dc.creator.ID |
LIMA, A. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.referee1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Francisca Zuleide Duarte. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho objetivou refletir acerca de uma experiência de leitura da poesia de
Manuel Bandeira, no 9o ano da Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira, considerando-se o diálogo com a cultura popular presente na poética desse autor. Para
isso, fez-se necessário uma revisão de determinados conceitos teóricos sobre a cultura
popular, tais como: a complexidade da cultura brasileira e da representatividade das
manifestações populares na poesia bandeiriana; realizamos a leitura dos poemas
presentes na antologia organizada, demonstrando o modo como alguns elementos da
cultura do povo são ressignificados pelo poeta. Abordamos, também, sobre a literatura e
o ensino, bem como a interação texto-leitor, visando reavaliar a metodologia direcionada
ao texto poético. Buscando verificar a recepção da poesia pelos adolescentes,
observamos as reações e comentários feitos pelos alunos colaboradores da nossa
pesquisa e anotamos tudo num Diário de Campo. O relato da experiência, fundamentado
nos pressupostos da Estética da Recepção, pretendeu mostrar as diferentes atitudes
diante dos poemas lidos, pois acreditamos que a poesia mexe com a emoção, com os
sentimentos e com sensações; logo, o contato com o texto poético é um momento singular que, na maioria das vezes depende da metodologia utilizada, da vivência e
expectativas dos alunos e da qualidade estética da obra. A exemplo do que vivenciamos,
não basta escolhermos um poema de qualidade, antes, devemos planejar nossas
atividades e pensarmos os textos a partir do horizonte de expectativas da turma.
Aprendemos também que o trabalho com poemas será mais significativo se alterar, de
alguma maneira, o horizonte de expectativas do leitor. Nessa perspectiva, esperamos
que esta pesquisa constitua um exemplo de estímulo a reflexão sobre o papel da
literatura na escola, fornecendo contribuições significativas para o repensar da prática
pedagógica direcionada ao texto literário.
Palavras-chave: Manuel Bandeira, Cultura Popular, Estética da Recepção e Ensino de
literatura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
|
dc.title |
Manuel Bandeira, cultura popular e escolarização: uma experiência com poemas no 9º ano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-08 |
|
dc.description.abstract |
The present project objectified reflects about the experience of poetry reading of Manuel
Bandeira in the 9t h grade of the Ademar Veloso da Silveira State School, considering the
dialog like a popular culture is present in the poetic of this author. Therefore, made
necessary a revision of certain theoretical concepts on popular culture such as: the
complexity of the Brazilian Culture and about the representatively of popular
manifestations in the Bandeira's poems. We realize the reading of poems presents in the
organized anthology, showing the way how some elements in the people's culture are
bringing a new meaning by the poet. We also broach about the literature and the teaching,
as well as the interaction text-reader, aiming to revalue the methodology focused to the
poetic text; Seeking to verify the reception of the poems by the teenagers, we observe the
reactions and remarks said by the collaborators students of the research and then we
register ali in a Field's Journal. The relate of experience, underlie in presupposes of the
Esthetic of Reception, intended to show the different attitudes up against of the poems
read, 'cause we believe that the poems get with the emotions, with the feelings, and with
the sensations; So, the contact with the poetic text is a singular moment that, in the most
of times depends of the methodology used, of experience and expectative of the students
and of the esthetic quality of the work. An example is what we live, isn't enough choose a
poem of quality, before, we should plan our activities and think about texts from the
horizon of the class expectative. We also learned about the work with poems will be more
significant if change, of some way, the horizon of the reader expectative. In this
perspective, we hope that this project build an example of stimulus for a reflection about
the function of the literature in the school, giving significant contributions to rethink about
the pedagogic practice focused to the literary text.
Keywords: Manuel Bandeira, Popular Culture, Esthetic of Reception and Literature
Teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2575 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-23T16:20:17Z |
|
dc.date.available |
2009-08 |
|
dc.date.available |
2019-01-23T16:20:17Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura e Ensino |
|
dc.subject |
Manuel Bandeira |
|
dc.subject |
Cultura Popular |
|
dc.subject |
Estética da Recepção |
|
dc.subject |
Popular Culture |
|
dc.subject |
Esthetic of Reception |
|
dc.subject |
Literature Teaching |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Andréia Bezerra de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Manuel Bandeira, popular culture and schooling: an experience with poems in the 9th year. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Andréia Bezerra de Manuel Bandeira, cultura popular e escolarização: uma experiência com poemas no 9º ano. 225f. 2009.(Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2575 |
pt_BR |