DSpace/Manakin Repository

Apropriação da escrita acadêmica por professor em formação e implicações na sua prática pedagógica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MORAIS, F.F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6426595051946675 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, M.A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 pt_BR
dc.contributor.referee1 PENNA, Maura Lucia Fernandes.
dc.contributor.referee2 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.description.resumo Este trabalho é um estudo de caso, cujos objetivos são observar a relevância da base de orientação para o ensino-aprendizagem da escrita acadêmica e verificar as possíveis implicações teórico-metodológicas, da apropriação dessa escrita, na docência de uma aluna-professora, de um curso de Pedagogia em Serviço, no decorrer da disciplina Prática de Ensino Continuada. Para tanto, mobilizamos os fundamentos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), à luz de Bronckart (1999/2003), atendo-nos na investigação do processo de apropriação desse modelo de escrita e num experimento vivenciado pelo sujeito da nossa investigação. Os dados foram coletados por meio de: entrevistas semi-estruturadas; textos escritos da seção teórica da monografia; gravações de aulas da aluna-professora e observação de outros documentos - plano de curso, diário das ações didáticas e atividades escolares dos alunos do sujeito da pesquisa. Para assegurarmos a validade dos resultados, analisamos a primeira e a última produção textual da fundamentação teórica da monografia, através das quais pudemos observar não só as condições de produção, mas o processo de planificação do conteúdo temático, considerando os mecanismos de textualização, enunciativos e discursivos inerentes àquele gênero textual. Além disso, mapeamos as ações didáticas da aluna-professora - antes, durante e depois da nossa intermediação -, verificando se os nossos direcionamentos refletiam no agir pedagógico daquela. A análise desses dados revelou a desvinculação entre os conhecimentos adquiridos na universidade e aqueles ensinados na educação básica, havendo uma correlação apenas no decorrer da nossa assistência à aluna-professora. Este fato aponta para outros fatores, desvinculados da base de orientação, que merecem uma reflexão mais profunda sobre as reais causas para esse afastamento, como situação sócio-cultural do sujeito social, infraestrutura pedagógica e curricular da escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras
dc.title Apropriação da escrita acadêmica por professor em formação e implicações na sua prática pedagógica. pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.description.abstract This paper as a study of case, as the main objective of observing the importance of orientation to the teaching learning on academic writing and, at the same time, verifies the possible theorectical methodological implications, on the appropriation of this writing, in a practice of a student-teacher, in course of Pedagogy, during her performance as a trainer. In order to get this, we studied the theoretical basis of Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). These studies were made according to Bronckart (1999/2003), but, in this particular case we only investigate the processo f appropriation of this modelo f writing in na experience experienced by the teacher; writing texts from the theorical section of the monograph; the student's recording classes and school activities from the students which were aim of the research. This fact show us another facts, different from the base of orientation, which deserve a deep reflection about the real reason that cause this distance, such as sócio cultural situation of social subject, infrastructure pedagogic as well as curriculum of school. In order of ensuring the validity of the results, we analyze the first and the last textual production from the theorectical section of the monograph, by observing the external and internal (psycological arquétipos) as well as the linguistic-types which involves the proces concerned to the theme related to genre text, which make possible observe the processo f assimilation on academic writing by the student. Besides we mapped the didactic actions from the student - before, during and after our intermediation, verifying i four way of acting with her reflected on her way of acting too. The analyzed dates revealed that the knowledge acquired at University and those got on basic education, are completely distorted because we only could see a correlation during our attendance to the student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2565
dc.date.accessioned 2019-01-22T10:42:15Z
dc.date.available 2019-01-22
dc.date.available 2019-01-22T10:42:15Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodiscursivo
dc.subject Escrita acadêmica
dc.subject Formação de professor
dc.subject Sociodiscursive Interactionism
dc.subject Academic writing
dc.subject Teacher formation
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Francineide Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Appropriation of academic writing by teacher in training and implications in his pedagogical practice. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Francineide ferreira de. Apropriação da escrita acadêmica por professor em formação e implicações na sua prática pedagógica. 145f. 2006. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2565 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta