DSpace/Manakin Repository

Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DINIZ, J. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4748995066826026 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.contributor.referee1ID MEDEIROS, M. F. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1164256449539227 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, M. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 pt_BR
dc.description.resumo Hoje o ensino tem se tornado um grande desafio, principalmente quando se fala em escolas pública, onde temos falta de estrutura e por vezes desinteresse dos alunos em aprender, sendo fatores limitantes para a melhoria da aprendizagem. Baseando-se na ideia do uso de uma metodologia de pesquisa, a pesquisa-ação, como uma ferramenta para melhoria do ensino de microbiologia foi tido como objetivo principal observar como está sendo o ensino de microbiologia no ensino médio e usou-se das informações obtidas para submeter um plano de ação que intervenha nos problemas encontrados, abrangendo a microbiologia e cotidiano de discentes. Um questionário foi aplicado em duas turmas do 3° ano do ensino médio de uma Escola Estadual paraibana contemplando um total de 54 alunos. Ele abrangeu a microbiologia e cotidiano dos discentes, as considerações obtidas nesse questionário serviu com fonte para a produção de uma aula que abordasse as temáticas, onde mais se encontraram carências de aprendizagem, que nesse caso, foi sobre tecnologias relacionadas a microbiologia e ao seu uso no dia-a-dia. Para a ação do projeto foi feita uma aula contendo esses conteúdos, adequando-se as limitações da escola. Com isso foi possível perceber que mesmo não dispondo de laboratório ou de materiais para uma aula expositiva, obtivemos uma boa interação entre professor e aluno e além disso foi percebido a importância da contextualização do ensino, independente da modalidade utilizada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Microbiologia pt_BR
dc.title Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa-ação com estudantes de uma escola estadual paraibana. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Today the education has become a great challenge, especially when they talk in public schools, where we have a lack of structure and sometimes lack of students in learning, being a limiting factor for the improvement of learning. Based on the idea of using a research methodology, action research, as a tool for the improvement of the teaching of microbiology was taken as the main objective to observe how is being the teaching of microbiology in middle school and use the information obtained to submit a plan of action that intervene in problems found regarding the learning of said issue. A questionnaire was applied in two classes of 3rd grade of secondary education in total of 54 students, it covered the microbiology and daily life of students, the considerations obtained in this questionnaire served with source for the production of a class that could address the thematic, where more met shortages of learning, which in this case was about related technologies the microbiology and the day-to-day use. For the action of the project was made a classroom containing such content, adapting the limitations of the school. With this it was possible to realize that even without laboratory or materials for an expositive classes, we obtained a good interaction between teacher and student, moreover been perceived the importance of contextualization of education, regardless of the modality used. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25860
dc.date.accessioned 2022-06-21T18:18:06Z
dc.date.available 2022-06-21
dc.date.available 2022-06-21T18:18:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Microbiologia - ensino pt_BR
dc.subject Pesquisa - ação pt_BR
dc.subject Microbiologia – ensino médio pt_BR
dc.subject Microbiology - teaching pt_BR
dc.subject Microbiology - high school pt_BR
dc.subject Search - action pt_BR
dc.subject Microbiología - enseñanza pt_BR
dc.subject Microbiología - bachillerato pt_BR
dc.subject Búsqueda - acción pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Jhousymere Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Microbiology in high school: an action research with students from a state school in Paraíba. pt_BR
dc.title.alternative Microbiología en la escuela secundaria: una investigación-acción con estudiantes de una escuela estatal en Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Jhousymere Almeida. Microbiologia no ensino médio: uma pesquisa - ação com estudantes de uma escola estadual paraibana. 2016. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. pt_BR
dc.description.resumen Enseñar hoy se ha convertido en un gran desafío, especialmente cuando se trata de escuelas públicas, donde tenemos una falta de estructura y, a veces, falta de interés de los estudiantes en aprendizaje, siendo factores limitantes para la mejora del aprendizaje. Basado en la idea el uso de una metodología de investigación, la investigación-acción, como herramienta para Se tomó como objetivo principal la mejora de la enseñanza de la microbiología para observar cómo se siendo la enseñanza de la microbiología en la escuela secundaria y la información obtenida se utilizó para presentar un plan de acción que intervenga en los problemas encontrados, cubriendo los microbiología y la vida cotidiana de los estudiantes. Se aplicó un cuestionario a dos clases de 3er año de bachillerato en una Escuela Estatal de Paraíba, cubriendo un total de 54 estudiantes. Abarcó la microbiología y la vida cotidiana de los estudiantes, las consideraciones obtenidas en este cuestionario sirvió como fuente para la producción de una clase que abordó los temáticas, donde más se encontraron carencias de aprendizaje, que en este caso se trataba de tecnologías relacionadas con la microbiología y su uso en la vida cotidiana. Para la acción del proyecto se realizó una clase con estos contenidos, adaptándose a las limitaciones de la escuela. Con fue posible percibir que aun no teniendo un laboratorio o materiales para una clase expositiva, obtuvimos una buena interacción entre profesor y alumno y además se percibió la importancia de contextualizar la enseñanza, independientemente de la modalidad usó. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta