dc.creator.ID |
DINIZ, J. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4748995066826026 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDEIROS, Maria Franco Trindade. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MEDEIROS, M. F. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1164256449539227 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Hoje o ensino tem se tornado um grande desafio, principalmente quando se fala em
escolas pública, onde temos falta de estrutura e por vezes desinteresse dos alunos em
aprender, sendo fatores limitantes para a melhoria da aprendizagem. Baseando-se na ideia
do uso de uma metodologia de pesquisa, a pesquisa-ação, como uma ferramenta para
melhoria do ensino de microbiologia foi tido como objetivo principal observar como está
sendo o ensino de microbiologia no ensino médio e usou-se das informações obtidas para
submeter um plano de ação que intervenha nos problemas encontrados, abrangendo a
microbiologia e cotidiano de discentes. Um questionário foi aplicado em duas turmas do
3° ano do ensino médio de uma Escola Estadual paraibana contemplando um total de 54
alunos. Ele abrangeu a microbiologia e cotidiano dos discentes, as considerações obtidas
nesse questionário serviu com fonte para a produção de uma aula que abordasse as
temáticas, onde mais se encontraram carências de aprendizagem, que nesse caso, foi sobre
tecnologias relacionadas a microbiologia e ao seu uso no dia-a-dia. Para a ação do projeto
foi feita uma aula contendo esses conteúdos, adequando-se as limitações da escola. Com
isso foi possível perceber que mesmo não dispondo de laboratório ou de materiais para
uma aula expositiva, obtivemos uma boa interação entre professor e aluno e além disso
foi percebido a importância da contextualização do ensino, independente da modalidade
utilizada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Microbiologia |
pt_BR |
dc.title |
Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Today the education has become a great challenge, especially when they talk in public
schools, where we have a lack of structure and sometimes lack of students in learning,
being a limiting factor for the improvement of learning. Based on the idea of using a
research methodology, action research, as a tool for the improvement of the teaching of
microbiology was taken as the main objective to observe how is being the teaching of
microbiology in middle school and use the information obtained to submit a plan of action
that intervene in problems found regarding the learning of said issue. A questionnaire was
applied in two classes of 3rd grade of secondary education in total of 54 students, it
covered the microbiology and daily life of students, the considerations obtained in this
questionnaire served with source for the production of a class that could address the
thematic, where more met shortages of learning, which in this case was about related
technologies the microbiology and the day-to-day use. For the action of the project was
made a classroom containing such content, adapting the limitations of the school. With
this it was possible to realize that even without laboratory or materials for an expositive
classes, we obtained a good interaction between teacher and student, moreover been
perceived the importance of contextualization of education, regardless of the modality
used. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25860 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-21T18:18:06Z |
|
dc.date.available |
2022-06-21 |
|
dc.date.available |
2022-06-21T18:18:06Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa - ação |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia – ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Search - action |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiología - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiología - bachillerato |
pt_BR |
dc.subject |
Búsqueda - acción |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DINIZ, Jhousymere Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Microbiology in high school: an action research with students from a state school in Paraíba. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Microbiología en la escuela secundaria: una investigación-acción con estudiantes de una escuela estatal en Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DINIZ, Jhousymere Almeida. Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa - ação com
estudantes de uma escola estadual paraibana. 2016. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25860 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Enseñar hoy se ha convertido en un gran desafío, especialmente cuando se trata de
escuelas públicas, donde tenemos una falta de estructura y, a veces, falta de interés de los estudiantes en
aprendizaje, siendo factores limitantes para la mejora del aprendizaje. Basado en la idea
el uso de una metodología de investigación, la investigación-acción, como herramienta para
Se tomó como objetivo principal la mejora de la enseñanza de la microbiología para observar cómo se
siendo la enseñanza de la microbiología en la escuela secundaria y la información obtenida se utilizó para
presentar un plan de acción que intervenga en los problemas encontrados, cubriendo los
microbiología y la vida cotidiana de los estudiantes. Se aplicó un cuestionario a dos clases de
3er año de bachillerato en una Escuela Estatal de Paraíba, cubriendo un total de 54
estudiantes. Abarcó la microbiología y la vida cotidiana de los estudiantes, las consideraciones obtenidas
en este cuestionario sirvió como fuente para la producción de una clase que abordó los
temáticas, donde más se encontraron carencias de aprendizaje, que en este caso se trataba de
tecnologías relacionadas con la microbiología y su uso en la vida cotidiana. Para la acción del proyecto
se realizó una clase con estos contenidos, adaptándose a las limitaciones de la escuela. Con
fue posible percibir que aun no teniendo un laboratorio o materiales para
una clase expositiva, obtuvimos una buena interacción entre profesor y alumno y además
se percibió la importancia de contextualizar la enseñanza, independientemente de la modalidad
usó. |
pt_BR |