dc.creator.ID |
COSTA, C. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4105007353227872 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Denise LIno de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Maria Lúcia da. |
|
dc.description.resumo |
No cenário da educação brasileira é visível a preocupação de cientistas da área, bem
como da sociedade de modo geral, em relação ao desempenho dos alunos brasileiros
de escolas públicas. Pesquisas de sistemas avaliativos, tais como Inep, Pisa, Saeb e
Enem, mostram que a qualidade do ensino cai a cada edição em que esses exames
acontecem. A presente dissertação tenta responder que saberes de referência
científica sobre leitura estão subjacentes às propostas do modelo de avaliação do
Saeb e do ENEM e que saberes docentes são manifestados na discussão dos
instrumentos oficiais e na elaboração de questões de leitura vistos no momento do
planejamento didático e na atuação em sala considerando o modelo adotado nos
contextos de avaliação em estudo. Em virtude da preocupação acerca dos temas
saber docente e exames nacionais de avaliação, a presente dissertação tem como
objetivos identificar e descrever criticamente os saberes docentes manifestados na
discussão dos instrumentos de avaliação em referência, e identificar e descrever os
saberes docentes manifestados nas reuniões de planejamento e na atuação em sala
de aula no ensino médio, para um curso preparatório de leitura e discussão dos
descritores das matrizes de referência do Sistema de Avaliação Nacional de Educação
Básica (SAEB/2007) e da resolução das questões de Língua Portuguesa da prova
ENEM/2008. O referencial teórico está constituído da interface dos estudos lingüísticos
acerca das concepções de leitura (KATO, 1987; KLEIMAN, 1989; ROJO, 2001) com
base em estudos educacionais sobre formação e saberes docentes e avaliação da
aprendizagem (GAUTHIER, 1998; TARDIF, 2002 e 2005; BORGES, 2006;
PERRENOUD, 1999) e estudos microetnográficos (GARCEZ, 2006; MATÊNCIO,
2001). Na pretensão de esta pesquisa visa contribuir para uma reflexão mais
1
aprofundada sobre a didatização da leitura no ensino e suas implicações para a
formação de leitores e sobre o tema saberes docentes. O estudo foi realizado em duas
situações de ensino dos cursos preparatórios para o Saeb em 2007, e o Enem em
2008: o planejamento, do qual participaram duas docentes e duas pesquisadoras; e a
atuação em sala de aula, do qual participaram uma docente e uma pesquisadora. Os
resultados constatam que, em relação às concepções de leitura subjacentes aos
materiais e provas dos sistemas avaliativos nacionais, SAEB e ENEM, seguem uma
perspectiva de leitura Cognitivista, permeada pela Linguística Textual, pela
Enunciativa, e pela Sociolinguística Interacional e quanto aos saberes docentes
percebeu-se haver fusão entre o saber disciplinar e o experiencial pela docente
pesquisada além de uma limitação quanto ao modelo de análise adotado.
PALAVRAS-CHAVE: Saberes docentes; Formação docente; Leitura; exames
nacionais de avaliação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
|
dc.title |
Saberes docentes no planejamento e na atuação em sala de aula de um curso preparatório para exames de avaliação nacional. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-04 |
|
dc.description.abstract |
In the scenario of the brazilian education, it is notable the concern of scientists and
society regarding the performance of Brazilian students in public schools. Researches
of evaluation systems, such as Inep, Pisa, SAEB and ENEM, show that the quality of
education falls every time these tests are performed. This dissertation attempts to
indicate which knowledges of scientific reference about reading are behind the
propositions of SAEB and ENEM evaluation models and which teaching knowledges
are expressed in the discussion of the institutional instruments, in the development of
reading questions at the teaching planning and in the teaching performance,
considering the adopted model in studied evaluation contexts. Because of concerns
about teaching knowledge and national assessment tests issues, this dissertation aims
to identify and critically describe the teaching knowledge expressed in the discussion of
assessment instruments, and identify and describe the teaching knowledge expressed
in planning meetings and in teaching performance on high school for a preparatory
course of reading and discussion of the descriptors of reference arrays of the “Sistema
de Avaliação Nacional de Educação Básica” (System of National Basic Education
Evaluation) (SAEB/2007) and of the resolution of questions from the ENEM/2008
Portuguese language proof. The theoretical framework is composed of the linguistic
studies interface on the reading conceptions (KATO, 1987; KLEIMAN, 1989; ROJO,
2001) based on educational studies on training and teaching knowledge and learning
evaluation (Gauthier, 1998; TARDIF, 2002 and 2005; BORGES, 2006; PERRENOUD,
1999) and micro-ethnographical studies (GARCEZ, 2006; MATENCIO, 2001). This
research aims to contribute to further reflection on the teaching of reading and its
implications for the training of readers and on the teaching knowledges issue. The
study was conducted in two situations in the preparatory courses for the SAEB in 2007,
1
and ENEM in 2008: the planning, which involved two teachers and two researchers,
and performance in the classroom, which involved a teacher and a researcher . The
results show that, in relation to the reading concepts underlying the materials and tests
of the national evaluation systems (SAEB, ENEM), there is a prospect of enunciative
reading permeated by Textual Linguistics of cognitive nature and by Interactional
Sociolinguistics; regarding the teaching knowledges, there is a fusion between the
disciplinary and experiential knowledges done by the analyzed teacher.
KEYWORDS: teaching knowledges; teacher training; reading; national assessment
tests. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2578 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-23T16:40:11Z |
|
dc.date.available |
2019-01-23 |
|
dc.date.available |
2019-01-23T16:40:11Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística Aplicada |
|
dc.subject |
Leitura - Concepções Lingüísticas |
|
dc.subject |
Saber Docente |
|
dc.subject |
Exames de Avaliação Nacional |
|
dc.subject |
Applied Linguistics |
|
dc.subject |
Reading - Linguistic Concepts |
|
dc.subject |
Knowing Teacher |
|
dc.subject |
National Assessment Examinations |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Clarissa Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching skills in planning and acting in the classroom of a preparatory course for national assessment exams. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Clarissa Alves. Saberes docentes e concepções de leitura no planejamento e na atuação em sala de um curso preparatório para exames de avaliação nacional. 2009. 138f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Interação em Contexto de Ensino)- Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades. Disponível em; http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2578 |
|