dc.creator.ID |
ANGELINO, A.M.B.S.C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5686405684243511 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CRUZ, Neide de Fátima Cesar da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CRUZ, N. F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2508232872883509 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BORBOREMA FILHO, Edmilson de Albuquerque. |
|
dc.contributor.referee2 |
DOURADO, Maura Regina da Silva. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo geral deste trabalho é descrever como as atividades de produção oral de
um livro didático, que segue a abordagem comunicativa, são aplicadas por dois professores de inglês de uma escola de idiomas, com alunos de nível inicial. Para
respondermos a esse objetivo, propomos os seguintes objetivos específicos: (1)
identificar, dentre as competências que compõem a competência comunicativa, quais
as mais focalizadas pelos dois professores, durante a aplicação das atividades de
produção oral; (2) verificar se, e de que forma, os dois professores assumem os
papéis previstos para o professor pela abordagem comunicativa; e (3) investigar se a
experiência de ensino com a abordagem comunicativa dos dois professores influencia
suas práticas, especificamente aquelas relativas à aplicação das competências e ao
papel assumido pelo professor. A fim de coletar os dados para respondermos aos dois
primeiros objetivos específicos, quatro atividades de produção oral aplicadas pelos
dois professores foram áudio gravadas e analisadas. Para investigarmos se a
experiência de ensino com a abordagem comunicativa dos dois professores influencia
suas práticas, realizamos uma entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que
a competência gramatical é utilizada primordialmente pelos dois professores nas
quatro atividades, e que os dois professores desempenham majoritariamente o papel
de informante (Silveira, 1999). Quanto à influência da experiência com a abordagem
comunicativa nas práticas dos professores, percebemos que essa experiência pode
influenciar os dois professores de maneira diferenciada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
|
dc.title |
Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-08 |
|
dc.description.abstract |
The general objective of this study is to describe how the oral production activities
presented in a textbook, which follows the communicative approach, are applied by two
teachers of an English private school, with beginner students. In order to investigate
this general objective, the following three specific objectives are proposed: (1) to
identify, out of the competences which entail the communicative competence, the ones
which are most focused by the two teachers during the application of the oral
production activities; (2) to verify if, and in what ways, the two teachers play the roles
ascribed by the communicative approach; and (3) to investigate if their teaching
experience with the communicative approach influences their practices, specifically the
practices related to the application of the competences and to the role played by the
teacher. In order to achieve the two first specific objectives, four oral production
activities applied by the two teachers were audio recorded and analysed. To
investigate if the two teachers’ teaching experience with the communicative approach
influences their practices, a semi-structured interview was carried out. The results
indicate that the grammatical competence is mostly focused, and that the two teachers
play mainly the role of informant (Silveira, 1999). As to the influence of the two
teachers’ teaching experience with the communicative approach, it was possible to
perceive that such experience is likely to influence them in diverse ways |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-23T15:58:44Z |
|
dc.date.available |
2001-01-23 |
|
dc.date.available |
2019-01-23T15:58:44Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo e Ensino - Língua Inglesa |
|
dc.subject |
Livro didático |
|
dc.subject |
Competência comunicativa |
|
dc.subject |
Produção oral |
|
dc.subject |
Study and Teaching - English Language |
|
dc.subject |
Textbook |
|
dc.subject |
Communicative competence |
|
dc.subject |
Oral production |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. 92/5000 Communicative approach: application of oral production activities in English language classes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. 149f.2008. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573 |
pt_BR |