dc.creator.ID |
SILVEIRA, D.M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3697489285656149 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NÓBRÉGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
INÁCIO, Francilda Araújo. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho, objetivou analisar uma experiência na alfabetização mediada pela
leitura oral de poesia. Fez-se necessário primeiramente um resgate de determinados
conceitos teóricos sobre a literatura infantil brasileira, especialmente sobre a poesia e sua
aproximação com as crianças. Além disso, alguns poemas foram analisados com o
objetivo de destacar-se o valor estético dos textos e a proximidade que os poetas
estabelecem com o público infantil. Objetivamos despertar o gosto pela leitura de poemas
com crianças e estimular a criatividade das crianças, através da brincadeira com a
linguagem, percepção da beleza das imagens, musicalidade e fantasia presentes nos
poemas. Para verificarmos a recepção da poesia pelas crianças observamos as reações
e comentários feitos pelos alunos pesquisados e anotamos num Diário de Campo. A
experiência foi adaptada de acordo com as expectativas e sugestões da comunidade de
leitores pesquisada para propiciar momentos de leitura de forma espontânea e
prazerosa. O relato da experiência, fundamentado nos pressupostos da Estética da
Recepção, pretendeu mostrar as diferentes atitudes diante dos poemas lidos, pois
acreditamos que o contato com a poesia é um momento singular que, na maioria das
vezes depende da qualidade estética da obra, da metodologia utilizada, da vivência e
expectativas dos alunos. Nessa perspectiva, a experiência de leitura com alunos da
alfabetização nos ensinou que as crianças tendem a reportar a poesia para sua
experiência real, elas chamam os objetos para o concreto e dialogam com eles; a partir
daí surgem reações inesperadas que muitas vezes nos surpreendem. Não existe uma
receita pronta, um modelo a ser copiado, para que o gosto pela leitura de poemas seja
despertado em nossos alunos. É preciso que tenhamos sensibilidade para selecionarmos
a metodologia e o texto adequado para cada comunidade de leitores. A exemplo do que
vivenciamos, não basta escolhermos um poema de qualidade, antes disso, devemos
planejar nossas atividades e pensarmos os textos a partir do horizonte de expectativas
do grupo. Nesse caso, se quisermos criar as condições adequadas para uma atitude
receptiva satisfatória, o poema deve ser avaliado de acordo com os procedimentos
textuais utilizados e o nível de compreensão de nossos alunos. Aprendemos também que
diante da realidade e da opinião das crianças precisamos adaptar nossos planos, pois a
leitura de poemas só será significativa se alterar, de alguma forma, o horizonte de expectativas do pequeno leitor. Essa pesquisa contribuiu para o nosso crescimento
pessoal e profissional pois, antes de tudo, ouvimos e consideramos cada comentário,
cada sugestão e cada gesto daquelas crianças. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
|
dc.title |
Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-06 |
|
dc.description.abstract |
The present work, objectified to analyze an experience mediated for the verbal reading of
poetry. A rescue became first necessary of determined theoretical concepts on Brazilian
infantile literature, especially on the poetry and its approach with the children. Moreover,
some poems had been analyzed with the objective to be distinguished the aesthetic value
of the texts and the proximity that the poets establish with the infantile public. We objectify
to awake the taste for the poem reading with children and to stimulate the creativity of the
children, through the trick with the language, perception of the beauty of the images,
music and fancy gifts in poems. To verify the reception of the poetry for the children we
observe the reactions and commentaries made for the searched pupils and write down in
a Daily one of Field. The experience was adapted in accordance with the expectations
and suggestions of the community of readers searched to propitiate moments of the
estimated ones of the Aesthetic one of the Reception, intended to ahead show the
different attitudes of read poems, therefore we believe that the contact with the poetry is a
singular moment that, most of the time depends on the aesthetic quality of the
workmanship, of the used methodology, the experience and expectations of the pupils. In
this perspective, the experience of reading with pupils of the alphabetization in taught that
the children tend to report the poetry for its real experience, them to them calls objects for
the concrete and dialogues with them; from then on unexpected reactions appear that
many times in surprise them. A ready prescription, a model does not exist to be copied, so
that the taste for the poem reading is waked in our pupils. She is necessary that let us
have sensitivity to select the methodology and the text adjusted for each community of
readers. The example of what we live deeply, is not enough to choose a quality poem,
before this, must plan our activities and think the texts from the horizon of expectations of
the group. In this in case that, if to want to create the conditions adjusted for a satisfactory
receptive attitude, the poem must in accordance with be evaluated the used literal
procedures and the level of understanding of our pupils. We also lean that ahead the
reality and the opinion of the children we need to adapt our plans, therefore the poem
reading alone will be significant to get excited, of some form, the horizon of expectations
of the small reader. This research contributed for our personal growth and professional
therefore, before everything, we hear and we consider each commentary each suggestion
and each gesture of those children. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2562 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-22T09:46:56Z |
|
dc.date.available |
2019-01-22 |
|
dc.date.available |
2019-01-22T09:46:56Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Infantil |
|
dc.subject |
Estética da recepção |
|
dc.subject |
Poesia |
|
dc.subject |
Aesthetic of the Reception |
|
dc.subject |
Children's literature |
|
dc.subject |
Poetry |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVEIRA, Diná Menezes da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Poetry reading: an experience in literacy. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVEIRA, Diná Menezes da. Leitura de poesia: uma experiência na alfabetização. 109f. 2007. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2562 |
pt_BR |