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Avaliação da percepção dos alunos da UFCG sobre o ensino da ortodontia no período de graduação.

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dc.creator.ID MOREIRA, I. R. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACENA, Maria Carolina Bandeira.
dc.contributor.advisor1ID MACENA, M. C. B. pt_BR
dc.contributor.referee1 FONSECA, Fátima Roneiva Alves.
dc.contributor.referee1ID FONSECA. F. R. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 ALENCAR, Estefânia Queiroga de Santana e.
dc.contributor.referee2ID ALENCAR, E. Q. S. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho teve como objetivo identificar a contribuição do ensino da Ortodontia, no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande, na formação do profissional generalista de acordo com as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais. Para isso foi realizado um estudo transversal exploratório, através de um questionário aplicado a 77 alunos dos 9º e 10º períodos. Para 64,9% dos alunos, as metodologias de ensino empregadas na disciplina de Ortodontia durante a graduação foram consideradas muito eficientes para o aprendizado porém, 58,4% consideraram necessário um aumento no tempo destinado a disciplina devido ao extenso conteúdo prático da mesma. (94,8%) se sentem capazes de realizar recuperação de espaço por perda precoce de dentes decíduos e/ou manter o espaço da perda até erupção do permanente, (51,9%) se consideram aptos a tratar mordida aberta anterior, na expansão lenta da maxila (mordida cruzada posterior) (33,8%) responderam que podem tratar e (32,5%) consideram ser capazes de realizar disjunção (expansão rápida da maxila) em todos os casos e (49,4%) em alguns. Em procedimentos mais complexos na Ortodontia, como a correção da má oclusão classe III com máscara facial, apenas (11,7%) relatou ser capaz de realizar tal procedimento. Diante dos dados obtidos com o presente estudo pode-se concluir que a disciplina de Ortodontia do curso de graduação em Odontologia da UFCG contribui de forma satisfatória na formação de profissionais aptos a realizar procedimentos ortodônticos preventivos e interceptativos necessários as demandas de um generalista em âmbito privado e/ou público segundo as DCN, necessitando apenas de mais tempo na grade curricular para fornecê-los maior autonomia na realização de procedimentos ortodônticos mais complexos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Odontologia pt_BR
dc.title Avaliação da percepção dos alunos da UFCG sobre o ensino da ortodontia no período de graduação. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-10
dc.description.abstract Evaluation of the perception of UFCG students about the teaching of orthodontics in the undergraduate period. The present study had as objective the evaluation of the teaching of Orthodontics, in the graduation school in Dentistry of the Federal University of Campina Grande, in the formation of the general practitioner according to the proposals of the National Curricular Guidelines. For this, an exploratory crosssectional study was carried out through a questionnaire applied to 77 students from the 9th and 10th periods. For 64.9% of the students, the teaching methodologies used in the orthodontic discipline during graduation were considered very efficient for learning, but 58.4% considered it necessary to increase the time devoted to the discipline due to the extensive practical content of the same. (94.8%) feel capable to do the recovering of space by early loss of deciduous teeth and / or maintaining the space of loss until eruption of the permanent, (51.9%) consider themselves able to treat anterior open bite, in slow expansion of the maxilla (posterior crossbite) (33.8%) responded that they could treat and (32.5%) considered to be able to perform disjunction (rapid maxillary expansion) in all cases and (49.4%) in some cases. In more complex procedures in orthodontics, such as the correction of class III malocclusion with facial mask, only (11.7%) reported being able to perform such procedure. Considering the data obtained with the present study, it can be concluded that the Orthodontics discipline of the undergraduate school in Dentistry of the UFCG contributes satisfactorily in the training of professionals able to perform preventive and interceptive orthodontic procedures required by the demands of a generalist in the private sphere and / or public according to the DCN, requiring only more time in the curriculum to provide them with greater autonomy in performing more complex orthodontic procedures. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25850
dc.date.accessioned 2022-06-21T13:23:49Z
dc.date.available 2022-06-21
dc.date.available 2022-06-21T13:23:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Discentes de Odontologia - CSTR UFCG pt_BR
dc.subject Ortodontia pt_BR
dc.subject Ensino de Ortodontia pt_BR
dc.subject Má oclusão pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Dentistry Students - CSTR UFCG pt_BR
dc.subject Orthodontics pt_BR
dc.subject Orthodontics Teaching pt_BR
dc.subject Malocclusion pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOREIRA, Igor Rodolfo Farias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of the perception of UFCG students about the teaching of orthodontics in the undergraduate period. pt_BR
dc.identifier.citation MOREIRA, Igor Rodolfo Farias. Avaliação da percepção dos alunos da UFCG sobre o ensino da ortodontia no período de graduação. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25850 pt_BR


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