DSpace/Manakin Repository

Saberes docentes no planejamento e na atuação em sala de aula de um curso preparatório para exames de avaliação nacional.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4105007353227872 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Denise LIno de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria Lúcia da.
dc.description.resumo No cenário da educação brasileira é visível a preocupação de cientistas da área, bem como da sociedade de modo geral, em relação ao desempenho dos alunos brasileiros de escolas públicas. Pesquisas de sistemas avaliativos, tais como Inep, Pisa, Saeb e Enem, mostram que a qualidade do ensino cai a cada edição em que esses exames acontecem. A presente dissertação tenta responder que saberes de referência científica sobre leitura estão subjacentes às propostas do modelo de avaliação do Saeb e do ENEM e que saberes docentes são manifestados na discussão dos instrumentos oficiais e na elaboração de questões de leitura vistos no momento do planejamento didático e na atuação em sala considerando o modelo adotado nos contextos de avaliação em estudo. Em virtude da preocupação acerca dos temas saber docente e exames nacionais de avaliação, a presente dissertação tem como objetivos identificar e descrever criticamente os saberes docentes manifestados na discussão dos instrumentos de avaliação em referência, e identificar e descrever os saberes docentes manifestados nas reuniões de planejamento e na atuação em sala de aula no ensino médio, para um curso preparatório de leitura e discussão dos descritores das matrizes de referência do Sistema de Avaliação Nacional de Educação Básica (SAEB/2007) e da resolução das questões de Língua Portuguesa da prova ENEM/2008. O referencial teórico está constituído da interface dos estudos lingüísticos acerca das concepções de leitura (KATO, 1987; KLEIMAN, 1989; ROJO, 2001) com base em estudos educacionais sobre formação e saberes docentes e avaliação da aprendizagem (GAUTHIER, 1998; TARDIF, 2002 e 2005; BORGES, 2006; PERRENOUD, 1999) e estudos microetnográficos (GARCEZ, 2006; MATÊNCIO, 2001). Na pretensão de esta pesquisa visa contribuir para uma reflexão mais 1 aprofundada sobre a didatização da leitura no ensino e suas implicações para a formação de leitores e sobre o tema saberes docentes. O estudo foi realizado em duas situações de ensino dos cursos preparatórios para o Saeb em 2007, e o Enem em 2008: o planejamento, do qual participaram duas docentes e duas pesquisadoras; e a atuação em sala de aula, do qual participaram uma docente e uma pesquisadora. Os resultados constatam que, em relação às concepções de leitura subjacentes aos materiais e provas dos sistemas avaliativos nacionais, SAEB e ENEM, seguem uma perspectiva de leitura Cognitivista, permeada pela Linguística Textual, pela Enunciativa, e pela Sociolinguística Interacional e quanto aos saberes docentes percebeu-se haver fusão entre o saber disciplinar e o experiencial pela docente pesquisada além de uma limitação quanto ao modelo de análise adotado. PALAVRAS-CHAVE: Saberes docentes; Formação docente; Leitura; exames nacionais de avaliação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras
dc.title Saberes docentes no planejamento e na atuação em sala de aula de um curso preparatório para exames de avaliação nacional. pt_BR
dc.date.issued 2009-04
dc.description.abstract In the scenario of the brazilian education, it is notable the concern of scientists and society regarding the performance of Brazilian students in public schools. Researches of evaluation systems, such as Inep, Pisa, SAEB and ENEM, show that the quality of education falls every time these tests are performed. This dissertation attempts to indicate which knowledges of scientific reference about reading are behind the propositions of SAEB and ENEM evaluation models and which teaching knowledges are expressed in the discussion of the institutional instruments, in the development of reading questions at the teaching planning and in the teaching performance, considering the adopted model in studied evaluation contexts. Because of concerns about teaching knowledge and national assessment tests issues, this dissertation aims to identify and critically describe the teaching knowledge expressed in the discussion of assessment instruments, and identify and describe the teaching knowledge expressed in planning meetings and in teaching performance on high school for a preparatory course of reading and discussion of the descriptors of reference arrays of the “Sistema de Avaliação Nacional de Educação Básica” (System of National Basic Education Evaluation) (SAEB/2007) and of the resolution of questions from the ENEM/2008 Portuguese language proof. The theoretical framework is composed of the linguistic studies interface on the reading conceptions (KATO, 1987; KLEIMAN, 1989; ROJO, 2001) based on educational studies on training and teaching knowledge and learning evaluation (Gauthier, 1998; TARDIF, 2002 and 2005; BORGES, 2006; PERRENOUD, 1999) and micro-ethnographical studies (GARCEZ, 2006; MATENCIO, 2001). This research aims to contribute to further reflection on the teaching of reading and its implications for the training of readers and on the teaching knowledges issue. The study was conducted in two situations in the preparatory courses for the SAEB in 2007, 1 and ENEM in 2008: the planning, which involved two teachers and two researchers, and performance in the classroom, which involved a teacher and a researcher . The results show that, in relation to the reading concepts underlying the materials and tests of the national evaluation systems (SAEB, ENEM), there is a prospect of enunciative reading permeated by Textual Linguistics of cognitive nature and by Interactional Sociolinguistics; regarding the teaching knowledges, there is a fusion between the disciplinary and experiential knowledges done by the analyzed teacher. KEYWORDS: teaching knowledges; teacher training; reading; national assessment tests. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2578
dc.date.accessioned 2019-01-23T16:40:11Z
dc.date.available 2019-01-23
dc.date.available 2019-01-23T16:40:11Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Linguística Aplicada
dc.subject Leitura - Concepções Lingüísticas
dc.subject Saber Docente
dc.subject Exames de Avaliação Nacional
dc.subject Applied Linguistics
dc.subject Reading - Linguistic Concepts
dc.subject Knowing Teacher
dc.subject National Assessment Examinations
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Clarissa Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching skills in planning and acting in the classroom of a preparatory course for national assessment exams. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Clarissa Alves. Saberes docentes e concepções de leitura no planejamento e na atuação em sala de um curso preparatório para exames de avaliação nacional. 2009. 138f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Interação em Contexto de Ensino)- Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades. Disponível em; http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2578


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta