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Viabilidade de misturas asfálticas recicladas com ácido graxo da borra do óleo de soja.

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dc.creator.ID MELO NETO, O. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5202211822198962 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LOPES LUCENA, L. C. DE FIGUEIRÊDO. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2234702016679131 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 LUCENA, Luciana de Figueirêdo Lopes.
dc.contributor.advisor-co1ID LUCENA, L.F.L. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5893551656862490 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRITO, Lélio Antônio Teixeira.
dc.contributor.referee1ID BRITO, L. A. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2156590638853724 pt_BR
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.referee2ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.description.resumo A crescente demanda por matérias-primas e energia, e o aumento da população justificam o emprego da economia circular, que busca redução do impacto ambiental e ganhos econômicos. A utilização do pavimento asfáltico reciclado (Reclaimed Asphalt Pavement - RAP) na produção de misturas asfálticas a quente (Hot Asphalt Mixtures – HMA) tem sido empregada na pavimentação devido à escassez de materiais virgens. Entretanto, o emprego de percentuais elevados de RAP é condicionado à sua suscetibilidade a falhas sob baixas temperaturas e ao dano por fadiga. A adição de agentes rejuvenescedores pode restaurar parcialmente as propriedades envelhecidas do ligante recuperado. Nesse sentido, pesquisas que abordem análises com resíduos e subprodutos industriais são necessárias para trazer soluções que fomentem a tendência de se trabalhar numa perspectiva de economia circular, que é baseada na economia e na circulação de resíduos e subprodutos entre os diversos setores, inclusive a engenharia de pavimentação. Este trabalho avaliou o uso do ácido graxo da borra do óleo de soja (SSFA) como agente rejuvenescedor para misturas asfálticas recicladas, assim como analisou a viabilidade técnica, econômica e ambiental quanto à circularidade. Esta última, considerando o potencial de circularidade dos materiais. Na primeira etapa foi realizada a caracterização do ligante por meio de ensaios de penetração, ponto de amolecimento, viscosidade rotacional, performance grade (PG); antes e após o envelhecimento a curto prazo (RTFO), e multiple stress creep recovery (MSCR). A segunda etapa correspondeu à análise mecânica das misturas por meio dos ensaios de resistência à tração, suscetibilidade à umidade, módulo de resiliência, módulo dinâmico, fadiga e deformação permanente; na terceira etapa foi realizada uma análise de circularidade e na quarta etapa um estudo comparativo analisando o custo de produção dessas. Os resultados apontaram efeito rejuvenescedor do SSFA e este foi usado como modificador das misturas asfálticas recicladas com 40% de RAP em teores de 0, 3 e 5%. A adição do RAP melhorou a resistência à deformação permanente e o SSFA melhorou o desempenho à fadiga das misturas recicladas nos teores testados. As misturas asfálticas recicladas apresentaram os maiores índices de circularidade. A incorporação do RAP proporcionou redução de custos das misturas asfálticas e a adição do SSFA não acarretou aumento significativo. Portanto, as misturas recicladas se apresentaram mais viáveis tecnicamente, ambientalmente e economicamente que a mistura asfáltica tradicional, principalmente a mistura com 3% de SSFA. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civi pt_BR
dc.title Viabilidade de misturas asfálticas recicladas com ácido graxo da borra do óleo de soja. pt_BR
dc.date.issued 2022-02-25
dc.description.abstract The growing demand for raw materials and energy, and the increase in population justify the use of the circular economy, which seeks to reduce environmental impact and economic gains. The use of recycled asphalt pavement (Reclaimed Asphalt Pavement - RAP) in the production of hot asphalt mixes (Hot Asphalt Mixtures - HMA) has been used in paving due to the scarcity of virgin materials. However, the use of high percentages of RAP is conditioned to its susceptibility to failure at low temperatures and to fatigue damage. The addition of rejuvenating agents can partially restore the aged properties of the recovered binder. Hence, researching industrial waste and by-products are necessary to bring solutions that foster the tendency to work from a circular economy perspective, which is based on the economy and the circulation of waste and by-products between different sectors, including road engineering. This work evaluated the use of soybean oil sludge fatty acid (SSFA) as a rejuvenating agent for recycled asphalt mixtures, as well as analyzed the technical, economic and environmental feasibility regarding the circularity of these materials. In the first step, the characterization of the binder was carried out through penetration tests, softening point, rotational viscosity, performance grade (PG); before and after short-term aging (RTFO), and multiple stress creep recovery (MSCR). The second stage corresponded to the mechanical analysis of the mixtures through tests of tensile strength, susceptibility to moisture, resilience modulus, dynamic modulus, fatigue, and permanent deformation; in the third stage an analysis of circularity was carried out and in the fourth stage a comparative study was carried out analyzing the cost of production of these. The results showed a rejuvenating effect of SSFA and it was used as a modifier of recycled asphalt mixtures with 40% RAP in levels of 0, 3 and 5%. The addition of RAP improved the resistance to permanent deformation and the SSFA improved the fatigue performance of the recycled mixtures at the tested grades. The recycled asphalt mixtures presented the highest circularity indexes. The incorporation of accruals increased as accrued SSFA costs did not increase the increase. Therefore, the recycled mixes were more technically, environmentally and economically viable than the traditional asphalt mix, especially the mix with 3% SSFA. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25583
dc.date.accessioned 2022-06-09T14:41:33Z
dc.date.available 2022-06-09
dc.date.available 2022-06-09T14:41:33Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Misturas Asfálticas pt_BR
dc.subject Agente Rejuvenescedor pt_BR
dc.subject Reologia pt_BR
dc.subject Desempenho Mecânico pt_BR
dc.subject Custos pt_BR
dc.subject Índice de Circularidade pt_BR
dc.subject Asphalt Mixtures pt_BR
dc.subject Rheology pt_BR
dc.subject Costs pt_BR
dc.subject Rejuvenating agent pt_BR
dc.subject Mechanical Performance pt_BR
dc.subject Circularity Index pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO NETO, Osires de Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Viability of recycled asphalt mixtures with soybean oil sludge fatty acid. pt_BR
dc.identifier.citation MELO NETO, Osires de Medeiros. Viabilidade de misturas asfálticas recicladas com ácido graxo da borra do óleo de soja. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


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