dc.creator.ID |
VASCONCELOS, M. T. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6291517276912521 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6750817153778645 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, L. P. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4724917853774709 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O processo de ensino-aprendizagem começa a partir do diagnóstico escolar feito pelo
professor para ser usado como estratégia de ensino, a fim de atrair o aluno para os conteúdos
estudados. Visto que o professor é o mediador da construção do conhecimento, ele deve
possuir vários métodos, dos quais, devem prevalecer aqueles que possuem um caráter
exploratório. Atividades lúdicas, como o jogo didático, podem ser ferramentas que auxiliam
na aprendizagem de forma significativa. Neste trabalho, pretendeu-se avaliar as percepções
dos alunos e inferir aspectos do ensino-aprendizagem de conteúdos da Microbiologia
trabalhados no Ensino Fundamental II e identificar possíveis obstáculos enfrentados na escola
que geram dificuldades de aprendizagem, assim como identificar quais metodologias estão
sendo utilizadas pelos professores em sala de aula e, a partir delas, buscar uma forma de
intervenção na escola. A pesquisa foi realizada por meio de questionários destinados aos
estudantes e aos professores das turmas de 7o e 8o anos do Ensino Fundamental II, em uma
escola pública do Estado da Paraíba, Brasil. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciaram
que o cotidiano do aluno parece ser uma realidade ainda distante da escola, visto que as
respostas alcançadas no questionário destinado a eles demonstraram uma fragmentação na
forma de aprendizagem que remetem ao ensino por memorização de conteúdos e provoca nos
alunos contradições em suas respostas. Sobre a percepção dos alunos quanto à forma dos
microrganismos, na questão adicional do questionário que é referente aos desenhos, existiu
uma preocupação, pois os resultados apontaram que de 180 alunos pesquisados, 118 deles
apresentaram formas descontextualizadas do que seriam os microrganismos ou simplesmente
não associaram a nada que já tivessem visto antes. Isto demonstrou que os alunos estavam
aprendendo de forma fragmentada e pouco eficaz. Quanto ao questionário dos professores,
pôde-se inferir que as metodologias utilizadas não são diversificadas, o que pôde ser
comprovado por meio de suas falas, quando afirmaram que as metodologias utilizadas no
ensino de microbiologia são baseadas nas informações do livro didático e de vídeos. A partir
destes resultados, percebeu-se a necessidade de uma mudança na forma de abordagem do
conteúdo de microbiologia, devido à maioria dos alunos terem uma visão distorcida e
desconexa de fatos do cotidiano e pelo fato de os professores afirmarem que se limitam ao
desenvolvimento de aulas tradicionais que, muitas vezes, não despertam o interesse dos
estudantes e tornam difícil a relação dialética entre professor-aluno. Portanto, um dos meios
de se alcançar a construção do conhecimento pode ser a aplicação de metodologias
alternativas de caráter investigativo, pois tendem a favorecer uma aprendizagem mais eficaz. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Construção do conhecimento sobre microbiologia no ensino fundamental II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The teaching-learning process starts from the school diagnosis made by the teacher to be used
as a teaching strategy to attract students to the contents. Since the teacher is the mediator of
the construction of knowledge he must possess several methods, which take precedence those
who have an exploratory character, play activities such as teaching the game can be tools that
aid in learning significantly. In this work, we intended to evaluate Microbiology’s teach-
learning aspects of the contents worked in primary school and identify possible obstacles
faced in school that generate learning difficulties, as well as identify which methods are being
used by teachers in the classroom and the from them, to seek a form of intervention in school.
The survey was conducted through questionnaires for students and teachers in classes 7 and 8
years of elementary education in a public school in the state of Paraiba, Brazil. The results of
the research shows that student’s daily seems to be a still distant reality of the school, as for
the answers achieved demonstrates in the way of learning which refer to education by
memorizing and causes contradictions in the student’s responses. About their perception over
the microorganisms form, in the additional question which refers to the drawings, there is a
concern about this because the results showed that from 180 students surveyed, 118 of them
presented decontextualized forms than would be the microorganisms or simply did not
associated to anything they have seen before. Its shows that the students are learning in a
fragmented and inefficient manner. As to the teachers’ questionnaires, we can infer that the
methodologies are not diversified, can be proven in their speech when they say that the
methodologies used in microbiology teaching are based on information from textbooks and
videos. The results show that it is still necessary to change the form of microbiology content
approach, because most of the students have a distorted and disjointed vision of everyday
facts and affirm teachers that limited the development of traditional classes that often do not
awaken students' interest and make difficult the dialectical relationship between teacher and
student. So one of the ways to achieve the construction of knowledge can be the application of
alternative methodologies of investigative character that tend to favor a more effective
learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25865 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-21T18:55:33Z |
|
dc.date.available |
2022-06-21 |
|
dc.date.available |
2022-06-21T18:55:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia – ensino básico |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia – modalidades didáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology - didactic modalities |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology - basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiología - modalidades didácticas |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiología - educación básica |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VASCONCELOS, Maria Tatianny de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Construction of knowledge about microbiology in the elementary school II. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Construcción del conocimiento sobre microbiología en la escuela primaria II. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VASCONCELOS, Maria Tatianny de Oliveira. Construção do conhecimento sobre microbiologia no
ensino fundamental II. 2016. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25865 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El proceso de enseñanza-aprendizaje parte del diagnóstico escolar realizado por el
profesor para ser utilizado como estrategia didáctica con el fin de atraer al estudiante a los contenidos
estudió. Dado que el docente es el mediador de la construcción del conocimiento, debe
tienen varios métodos, de los cuales los que tienen un
exploratorio. Las actividades lúdicas, como los juegos didácticos, pueden ser herramientas que ayuden
en el aprendizaje de manera significativa. En este trabajo se pretendió evaluar las percepciones
de los estudiantes e inferir aspectos de enseñanza-aprendizaje de los contenidos de Microbiología
trabajado en la Escuela Primaria II e identificar posibles obstáculos enfrentados en la escuela
que generan dificultades de aprendizaje, así como identificar qué metodologías
siendo utilizados por los docentes en el aula y, a partir de ellos, buscar una forma de
intervención escolar. La investigación se llevó a cabo a través de cuestionarios destinados a la
estudiantes y docentes de las clases de 7° y 8° grado de la Enseñanza Básica II, en un
escuela pública en el Estado de Paraíba, Brasil. Los resultados obtenidos en la investigación mostraron
que la vida cotidiana del estudiante parece ser una realidad que aún está lejos de la escuela, ya que la
respuestas logradas en el cuestionario destinado a ellos demostraron una fragmentación en el
formas de aprendizaje que se refieren a la enseñanza por memorización de contenidos y provoca en el
estudiantes contradicciones en sus respuestas. Sobre la percepción de los estudiantes de la forma de la
microorganismos, en la pregunta adicional del cuestionario que hace referencia a los dibujos, se
una preocupación, ya que los resultados mostraron que de los 180 estudiantes encuestados, 118 de ellos
presentado formas descontextualizadas de lo que serían los microorganismos o simplemente
no lo asociaron con nada que hubieran visto antes. Esto demostró que los estudiantes estaban
aprendizaje de forma fragmentada e ineficaz. En cuanto al cuestionario de los profesores,
se pudo inferir que las metodologías utilizadas no son diversificadas, lo que podría ser
demostrado a través de sus discursos, cuando afirmaron que las metodologías utilizadas en la La enseñanza de microbiología se basa en información de libros de texto y videos. De
de estos resultados, se percibió la necesidad de un cambio en la forma de abordar la
contenido de microbiología, debido a que la mayoría de los estudiantes tienen una visión distorsionada y
desconectado de los hechos cotidianos y el hecho de que los profesores afirmen que se limitan a
desarrollo de clases tradicionales que, muchas veces, no despiertan el interés de los
alumnos y dificultan la relación dialéctica entre profesor y alumno. Por lo tanto, una de las formas
de lograr la construcción del conocimiento puede ser la aplicación de metodologías
alternativas investigativas, ya que tienden a favorecer un aprendizaje más efectivo. |
pt_BR |