DSpace/Manakin Repository

Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANGELINO, A.M.B.S.C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5686405684243511 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CRUZ, Neide de Fátima Cesar da.
dc.contributor.advisor1ID CRUZ, N. F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2508232872883509 pt_BR
dc.contributor.referee1 BORBOREMA FILHO, Edmilson de Albuquerque.
dc.contributor.referee2 DOURADO, Maura Regina da Silva.
dc.description.resumo O objetivo geral deste trabalho é descrever como as atividades de produção oral de um livro didático, que segue a abordagem comunicativa, são aplicadas por dois professores de inglês de uma escola de idiomas, com alunos de nível inicial. Para respondermos a esse objetivo, propomos os seguintes objetivos específicos: (1) identificar, dentre as competências que compõem a competência comunicativa, quais as mais focalizadas pelos dois professores, durante a aplicação das atividades de produção oral; (2) verificar se, e de que forma, os dois professores assumem os papéis previstos para o professor pela abordagem comunicativa; e (3) investigar se a experiência de ensino com a abordagem comunicativa dos dois professores influencia suas práticas, especificamente aquelas relativas à aplicação das competências e ao papel assumido pelo professor. A fim de coletar os dados para respondermos aos dois primeiros objetivos específicos, quatro atividades de produção oral aplicadas pelos dois professores foram áudio gravadas e analisadas. Para investigarmos se a experiência de ensino com a abordagem comunicativa dos dois professores influencia suas práticas, realizamos uma entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que a competência gramatical é utilizada primordialmente pelos dois professores nas quatro atividades, e que os dois professores desempenham majoritariamente o papel de informante (Silveira, 1999). Quanto à influência da experiência com a abordagem comunicativa nas práticas dos professores, percebemos que essa experiência pode influenciar os dois professores de maneira diferenciada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras
dc.title Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. pt_BR
dc.date.issued 2008-08
dc.description.abstract The general objective of this study is to describe how the oral production activities presented in a textbook, which follows the communicative approach, are applied by two teachers of an English private school, with beginner students. In order to investigate this general objective, the following three specific objectives are proposed: (1) to identify, out of the competences which entail the communicative competence, the ones which are most focused by the two teachers during the application of the oral production activities; (2) to verify if, and in what ways, the two teachers play the roles ascribed by the communicative approach; and (3) to investigate if their teaching experience with the communicative approach influences their practices, specifically the practices related to the application of the competences and to the role played by the teacher. In order to achieve the two first specific objectives, four oral production activities applied by the two teachers were audio recorded and analysed. To investigate if the two teachers’ teaching experience with the communicative approach influences their practices, a semi-structured interview was carried out. The results indicate that the grammatical competence is mostly focused, and that the two teachers play mainly the role of informant (Silveira, 1999). As to the influence of the two teachers’ teaching experience with the communicative approach, it was possible to perceive that such experience is likely to influence them in diverse ways pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573
dc.date.accessioned 2019-01-23T15:58:44Z
dc.date.available 2001-01-23
dc.date.available 2019-01-23T15:58:44Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Estudo e Ensino - Língua Inglesa
dc.subject Livro didático
dc.subject Competência comunicativa
dc.subject Produção oral
dc.subject Study and Teaching - English Language
dc.subject Textbook
dc.subject Communicative competence
dc.subject Oral production
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. 92/5000 Communicative approach: application of oral production activities in English language classes. pt_BR
dc.identifier.citation ANGELINO, Ana Maria Barros Servilha Costa.Abordagem comunicativa: aplicação de atividades de produção oral em aulas de língua inglesa. 149f.2008. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2573 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta