dc.creator.ID |
LIMA, M.S.A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2875136323254940 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
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dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M.A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Maria Medianeira de. |
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dc.contributor.referee2Lattes |
Williany Miranda da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
VIAN JÚNIOR, Orlando. |
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dc.description.resumo |
Nesta pesquisa, objetivamos investigar o funcionamento da categoria léxicogramatical da transitividade na construção de sentido em textos opinativos produzidos por alunos do Ensino Fundamental (EF) de uma escola da rede pública da cidade de Campina Grande, com vistas a sugerir abordagens de tratamento desse recurso gramatical nesse nível de ensino. Especificamente, procuramos atingir três objetivos: (i) investigar o papel do sistema de transitividade, em particular pelos elementos componenciais dos processos e
participantes, na construção de opinião nos textos escritos; (ii) analisar os padrões semântico-gramaticais na caracterização textual; (iii) propor abordagens de ensino da transitividade no EF. Para tanto, tomamos por base teórica os pressupostos da Gramática Sistêmico-Funcional, especialmente os estudos sobre a multifuncionalidade da língua e o sistema de transitividade. Nesta perspectiva, a língua é concebida como um sistema semiótico social que se organiza semanticamente para atender aos objetivos interacionais e a sua gramática é vista como uma fonte de significados. Trata-se de uma pesquisa descritivo interpretativista de natureza quanti-qualitativa cujo corpus consiste em vinte e quatro cartas do leitor produzidas por alunos pertencentes a uma turma do 8o ano do EF. Nesses textos, selecionamos um total de dezenove processos, realizados
em sessenta e três orações analisadas. A discussão dos dados revelou que a construção da opinião apresentada nos textos, feita por meio de uma padronização semântico-gramatical, mostra os processos e participantes com as seguintes funções: (i) os processos materiais servem, em sua maioria, para materializar ações tidas obrigatórias; (ii) os processos relacionais funcionam para qualificar a opinião e descrever o sujeito que escreve; (iii) os processos mentais expressam o posicionamento do sujeito diante do assunto abordado nos textos; (iv) os processos verbais são utilizados para marcar uma voz de autoridade e fundamentar os argumentos; (v) os processos existenciais construíram um fluxo de informações para arquitetar o quadro opinativo; (vi) os participantes representam tanto agentes coletivos pertencentes a uma classe social, como individuais que marcam o envolvimento do sujeito com o que enuncia, retratados,
em grande medida, por uma conotação negativa. Dessa configuração linguística,
constatamos movimentos apropriados de aproximação e distanciamento entre os
textos opinativos dos alunos e o artigo de opinião, utilizado como contexto
precedente de produção, o que indica a habilidade dos alunos em manusear os
fenômenos linguísticos de acordo com o contexto de interação. Com isso,
abordamos o tratamento da transitividade no ambiente escolar tomando como
referência o contexto imediato de sua realização, a variável situacional Campo,
enfatizando a dependência entre os níveis contextual e textual para a realização
das escolhas linguísticas, no intento de oferecer uma possibilidade de estudo
reflexivo da transitividade e, assim, aperfeiçoar o ensino de gramática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
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dc.title |
Transitividade no texto opinativo: descrição de seu uso e implicações para o estudo desta categoria no ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-02 |
|
dc.description.abstract |
In this study, we investigate the working of lexical-grammatical category of
transitivity to build opinion in texts produced by elementary school students of a
public school in Campina Grande, in order to suggest treatment approaches for
grammatical feature at this level of education. Specifically, we attempted to reach
three objectives: (i) to investigate the role of the transitivity system, especially the
processes and participants elements, in building opinion in written texts, (ii) to
analyze the semantic-grammatical patterns in textual characterization, (iii) to
propose approaches to teach transitivity. For that, this study is based on Systemic
Functional Grammar, especially those studies related to multifunctional language
and Transitivity System. In this perspective, language is understood as a social
semiotic system that is organized semantically to achieve communicative goals
and grammar is seen as a source of meaning. This research is a descriptiveinterpretative
of quantitative and qualitative nature, whose corpus is composed by
twenty-four texts produced by students belonged to 8th grade class. In these texts,
we selected a total of nineteen processes, performed in sixty-three clauses
analyzed. The discussion of data revealed that the in the construction of opinion
presented in the texts, made by means of a semantic-grammatical patterning,
processes and participants worked with the following functions: (i) material
processes serve mostly to represent obligatory actions, (ii) relational processes
work to qualify the opinion and describe the writer (iii) mental processes express
the writer's position about the subject matter discussed, (iv) verbal processes are
used to present an authority voice and support the arguments (v) existential
processes built an flow of information to build the opinion, (vi) participants
represent both collective actors belonging to social class and individual ones,
showing writer's involvement with speech presented, mainly, by a negative
connotation. From this language configuration, we could observe appropriate
motions of approximation and distance between the students' text and tne opinion
article, used as previous production context, which indicates the students' ability to
handle the linguistic phenomena according to the interaction context. With this, we
tackled the treatment of transitivity in the school, based on the immediate
production context, related to the contextual dimension of Field, emphasizing the
dependence between the textual and contextual levels for the determination of
linguistic choices, in an attempt to offer an opportunity for a reflexive study of
transitivity and, as consequence, to improve grammar teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2579 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-23T16:45:55Z |
|
dc.date.available |
2019-01-23 |
|
dc.date.available |
2019-01-23T16:45:55Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática Sistêmico-Funcional |
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dc.subject |
Textos opinativos |
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dc.subject |
Transitividade |
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dc.subject |
Ensino |
|
dc.subject |
Systemic Functional Grammar |
|
dc.subject |
Opinion texts |
|
dc.subject |
Transitivity |
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dc.subject |
Teaching |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Magna Simone Albuquerque de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Transitivity in the opinion text: description of its use and implications for the study of this category in elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
Magna Simone Albuquerque de Lima. Transitividade no texto opinativo: descrição de seu uso e implicações para o estudo desta categoria no ensino fundamental. 194f. 2010. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2579 |
pt_BR |