dc.creator.ID |
SOARES, F. R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FIGUEIREDO, Camila Helena Machado da Costa. |
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dc.contributor.advisor1ID |
FIGUEIREDO, C. H. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5520449990811519 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GUÊNES, Gymenna Maria Tenório. |
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dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA FILHO, Abrahão Alves de. |
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dc.description.resumo |
A avulsão dentária na infância é bastante frequente e o ambiente escolar é um local
susceptível a sua ocorrência em virtude das crianças e pré-adolescentes estarem envolvidas
em atividades esportivas. A presente pesquisa teve como propósito avaliar o nível de
conhecimento dos educadores do ensino fundamental das escolas municipais de Patos,
Paraíba, diante avulsões dentárias no ambiente escolar. Este estudo foi do tipo transversal,
observacional, adotando o questionário como estratégia de coleta de dados. Onze escolas
municipais de ensino fundamental de Patos foram selecionadas para a pesquisa, assim, a
amostra foi composta por 91 professores. O questionário era composto por 15 perguntas,
sendo dividido em três partes (caracterização da amostra, experiências prévias e perguntas
específicas sobre a avulsão dentária). A maioria dos professores é do gênero feminino
(87,7%), com idade entre 20 e 60 anos. Não estão orientados, nem tiveram qualquer tipo de
treinamento durante sua formação sobre a avulsão dentária (92%), nem se consideram
preparados para socorrer um aluno (93,41%). No caso de uma avulsão, 68,13%
armazenariam o elemento dentário, enquanto (4,39%) reposicionaria o dente no seu lugar.
Os resultados encontrados nesse estudo demonstram o pouco conhecimento relacionado a
procedimentos de urgência a serem realizados em casos de avulsão dentária. Isso indica a
grande necessidade de incorporar essa disciplina ao currículo desses profissionais,
treinamentos do manejo inicial adequado, além de realizar campanhas educativas em saúde
nas escolas, para assim a realidade do prognóstico se tornar positiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Odontologia |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-11-28 |
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dc.description.abstract |
Dental avulsion in childhood is quite frequent and the school environment is a place
susceptible to its occurrence because children and pre-adolescents are involved in sports
activities. The present research had the purpose of evaluating the level of knowledge of the
elementary school educators of the municipal schools of Patos, Paraíba, against dental
avulsions in the school environment. This cross-sectional, observational study adopted the
questionnaire as a data collection strategy. Eleven municipal schools of Patos elementary
school were selected for our research, so the sample was composed of 91 teachers. The
questionnaire was composed of 15 questions and was divided into three parts (sample
characterization, previous experiences and specific questions about dental avulsion). The
majority of teachers are female (87.7%), aged between 20 and 60 years. They are not
oriented, nor had any type of training during their training on dental avulsion (92%), nor do
they consider themselves prepared to rescue a student (93.41%). In the case of an avulsion,
68.13% would store the dental element, while 4.39 would reposition the tooth in its place.
The results found in this study demonstrate the lack of knowledge related to urgent
procedures to be performed in cases of dental avulsion. This indicates the great need to
incorporate this discipline into the curriculum of these professionals, training of the
appropriate initial management, as well as conducting health education campaigns in
schools, so that the reality of the prognosis becomes positive. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870 |
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dc.date.accessioned |
2022-06-21T19:31:37Z |
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dc.date.available |
2022-06-21 |
|
dc.date.available |
2022-06-21T19:31:37Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avulsão dentária - infância |
pt_BR |
dc.subject |
Educadores infantis - conhecimento sobre avulsão dentária |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas Municipais de Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação do conhecimento - avulsão dentária |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Avulsões dentárias no ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Rizogênese completa - tratamento |
pt_BR |
dc.subject |
Tooth avulsion - childhood |
pt_BR |
dc.subject |
Child educators - knowledge about tooth avulsion |
pt_BR |
dc.subject |
Municipal Schools of Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge assessment - tooth avulsion |
pt_BR |
dc.subject |
Perception study |
pt_BR |
dc.subject |
Dental avulsions in the school environment |
pt_BR |
dc.subject |
Complete rhizogenesis - treatment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Fernanda Rocha Mendes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment of knowledge of early childhood educators from municipal schools in Patos - Paraíba regarding tooth avulsion. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOARES, Fernanda Rocha Mendes. Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870 |
pt_BR |