dc.creator.ID |
PEREIRA, L. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8569298868381230 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTEIRO, João Arthur Brunet. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BRUNET, J. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
BRUNET, J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
BRUNET, JOAO |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7892247821251194 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MORAIS, Fábio Jorge Almeida. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MORAIS, F. J. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
MORAIS, F |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
MORAIS, FABIO |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0987042606840444 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FIGUEIREDO., Flavio Vinicius diniz de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FIGUEIREDO, Flavio Vinicius Diniz de |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Figueiredo, Flavio |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
FIGUEIREDO, Flavio |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9481210393304645 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Ao longo dos anos, sociedade civil e entidades governamentais têm se esforçado para en-
tender o ecossistema de tecnologias cívicas e a utilização de dados abertos na transparência
governamental. Alguns trabalhos focam na avaliação da conformidade dos dados disponí-
veis com os padrões que precisam seguir, e outros se aprofundam no entendimento de um
tema específico, como os Dados Abertos Governamentais - DAGs da área de educação. O
Brasil publica dados educacionais que descrevem desde a condição de escolas da educação
básica até indicadores de qualidade da educação superior, alguns temas possuem conjuntos
de dados com referência de 1995 até 2020. Nesse cenário, é possível entender que existe
um empenho para o acompanhamento e facilitação do uso desse recurso, mas ainda não está
descrito quais são as características com relação às pessoas, organizações e projetos de soft-
ware nesse ecossistema. Por isso, o objetivo dessa pesquisa foi caracterizar a comunidade
que utiliza DAGs brasileiros relacionados à educação, entendendo a sua dinâmica a partir
de informações sobre 217 repositórios de projetos de software armazenados no GitHub e
da experiência de 38 participantes dessa comunidade. Com os dados coletados foi possível
entender que a comunidade se desenvolve, em sua maior parte, a partir de projetos pessoais
(85%), porém existem também faculdades, centros de pesquisa, canais de mídia/comuni-
cação e instituições governamentais. Nesses projetos, o Jupyter Notebook se mostra uma
tecnologia importante. Com relação aos respondentes, uma das motivações relatadas é utili-
zar o aprendizado com a análise desses dados para incidir no próprio contexto educacional,
auxiliando no trabalho de professores e gestores. Já os problemas relatados pelos partici-
pantes, reforçam a ideia da necessidade de conhecimento técnico para a manipulação desses
dados. Com isso, esperamos ajudar órgãos governamentais na prevenção das inconsistências
relatadas e no planejamento de ações para promoção da participação cidadã de forma mais
democrática e inclusiva, juntamente a outros integrantes dessa comunidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Caracterização da comunidade que utiliza dados abertos governamentais sobre a educação brasileira. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-03-11 |
|
dc.description.abstract |
Over the years, civil society and government entities have struggled to
tend the civic technologies ecosystem and the use of open data in transparency
governmental. Some works focus on assessing the conformity of available data.
with the standards they need to follow, and others delve deeper into understanding a
specific theme, such as Open Government Data - DAGs in the education area. O
Brazil publishes educational data that describe since the condition of schools of education
from basic to higher education quality indicators, some themes have sets
of data with reference from 1995 to 2020. In this scenario, it is possible to understand that there is
an effort to monitor and facilitate the use of this resource, but it is not yet
described what are the characteristics with respect to people, organizations and software projects
ware in that ecosystem. Therefore, the objective of this research was to characterize the community
that uses Brazilian DAGs related to education, understanding their dynamics from
of information on 217 software project repositories stored on GitHub and
from the experience of 38 participants of this community. With the data collected, it was possible to
understand that the community develops, for the most part, from personal projects
(85%), but there are also faculties, research centers, media/community channels
cation and government institutions. In these projects, Jupyter Notebook proves to be a
important technology. Regarding the respondents, one of the reported motivations is to use
leverage learning with the analysis of these data to focus on the educational context itself,
assisting in the work of teachers and administrators. The problems reported by the participants
nts, reinforce the idea of the need for technical knowledge to handle these
Dice. With this, we hope to help government agencies to prevent inconsistencies
reported and in the planning of actions to promote citizen participation in a more
democratic and inclusive, together with other members of this community. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25581 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-09T13:42:36Z |
|
dc.date.available |
2022-06-09 |
|
dc.date.available |
2022-06-09T13:42:36Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Dados Abertos Governamentais |
pt_BR |
dc.subject |
Dados Educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Caracterização |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia Cívica |
pt_BR |
dc.subject |
Government Open Data |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Data |
pt_BR |
dc.subject |
Description |
pt_BR |
dc.subject |
Civic Technology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Lorena Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Characterization of the community that uses open data government agencies on Brazilian education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Lorena Santos. Caracterização da comunidade que utiliza dados abertos governamentais sobre a educação brasileira. 2022. 115f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação ) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. |
pt_BR |