DSpace/Manakin Repository

Entre boneca, rosas e retalhos da vida: recepção de Lobato na sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUCENA, R.B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6524955245842601 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.referee2 BEZERRA, Rosilda Alves.
dc.description.resumo A literatura sempre foi vista como expressão complexa e elaborada de um espaço cultural privilegiado. A forma como se vem realizando seu ensino nas escolas, na maioria das vezes, em quase nada contribui para uma aproximação satisfatória entre texto/leitor. Nosso trabalho procura contribuir com uma metodologia que estimule o debate em sala de aula. Ele é constituído de dois momentos: um teórico e outro prático. Primeiro, apresentamos uma análise dos contos “Negrinha”, “Bugio moqueado” e “O jardineiro Timóteo”, de Monteiro Lobato, que estão no livro Negrinha (1994). Em seguida, nos debruçamos sobre uma experiência de leitura com contos de Lobato numa turma do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual na cidade de Boqueirão, Paraíba. Lançamos mão, para a realização desta experiência, de pressupostos teóricos da Estética da Recepção, formulados por Jauss (1979) e Iser (1979). Refletimos sobre os efeitos provocados pela leitura destes contos através de debate, exercícios escritos e expressão oral livre dos alunos. Com esta pesquisa constatamos que mudando a metodologia, poderemos levar nossos alunos a atribuir sentido aos textos literários, procedimento que fica comprometido na metodologia utilizada pelos livros didáticos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras
dc.title Entre boneca, rosas e retalhos da vida: recepção de Lobato na sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2008-06
dc.description.abstract Literature is always seen as complex and elaborated expression in privileged cultural space. The way teaching is performed in schools, most of the time it does not contribute to an adequate approach between text and read. That research intends to enforce by using a methodology that stimulates classroom discussion. It is composed by two moments: theoretical and practical. Firstly, it is introduced an analysis of the stories “Negrinha”, “Bugio moqueado” and “O jardineiro Timóteo”, by Monteiro Lobato, in Negrinha (1994). Furthermore, one bend over a reading experience in Lobato’s stories in the 3rd high school grade at a state public school in Boqueirão city, Paraíba. For that experience accomplishmente, it is presented the Aesthetics Reception theoretical presupposed, founded by Jauss (1979) and Iser (1979). It is reflected abault the effects motivated by these stories reading through debate, written exercises and oral students free expression. In that issue it is recognized that changing methodology, it is possible to give a meaning to the literary texts, procedure that compromise the methodologes used by didactic books. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2585
dc.date.accessioned 2019-01-24T15:26:53Z
dc.date.available 2019-01-24
dc.date.available 2019-01-24T15:26:53Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura no Ensino Médio
dc.subject Leitura
dc.subject Monteiro Lobato
dc.subject Recepção
dc.subject Efeito
dc.subject High school literature
dc.subject Reading
dc.subject Monteiro Lobato
dc.subject Reception
dc.subject Effect
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Raquel Brito de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Between doll, roses and life patchwork: Lobato's reception in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, Raquel Brito de. Entre boneca, rosas e retalhos da vida: recepção de Lobato na sala de aula.159f. 2008. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2585 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta