dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6400568332998078 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DOURADO, Maura Regina. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7484072114837688 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Marco Antônio Margarido. |
|
dc.contributor.referee2 |
REICHMANN, Carla. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa focaliza as atividades de leitura presentes no material didático e em
aulas de leitura em língua inglesa. Tem como objetivo identificar as práticas de
letramento proporcionadas portais atividades e analisar a(s) concepção(ões) de leitura
predominantes(s) tanto no material didático como nas aulas. A pesquisa tem como
base teórica os modelos teóricos de letramento (BARTON, 2007; BARTON &
HAMILTON, 2000; STREET, 1984) e as perspectivas teóricas de leitura (KLEIMAN,
1992; LEFFA, 1999; ECKERT-HOFF, 2002; CORACINI, 1995, 2005; MASCIA, 2005;
MELO, 2005; SILVA, 2009). Trata-se de uma pesquisa descritivo-interpretativista. O
corpus foi constituído por dois conjuntos de dados: o material didático utilizado nas
aulas, que é composto pelo volume didático English in Formation do nono ano e o
material extra selecionado e elaborado pela professora e as aulas de leitura gravadas.
Para a análise dos dados, selecionamos 10 critérios propostos pelo Guia do PNLD de
Língua Portuguesa (2007), uma vez que o documento abarca todas as concepções
teóricas de leitura estudadas na presente pesquisa. A análise dos dados sinalizou a
presença de atividades de leitura que favorecem uma única prática de letramento, a
escolar. As concepções ascendente e descendente de leitura foram as mais presentes
nas atividades do volume didático. Já o material extra elaborado pela professora
evidenciou a presença das concepções descendente e (sócio)interacionais de leitura.
Nas atividades promovidas nas aulas, identificamos a presença predominante das
concepções ascendente, descendente e (sócio)interacionais de leitura. Os resultados
levam-nos a concluir que a prática de letramento escolar está relacionada a atividades
de decodificação e ativação de conhecimento de mundo, indicando não só a limitação
da mesma a tais atividades, como também, a ausência de atividades que promovam o
letramento ideológico (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995). O estudo sugere que poderia
haver, talvez, uma influência dos PCN-LE nas atividades de leitura elaboradas pela
professora, haja vista que há uma tendência pela exploração de aspectos sociais por
meio do texto. Com os resultados da análise, concluímos que as práticas de
letramento proporcionadas nas aulas de leitura em língua inglesa não vão para além
da escolar e essas se limitam à prática da alfabetização, isto é, ao letramento
autónomo. Em síntese, a pesquisa traz contribuições teóricas sobre práticas de
letramento e aula de leitura em língua inglesa e contribuições práticas ao refletir sobre
o papel do professor de língua inglesa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
|
dc.title |
Práticas de letramento e concepção de leitura no ensino de língua inglesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-08 |
|
dc.description.abstract |
This research focuses on reading activities presented in the didactic material and in
English reading classes. The objectives of this research are to identify the literacy
practices provided by such activities and to analize theoretical reading conceptions
predominant both in the didactic material and in the classes.The theoretical
underpinning of the research are the models of literacy (BARTON, 2007; BARTON &
HAMILTON, 2000; STREET, 1984) and the reading theoretical models (KLEIMAN,
1992; LEFFA, 1999; ECKERT-HOFF, 2002; CORACINI, 1995, 2005; MASCIA, 2005;
MELO, 2005; SILVA, 2009). This research is descriptive-interpretative. The corpusvjas
composed of two data sets: the didactic material used in classes which is composed by
the ninth grade English in Formation textbook and the extra material designed by the
teacher and the recorded reading classes. With this in mind, I selected 10 Portuguese
Language PNLD criteria (2007), once it includes ali the theoretical reading concepts
studied in this research.The results showed the presence of reading activities that
support only one literacy practice, the school one. The bottom-up and top-down
concepts of reading were the most predominant ones in the textbook activities. The
extra material, designed by the teacher, showed a strong presence of the top-down
and (socio)interacional concepts of reading. Yet the activities worked in reading
classes showed the predominant presence of bottom-up, top-down and
(socio)interational reading concepts. Thus, the results show that school literacy
practices are provided by a very limited way in the English reading classes, reduced to
explicit information identification activities and translation practice. This research
suggests that maybe there could be PCN-LE influence on the reading activities
provided by the teacher, once they have a tendency to explore social aspects from the
text.This research brings theoretical and practical contributions on literacy and English
reading teaching by reflecting on the role of the teacher of English |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2580 |
|
dc.date.accessioned |
2019-01-23T16:55:23Z |
|
dc.date.available |
2019-01-23 |
|
dc.date.available |
2019-01-23T16:55:23Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de Letramento |
|
dc.subject |
Concepção de Leitura (Língua Inglesa) |
|
dc.subject |
Linguística Aplicada |
|
dc.subject |
Linguagem e Ensino |
|
dc.subject |
Ensino-Aprendizagem de Língua e Literatura |
|
dc.subject |
Practices of Literature |
|
dc.subject |
Reading Design (English Language) |
|
dc.subject |
Applied Linguistics |
|
dc.subject |
Language and Teaching |
|
dc.subject |
Teaching-Learning Language and Literature |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Cristiane Vieira do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy practices and reading design in English language teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Cristiane Vieira do. Práticas de letramento de leitura no ensino de língua inglesa. 2009. 161f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2580 |
pt_BR |