dc.creator.ID |
MELO NETO, O. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5202211822198962 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES LUCENA, L. C. DE FIGUEIRÊDO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2234702016679131 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
LUCENA, Luciana de Figueirêdo Lopes. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
LUCENA, L.F.L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5893551656862490 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRITO, Lélio Antônio Teixeira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BRITO, L. A. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2156590638853724 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, John Kennedy Guedes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
RODRIGUES, J. K. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A crescente demanda por matérias-primas e energia, e o aumento da população justificam o
emprego da economia circular, que busca redução do impacto ambiental e ganhos econômicos.
A utilização do pavimento asfáltico reciclado (Reclaimed Asphalt Pavement - RAP) na
produção de misturas asfálticas a quente (Hot Asphalt Mixtures – HMA) tem sido empregada
na pavimentação devido à escassez de materiais virgens. Entretanto, o emprego de percentuais
elevados de RAP é condicionado à sua suscetibilidade a falhas sob baixas temperaturas e ao
dano por fadiga. A adição de agentes rejuvenescedores pode restaurar parcialmente as
propriedades envelhecidas do ligante recuperado. Nesse sentido, pesquisas que abordem
análises com resíduos e subprodutos industriais são necessárias para trazer soluções que
fomentem a tendência de se trabalhar numa perspectiva de economia circular, que é baseada na
economia e na circulação de resíduos e subprodutos entre os diversos setores, inclusive a
engenharia de pavimentação. Este trabalho avaliou o uso do ácido graxo da borra do óleo de
soja (SSFA) como agente rejuvenescedor para misturas asfálticas recicladas, assim como
analisou a viabilidade técnica, econômica e ambiental quanto à circularidade. Esta última,
considerando o potencial de circularidade dos materiais. Na primeira etapa foi realizada a
caracterização do ligante por meio de ensaios de penetração, ponto de amolecimento,
viscosidade rotacional, performance grade (PG); antes e após o envelhecimento a curto prazo
(RTFO), e multiple stress creep recovery (MSCR). A segunda etapa correspondeu à análise
mecânica das misturas por meio dos ensaios de resistência à tração, suscetibilidade à umidade,
módulo de resiliência, módulo dinâmico, fadiga e deformação permanente; na terceira etapa foi
realizada uma análise de circularidade e na quarta etapa um estudo comparativo analisando o
custo de produção dessas. Os resultados apontaram efeito rejuvenescedor do SSFA e este foi
usado como modificador das misturas asfálticas recicladas com 40% de RAP em teores de 0, 3
e 5%. A adição do RAP melhorou a resistência à deformação permanente e o SSFA melhorou
o desempenho à fadiga das misturas recicladas nos teores testados. As misturas asfálticas
recicladas apresentaram os maiores índices de circularidade. A incorporação do RAP
proporcionou redução de custos das misturas asfálticas e a adição do SSFA não acarretou
aumento significativo. Portanto, as misturas recicladas se apresentaram mais viáveis
tecnicamente, ambientalmente e economicamente que a mistura asfáltica tradicional,
principalmente a mistura com 3% de SSFA. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civi |
pt_BR |
dc.title |
Viabilidade de misturas asfálticas recicladas com ácido graxo da borra do óleo de soja. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-02-25 |
|
dc.description.abstract |
The growing demand for raw materials and energy, and the increase in population justify the
use of the circular economy, which seeks to reduce environmental impact and economic gains.
The use of recycled asphalt pavement (Reclaimed Asphalt Pavement - RAP) in the production
of hot asphalt mixes (Hot Asphalt Mixtures - HMA) has been used in paving due to the scarcity
of virgin materials. However, the use of high percentages of RAP is conditioned to its
susceptibility to failure at low temperatures and to fatigue damage. The addition of rejuvenating
agents can partially restore the aged properties of the recovered binder. Hence, researching
industrial waste and by-products are necessary to bring solutions that foster the tendency to
work from a circular economy perspective, which is based on the economy and the circulation
of waste and by-products between different sectors, including road engineering. This work
evaluated the use of soybean oil sludge fatty acid (SSFA) as a rejuvenating agent for recycled
asphalt mixtures, as well as analyzed the technical, economic and environmental feasibility
regarding the circularity of these materials. In the first step, the characterization of the binder
was carried out through penetration tests, softening point, rotational viscosity, performance
grade (PG); before and after short-term aging (RTFO), and multiple stress creep recovery
(MSCR). The second stage corresponded to the mechanical analysis of the mixtures through
tests of tensile strength, susceptibility to moisture, resilience modulus, dynamic modulus,
fatigue, and permanent deformation; in the third stage an analysis of circularity was carried out
and in the fourth stage a comparative study was carried out analyzing the cost of production of
these. The results showed a rejuvenating effect of SSFA and it was used as a modifier of
recycled asphalt mixtures with 40% RAP in levels of 0, 3 and 5%. The addition of RAP
improved the resistance to permanent deformation and the SSFA improved the fatigue
performance of the recycled mixtures at the tested grades. The recycled asphalt mixtures
presented the highest circularity indexes. The incorporation of accruals increased as accrued
SSFA costs did not increase the increase. Therefore, the recycled mixes were more technically,
environmentally and economically viable than the traditional asphalt mix, especially the mix
with 3% SSFA. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25583 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-09T14:41:33Z |
|
dc.date.available |
2022-06-09 |
|
dc.date.available |
2022-06-09T14:41:33Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas Asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Agente Rejuvenescedor |
pt_BR |
dc.subject |
Reologia |
pt_BR |
dc.subject |
Desempenho Mecânico |
pt_BR |
dc.subject |
Custos |
pt_BR |
dc.subject |
Índice de Circularidade |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt Mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Rheology |
pt_BR |
dc.subject |
Costs |
pt_BR |
dc.subject |
Rejuvenating agent |
pt_BR |
dc.subject |
Mechanical Performance |
pt_BR |
dc.subject |
Circularity Index |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO NETO, Osires de Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Viability of recycled asphalt mixtures with soybean oil sludge fatty acid. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO NETO, Osires de Medeiros. Viabilidade de misturas asfálticas recicladas com ácido graxo da
borra do óleo de soja. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. |
pt_BR |