatsApp application as a pedagogical resource through the insertion of reading and writing practices in Portuguese language classes in an Elementary School class, in the Youth and Adult Education modality, based on pedagogical mediations and on the results from this experience . This study had as an exploratory research method with a qualitative approach and inductive approach, being carried out at the Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Governador Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, in the city of Iguatu - Ceará, starting from the following question: How can the WhatsApp application contribute to reading and writing practices, focusing on grammatical studies in Youth and Adult Education classes in the final years of Elementary School? The theoretical foundation followed in this research is centered on studies on Information and Communication Technologies (ICT), Youth Education and Adults, literacies, digital genres, and others. The theoretical basis for this This research is supported by the works of: Marcuschi (2002; 2010); Rojo (2013); Soares (2002); Koch and Elias (2013); Pereira (2007); Souza (2007); Freire (1987; 1992; 2000; 2018). ); Mauri and Onrubia (2010), among others. The instruments used for data collection were: students' academic performance, the Portuguese language textbook of EJA - 9th grade, a structured questionnaire with closed questions and another online questionnaire with open questions carried out through the google forms application. In the course of this investigation, we found through the analyzed data that the WhatsApp application offers valuable contributions and incentives to grammatical learning, as well as reading and writing. Such contributions of this application, according to the results, provide another way to teach and learn more dynamically, thus promoting student motivation. Therefore, these and other technologies are at our disposal to transform the pedagogical practice and the reality of these students who seek to compensate for the time they were out of school. school environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25567
dc.date.accessioned 2022-06-08T18:12:46Z
dc.date.available 2022-06-08
dc.date.available 2022-06-08T18:12:46Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Recursos pedagógicos pt_BR
dc.subject WhatsApp pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Gramática ensino pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Pedagogical resources pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject writing pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Grammar teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Tereza Cristina Gonçalves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative WhatsApp como ferramenta pedagógica na disciplina de língua portuguesa: possibilidades de aprendizagem em uma turma da Educação de Jovens e Adultos. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Tereza Cristina Gonçalves da. WhatsApp como ferramenta pedagógica na disciplina de língua portuguesa: possibilidades de aprendizagem em uma turma da Educação de Jovens e Adultos. 2020. 155f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta