DSpace/Manakin Repository

Manuel Bandeira, cultura popular e escolarização: uma experiência com poemas no 9º ano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, A. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.referee1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Francisca Zuleide Duarte.
dc.description.resumo O presente trabalho objetivou refletir acerca de uma experiência de leitura da poesia de Manuel Bandeira, no 9o ano da Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira, considerando-se o diálogo com a cultura popular presente na poética desse autor. Para isso, fez-se necessário uma revisão de determinados conceitos teóricos sobre a cultura popular, tais como: a complexidade da cultura brasileira e da representatividade das manifestações populares na poesia bandeiriana; realizamos a leitura dos poemas presentes na antologia organizada, demonstrando o modo como alguns elementos da cultura do povo são ressignificados pelo poeta. Abordamos, também, sobre a literatura e o ensino, bem como a interação texto-leitor, visando reavaliar a metodologia direcionada ao texto poético. Buscando verificar a recepção da poesia pelos adolescentes, observamos as reações e comentários feitos pelos alunos colaboradores da nossa pesquisa e anotamos tudo num Diário de Campo. O relato da experiência, fundamentado nos pressupostos da Estética da Recepção, pretendeu mostrar as diferentes atitudes diante dos poemas lidos, pois acreditamos que a poesia mexe com a emoção, com os sentimentos e com sensações; logo, o contato com o texto poético é um momento singular que, na maioria das vezes depende da metodologia utilizada, da vivência e expectativas dos alunos e da qualidade estética da obra. A exemplo do que vivenciamos, não basta escolhermos um poema de qualidade, antes, devemos planejar nossas atividades e pensarmos os textos a partir do horizonte de expectativas da turma. Aprendemos também que o trabalho com poemas será mais significativo se alterar, de alguma maneira, o horizonte de expectativas do leitor. Nessa perspectiva, esperamos que esta pesquisa constitua um exemplo de estímulo a reflexão sobre o papel da literatura na escola, fornecendo contribuições significativas para o repensar da prática pedagógica direcionada ao texto literário. Palavras-chave: Manuel Bandeira, Cultura Popular, Estética da Recepção e Ensino de literatura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras
dc.title Manuel Bandeira, cultura popular e escolarização: uma experiência com poemas no 9º ano. pt_BR
dc.date.issued 2009-08
dc.description.abstract The present project objectified reflects about the experience of poetry reading of Manuel Bandeira in the 9t h grade of the Ademar Veloso da Silveira State School, considering the dialog like a popular culture is present in the poetic of this author. Therefore, made necessary a revision of certain theoretical concepts on popular culture such as: the complexity of the Brazilian Culture and about the representatively of popular manifestations in the Bandeira's poems. We realize the reading of poems presents in the organized anthology, showing the way how some elements in the people's culture are bringing a new meaning by the poet. We also broach about the literature and the teaching, as well as the interaction text-reader, aiming to revalue the methodology focused to the poetic text; Seeking to verify the reception of the poems by the teenagers, we observe the reactions and remarks said by the collaborators students of the research and then we register ali in a Field's Journal. The relate of experience, underlie in presupposes of the Esthetic of Reception, intended to show the different attitudes up against of the poems read, 'cause we believe that the poems get with the emotions, with the feelings, and with the sensations; So, the contact with the poetic text is a singular moment that, in the most of times depends of the methodology used, of experience and expectative of the students and of the esthetic quality of the work. An example is what we live, isn't enough choose a poem of quality, before, we should plan our activities and think about texts from the horizon of the class expectative. We also learned about the work with poems will be more significant if change, of some way, the horizon of the reader expectative. In this perspective, we hope that this project build an example of stimulus for a reflection about the function of the literature in the school, giving significant contributions to rethink about the pedagogic practice focused to the literary text. Keywords: Manuel Bandeira, Popular Culture, Esthetic of Reception and Literature Teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2575
dc.date.accessioned 2019-01-23T16:20:17Z
dc.date.available 2009-08
dc.date.available 2019-01-23T16:20:17Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura e Ensino
dc.subject Manuel Bandeira
dc.subject Cultura Popular
dc.subject Estética da Recepção
dc.subject Popular Culture
dc.subject Esthetic of Reception
dc.subject Literature Teaching
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Andréia Bezerra de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Manuel Bandeira, popular culture and schooling: an experience with poems in the 9th year. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Andréia Bezerra de Manuel Bandeira, cultura popular e escolarização: uma experiência com poemas no 9º ano. 225f. 2009.(Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2575 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta