dc.creator.ID |
MORAIS, F.F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6426595051946675 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M.A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PENNA, Maura Lucia Fernandes. |
|
dc.contributor.referee2 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho é um estudo de caso, cujos objetivos são observar a relevância da base de
orientação para o ensino-aprendizagem da escrita acadêmica e verificar as possíveis
implicações teórico-metodológicas, da apropriação dessa escrita, na docência de uma
aluna-professora, de um curso de Pedagogia em Serviço, no decorrer da disciplina Prática de Ensino Continuada. Para tanto, mobilizamos os fundamentos teóricos do
Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), à luz de Bronckart (1999/2003), atendo-nos na
investigação do processo de apropriação desse modelo de escrita e num experimento
vivenciado pelo sujeito da nossa investigação. Os dados foram coletados por meio de:
entrevistas semi-estruturadas; textos escritos da seção teórica da monografia; gravações
de aulas da aluna-professora e observação de outros documentos - plano de curso, diário
das ações didáticas e atividades escolares dos alunos do sujeito da pesquisa. Para
assegurarmos a validade dos resultados, analisamos a primeira e a última produção
textual da fundamentação teórica da monografia, através das quais pudemos observar
não só as condições de produção, mas o processo de planificação do conteúdo temático,
considerando os mecanismos de textualização, enunciativos e discursivos inerentes
àquele gênero textual. Além disso, mapeamos as ações didáticas da aluna-professora -
antes, durante e depois da nossa intermediação -, verificando se os nossos
direcionamentos refletiam no agir pedagógico daquela. A análise desses dados revelou a
desvinculação entre os conhecimentos adquiridos na universidade e aqueles ensinados
na educação básica, havendo uma correlação apenas no decorrer da nossa assistência à
aluna-professora. Este fato aponta para outros fatores, desvinculados da base de
orientação, que merecem uma reflexão mais profunda sobre as reais causas para esse
afastamento, como situação sócio-cultural do sujeito social, infraestrutura pedagógica e
curricular da escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
|
dc.title |
Apropriação da escrita acadêmica por professor em formação e implicações na sua prática pedagógica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.description.abstract |
This paper as a study of case, as the main objective of observing the importance of
orientation to the teaching learning on academic writing and, at the same time, verifies the
possible theorectical methodological implications, on the appropriation of this writing, in a
practice of a student-teacher, in course of Pedagogy, during her performance as a trainer.
In order to get this, we studied the theoretical basis of Interacionismo Sociodiscursivo
(ISD). These studies were made according to Bronckart (1999/2003), but, in this particular
case we only investigate the processo f appropriation of this modelo f writing in na
experience experienced by the teacher; writing texts from the theorical section of the
monograph; the student's recording classes and school activities from the students which
were aim of the research. This fact show us another facts, different from the base of
orientation, which deserve a deep reflection about the real reason that cause this distance,
such as sócio cultural situation of social subject, infrastructure pedagogic as well as
curriculum of school. In order of ensuring the validity of the results, we analyze the first
and the last textual production from the theorectical section of the monograph, by
observing the external and internal (psycological arquétipos) as well as the linguistic-types
which involves the proces concerned to the theme related to genre text, which make
possible observe the processo f assimilation on academic writing by the student. Besides
we mapped the didactic actions from the student - before, during and after our
intermediation, verifying i four way of acting with her reflected on her way of acting too.
The analyzed dates revealed that the knowledge acquired at University and those got on
basic education, are completely distorted because we only could see a correlation during
our attendance to the student. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2565 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-22T10:42:15Z |
|
dc.date.available |
2019-01-22 |
|
dc.date.available |
2019-01-22T10:42:15Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo sociodiscursivo |
|
dc.subject |
Escrita acadêmica |
|
dc.subject |
Formação de professor |
|
dc.subject |
Sociodiscursive Interactionism |
|
dc.subject |
Academic writing |
|
dc.subject |
Teacher formation |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAIS, Francineide Ferreira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Appropriation of academic writing by teacher in training and implications in his pedagogical practice. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAIS, Francineide ferreira de. Apropriação da escrita acadêmica por professor em formação e implicações na sua prática pedagógica. 145f. 2006. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2565 |
pt_BR |