dc.creator.ID |
EHRICH, I.O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2409729729237818 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMORIM, José Edilson de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMORIM, J.E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6524195105007515 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SALES, Ana Maria Coutinho. |
|
dc.description.resumo |
Entendendo a Literatura como representação social, este trabalho faz uma análise do romance regionalista A Barragem, da escritora sousense Ignez Mariz, o qual retrata a história de uma família de retirantes nordestinos que, devido às adversidades causadas
pela seca de 1932, vai procurar as obras de açudagem em São Gonçalo. Com uma
linguagem fácil e construindo personagens marcantes, representativos de alguns sujeitos
sociais da época (década de 1930), a autora marca, em seu texto, mediante a ação dos
personagens, detalhes minuciosos da construção de mais um açude na década de 1930,
no sertão paraibano, além disso, ela valoriza o trabalho sertanejo, a educação e o papel
da mulher. Na pesquisa, tempo e espaço foram escolhidos como categorias de análise
contextualizadoras da representação social (calcada nas ideias de Moscovici e Jodelet)
exposta no enredo. Assim, Entre os Apitos da Casa-de-Força, A Barragem: da análise
textual à sala de aula, volta-se para a seguinte indagação: qual a contribuição de A
Barragem para a comunidade de São Gonçalo no que tange à representação de
aspectos sócio-histórico-culturais do referido lugar? No intento de responder esta
questão, este trabalho tem um pequeno viés etnográfico, sendo analítico-interpretativo,
com uma vertente bibliográfica e histórico-documental e baseia-se nos seguintes
objetivos gerais: 1) analisar, interpretar e compreender tempo e espaço, enquanto
categorias contextualizadoras de análise, no romance A Barragem; 2) buscar
compreender a representação de aspectos sócio-histórico-culturais de São Gonçalo no
enredo do romance A Barragem; 3) contribuir para a inserção de novas as práticas
pedagógicas no cotidiano escolar. E possuirá os seguintes objetivos específicos: 1) reler
analiticamente A Barragem; 2) identificar e analisar a representação de aspectos sóciohistórico- culturais de São Gonçalo no romance de Ignez Mariz em questão; 3) planejar e exercitar o estudo do romance em sala de aula. Para melhor contemplar os objetivos propostos, o trabalho está dividido em duas partes: na primeira, é feita a revisão de literatura e a análise da representação social de São Gonçalo em A Barragem. Na
segunda parte, são abordadas questões inerentes ao ensino (leitura literária, escrita,
formação docente, letramento entre outros temas) e a descrição e análise de uma
experiência didática com o referido romance em sala de aula. Por fim, retomamos a
questão norteadora e evidencia que São Gonçalo tem, sim, um texto literário, que A
Barragem, e que merece (por que não?) ser trabalhado em sala de aula, sobretudo no
sertão paraibano. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
|
dc.title |
Entre os apitos da casa-de-força, A Barragem: da análise textual à sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.description.abstract |
Understanding the Literature as social representation, this work is an analysis of the dam
regionalist novel, the writer of Sousa Ignez Mariz, which portrays the story of a family of
northeastern strollers that due to the adversity caused by the drought of 1932, will look for
work of weirs in São Paulo. With an easy language characters marked building,
representative of some social subjects of the time (the 1930s), the author marks in her
text, by the action of characters, full details of the construction of another dam in the
1930s, in the hinterland of Paraíba Moreover, she appreciates the trotes work, education
and the role of women. In the research, time and space are categories of analysis context
of social representation (based on the ideas of Moscovici and Jodelet) exposed the plot.
Therefore, Amongst the whistles of the House-of-Force, The Dam: textual analysis of the
classroom, back up to the following question: whafs the contribution of the dam to the
community of São Gonçalo in regard to the representation of social, historical and cultural
points of that place? In attempt to answer this question, this work has a small ethnic bias,
and analytical-interpretative, with a part-documentary and historical literature and it's
based on the following general objectives: 1) analyze, interpret and understand time and
space as categories context of analysis, in the novel The Dam, 2) seek to understand the
representation of social,historical and cultural of São Gonçalo in the plot of the novel The
dam, 3) contribute to the integration of new teaching practices in daily school. And it has
the following specific objectives: 1) The analytically read of The Dam, 2) identify and
analyze the representation of social, cultural and historical romance of São Gonçalo in the
Ignez Mariz concerned, 3) plan and practice the study of the novel in the classroom of
class. seeking better understanding of the objectives, the work is divided in two parts: first,
there is a literature review and analysis of the social representation of São Gonçalo in the
dam. In the second part, issues are addressed to education (reading literature, writing,
teacher training, literacy among the topics) and the description and analysis of an
experience with teaching the novel in the classroom. Finally, take up the guiding question
and highlights that São Gonçalo is, rather, a literary text, that the dam, and it deserves
(why not) be working in the classroom, especially in the hinterland of Paraiba. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2566 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-22T10:50:38Z |
|
dc.date.available |
2019-01-22 |
|
dc.date.available |
2019-01-22T10:50:38Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
|
dc.subject |
Representação Social |
|
dc.subject |
Didatização do Saber |
|
dc.subject |
Literature |
|
dc.subject |
Social Representation |
|
dc.subject |
Knowledge Education |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
EHRICH, Isaías de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Among the squatter whistles, the dam: from textual analysis to classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
EHRICH, Isaías de Oliveira. Entre os apitos da casa-de-força, A Barragem: da análise textual à sala de aula. 284f. 2009. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2566 |
pt_BR |