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Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.

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dc.creator.ID SOARES, F. R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FIGUEIREDO, Camila Helena Machado da Costa.
dc.contributor.advisor1ID FIGUEIREDO, C. H. M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5520449990811519 pt_BR
dc.contributor.referee1 GUÊNES, Gymenna Maria Tenório.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA FILHO, Abrahão Alves de.
dc.description.resumo A avulsão dentária na infância é bastante frequente e o ambiente escolar é um local susceptível a sua ocorrência em virtude das crianças e pré-adolescentes estarem envolvidas em atividades esportivas. A presente pesquisa teve como propósito avaliar o nível de conhecimento dos educadores do ensino fundamental das escolas municipais de Patos, Paraíba, diante avulsões dentárias no ambiente escolar. Este estudo foi do tipo transversal, observacional, adotando o questionário como estratégia de coleta de dados. Onze escolas municipais de ensino fundamental de Patos foram selecionadas para a pesquisa, assim, a amostra foi composta por 91 professores. O questionário era composto por 15 perguntas, sendo dividido em três partes (caracterização da amostra, experiências prévias e perguntas específicas sobre a avulsão dentária). A maioria dos professores é do gênero feminino (87,7%), com idade entre 20 e 60 anos. Não estão orientados, nem tiveram qualquer tipo de treinamento durante sua formação sobre a avulsão dentária (92%), nem se consideram preparados para socorrer um aluno (93,41%). No caso de uma avulsão, 68,13% armazenariam o elemento dentário, enquanto (4,39%) reposicionaria o dente no seu lugar. Os resultados encontrados nesse estudo demonstram o pouco conhecimento relacionado a procedimentos de urgência a serem realizados em casos de avulsão dentária. Isso indica a grande necessidade de incorporar essa disciplina ao currículo desses profissionais, treinamentos do manejo inicial adequado, além de realizar campanhas educativas em saúde nas escolas, para assim a realidade do prognóstico se tornar positiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Odontologia pt_BR
dc.title Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária. pt_BR
dc.date.issued 2018-11-28
dc.description.abstract Dental avulsion in childhood is quite frequent and the school environment is a place susceptible to its occurrence because children and pre-adolescents are involved in sports activities. The present research had the purpose of evaluating the level of knowledge of the elementary school educators of the municipal schools of Patos, Paraíba, against dental avulsions in the school environment. This cross-sectional, observational study adopted the questionnaire as a data collection strategy. Eleven municipal schools of Patos elementary school were selected for our research, so the sample was composed of 91 teachers. The questionnaire was composed of 15 questions and was divided into three parts (sample characterization, previous experiences and specific questions about dental avulsion). The majority of teachers are female (87.7%), aged between 20 and 60 years. They are not oriented, nor had any type of training during their training on dental avulsion (92%), nor do they consider themselves prepared to rescue a student (93.41%). In the case of an avulsion, 68.13% would store the dental element, while 4.39 would reposition the tooth in its place. The results found in this study demonstrate the lack of knowledge related to urgent procedures to be performed in cases of dental avulsion. This indicates the great need to incorporate this discipline into the curriculum of these professionals, training of the appropriate initial management, as well as conducting health education campaigns in schools, so that the reality of the prognosis becomes positive. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870
dc.date.accessioned 2022-06-21T19:31:37Z
dc.date.available 2022-06-21
dc.date.available 2022-06-21T19:31:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avulsão dentária - infância pt_BR
dc.subject Educadores infantis - conhecimento sobre avulsão dentária pt_BR
dc.subject Escolas Municipais de Patos - PB pt_BR
dc.subject Avaliação do conhecimento - avulsão dentária pt_BR
dc.subject Estudo de percepção pt_BR
dc.subject Avulsões dentárias no ambiente escolar pt_BR
dc.subject Rizogênese completa - tratamento pt_BR
dc.subject Tooth avulsion - childhood pt_BR
dc.subject Child educators - knowledge about tooth avulsion pt_BR
dc.subject Municipal Schools of Patos - PB pt_BR
dc.subject Knowledge assessment - tooth avulsion pt_BR
dc.subject Perception study pt_BR
dc.subject Dental avulsions in the school environment pt_BR
dc.subject Complete rhizogenesis - treatment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Fernanda Rocha Mendes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of knowledge of early childhood educators from municipal schools in Patos - Paraíba regarding tooth avulsion. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Fernanda Rocha Mendes. Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870 pt_BR


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