dc.creator.ID |
SOARES, K.L.P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8350145666440291 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Márcia Tavares. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M.T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.referee2 |
PERROTTI, Edmir. |
|
dc.description.resumo |
Sabemos que a história da nossa literatura infanto-juvenil surge atrelada à história da educação de nosso país, servindo como pretexto para estudos da língua ou simplesmente para transmissão de valores. No entanto, desde 1999 Magda Soares defende uma escolarização adequada do texto literário, pois segundo ela é inegável e inevitável o processo de escolarização do texto literário, tal processo pode se dá de forma adequada ou inadequada, adequada é a escolarização que conduz o leitor às práticas de leitura literária que ocorrem no contexto social em que está inserido, reconhecendo as atitudes e os valores próprios do ideal de leitor que se deseja formar. Preocupados com a formação de leitores na Educação básica e com o uso do texto literário na escola, nos propomos a realizar uma pesquisa voltada para a prática da leitura do texto literário em sala de aula, cujo objetivo é permitir que os alunos-leitores interajam com o texto ampliando seu horizonte de expectativa e que, sobretudo, possam participar do processo de humanização possibilitado pela literatura. O trabalho está pautado na Estética da
recepção de Hans Robert Jauss (1994) e na prática do Letramento literário proposto por Rildo Cosson (2006). Inicialmente, apresentamos os estudos teóricos, incluindo a análise da obra A cama, de Lygia Bojunga Nunes, utilizada no projeto de leitura aqui descrito, focalizamos nessa obra o estudo dos espaços e das personagens que seriam abordadas em sala, a última etapa do trabalho é o relato das aulas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
|
dc.title |
Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-05 |
|
dc.description.abstract |
We know that our children-youthful's literature history appeared at the some time
to the education history in our country, serving as an excuse to study our
language or just to transmit values. When Ligia Chiappini (2005) discusses about
social, economical and ideological questions that involves the textbooks consider
the needing of a textbook production variety, as to the language teaching as to
the literature teaching. According to Chiappini, this teaching material should be
done with the cooperation of the people that will use it. For her, the cooperative
work surpass the traditional concept of literature and allow that the subject
escape the alienation through his/her practice, acting in the world to change it,
confirming the freedom. Worried about the readers education in the Basic
Education and using the literaty text aiming to permit that the students-readers
interact with the text, enlarging their expectatives and, above ali, take part the
humanitarian process allowed by the Literature. The research is based on the
Aesthetics of reception by Hans Robert Jauss (1994) and in the practice of
literary literacy1 proposed by Rildo Cosson (2006). At the beginning, we present
the theoretical studies, including the work analysis "A cama , by Lygia Bojunga
Nunes used in the reading project described here, then we focused on this work
the study of the places and the characters that were approached in the
classroom, and the last part of this research is the narrative of the reading
meetings. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2567 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-22T11:05:47Z |
|
dc.date.available |
2019-01-22 |
|
dc.date.available |
2019-01-22T11:05:47Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Infanto-Juvenil |
|
dc.subject |
Ensino |
|
dc.subject |
Letramento Literário |
|
dc.subject |
Estética da Recepção |
|
dc.subject |
Children-Youthfu's Literature |
|
dc.subject |
Teaching |
|
dc.subject |
Literary Literacy |
|
dc.subject |
Aesthetics of Reception |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Kalina Lígia Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From reading space to reading space: a study about Lygia Bojunga Nunes' bed. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOARES, Kalina Lígia Pereira. Da leitura do espaço ao espaço da leitura: um estudo sobre A cama de Lygia Bojunga Nunes. 269f. 2008. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2567 |
pt_BR |