dc.creator.ID |
PATRIOTA, L.M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0206758132708524 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M.A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PRETI, Dino. |
|
dc.contributor.referee2 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.description.resumo |
Partindo da concepção de língua como interação, realizações conjuntas em contextos
específicos e objetivos definidos, este estudo teve como objetivo analisar as concepções
de língua e de gíria de professores do ensino básico, assim como verificar as atitudes
advindas dessas concepções e a influência delas na metodologia dos professores. Para
isto, este estudo apoiou-se em reflexões teóricas voltadas para a questão da interação em
sala de aula (Koch, 2004; Erickson, 2001; Brait, 1995; Dettoni, 1995; Bakhtin, 1995;
Delamont, 1987), da visão purista da língua, sua história e conseqüências para o ensino
(Bortoni, 1995; Bagno, 2003, 2002, 2001, 1999; Leite, 1999) e dos estudos de gíria (Preti,
2004, 2000, 1998, 1996). Para a execução da pesquisa foram selecionados vinte
professores do ensino fundamental II e médio de uma escola privada da cidade de
Campina Grande - PB, de todas as disciplinas que compõem o currículo do ensino básico
e para a coleta de dados optou-se pela entrevista semi-estruturada e observação das
aulas desses professores como forma de se perceber a presença das gírias nas falas
deles, em que momentos eram usadas, com que funções. Os resultados mostraram uma
concepção purista de língua pelos professores, sendo a gíria concebida como um uso
voltado para os jovens, feio, marginal, reflexo de falta de leitura e vocabulário. No entanto,
apesar de apresentarem uma visão purista da língua, os professores fizeram uso das
gírias em sala de aula para os mais variados fins: aproximarem-se dos alunos, disciplinálos
e para facilitar a sua aprendizagem. Porém, apesar desses usos observados,
permaneceu no universo dos professores o trabalho metodológico com as gírias no
sentido de sua eliminação, estabelendo, com isso, um conflito entre as concepções e os
usos efetivos da língua pelos professores, estimulando a manutenção da gíria no seu
lugar de marginalidade e exclusão e reforçando a visão purista de língua dos professores.* |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
|
dc.title |
Uso e aceitação/rejeição das gírias por professores do ensino básico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006-07 |
|
dc.description.abstract |
From the conception of language as interaction, jointly realizations in specific contexts and
defined objects, this study has as main objective to analyse the conceptions of language
and slang of teachers from the high school, as well as to verify the attitudes from these
conceptions and their influence in the teachers' methodology. To make possible, this work
was leant in theorical reflections returned to the matter of classroom (Koch, 2004;
Erickson, 2001; Brait, 1995; Dettoni, 1995; Bakhtin, 1995: Delamont, 1987), from the
puritain vision of language, its history and consequences for teaching (Bagno, 2003, 2002,
2001, 1999; Leite, 1999; Bortoni, 1995) and the slangs researches (Preti, 2004, 2000,
1998, 1996). To the execution of the presented research, we selected twelve teachers
from the high and middle school of a private establishment of Campina Grande - PB, of all
the subjects that take part of the basic teaching. To collect the piece of informations, we
opted to go by the semi-structured interview and to detect the slangs presence on their
speaking, in which moments they were used and which functions they had. The results
showed a puritain conception of language by the teachers, as the slang use, belonging to
the youngs, ugly, delinquent, reflex of lecture and vocabulary absences. Despite the
puritain language conception, the teachers used slangs in their classes for different
purposes: to approximate their pupils, to discipline and facilitate their knowledge. However,
in spite of the observed usages, remained in the teachers universe the methodological
work eliminating the slans with this, set up a conflict between the conceptions and the
effective uses by the language of the teachers, stimulating the slang maintenance in the
place of delinquency and exclusion, reinforcing the puritain vision of language from the
teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2577 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-23T16:33:33Z |
|
dc.date.available |
2019-01-23 |
|
dc.date.available |
2019-01-23T16:33:33Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Interação |
|
dc.subject |
Purismo Linguístico |
|
dc.subject |
Gíria |
|
dc.subject |
Sala de Aula |
|
dc.subject |
Interaction |
|
dc.subject |
Linguistic Purism |
|
dc.subject |
Slang |
|
dc.subject |
Classroom |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use and acceptance / rejection of slang by primary school teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PATRIOTA, Luciene Maria. Uso e aceitação/rejeição das gírias por professores do ensino básico. 138f. 2006. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2577 |
pt_BR |