DSpace/Manakin Repository

Uma investigação em sala de aula numa escola do campo a partir de situações que possibilitam a construção do raciocínio lógico probabilístico.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, V. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5817814415955919 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID CAVALCANTE, N. I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3274805623219013 pt_BR
dc.contributor.referee1 AQUINO FILHO, Rivaldo Bezerra de.
dc.contributor.referee1ID AQUINO FILHO, R. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.sousa2
dc.description.resumo Atualmente os estudantes, mesmo quando crianças, são submetidas a uma grande variedade de informações, elas estão sempre tendo que usar de julgamentos, interpretações, escolhas, ao mesmo tempo em que percebem relações entre situações cotidianas, como por exemplo, um sinal ruim de internet quando ocorrem chuvas fortes. Essas, situações cotidianas, nos mostram a importância de se trabalhar desde cedo, a construção do raciocínio probabilístico, pois os conhecimentos em probabilidade têm ganhado novos significados a partir das questões no mundo atual. Dessa forma, acreditamos ser necessário criar estratégias de ensino para se promover esse pensamento probabilístico nas escolas, não ensinando cálculos complexos de probabilidade nos anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental, mas, permitindo que as crianças reflitam sobre alguns elementos que envolvem o raciocínio probabilístico como: a incerteza, a aleatoriedade, o espaço amostral e a independência de eventos, entre outros, para que possam, aos poucos, construir os conhecimentos necessários ao entendimento da probabilidade. Dessa forma, o tema central desse trabalho foi a construção do raciocínio probabilístico pela criança, tendo como objetivo geral o de compreender situações que implicam no ato de pensar probabilisticamente numa sala de aula do campo com crianças do ensino fundamental - anos finais. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa de investigação do tipo pesquisa de campo, que foi desenvolvida numa escola pública, no município de Sumé-PB. Após nossas atividades investigativas, foi possível perceber que existe ainda uma lacuna no ensino de probabilidade no Ensino Fundamental, porém, os estudantes mostraram potencial intuitivo ao serem apresentados aos conceitos de probabilidade de forma contextualizada, possibilitando uma melhor construção do raciocínio probabilístico a partir da mobilização de conceitos básicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Uma investigação em sala de aula numa escola do campo a partir de situações que possibilitam a construção do raciocínio lógico probabilístico. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-23
dc.description.abstract Today students, even as children, are subjected to a wide variety of information, they are always having to use judgments, interpretations, choices, and at the same time perceive relationships between everyday situations, such as a bad internet signal when heavy rains. These everyday situations show us the importance of working early, the construction of probabilistic reasoning, since the knowledge in probability has gained new meanings from the questions in the world today. Thus, we believe it is necessary to create teaching strategies to promote this probabilistic thinking in schools, not teaching complex calculations of probability in the initial or final years of elementary school, but allowing children to reflect on some elements that involve probabilistic reasoning as: uncertainty, randomness, sample space and independence of events, among others, so that they can gradually build the knowledge necessary to understand the probability. In this way, the central theme of this work was the construction of probabilistic reasoning by the child, with the general objective of understanding situations that imply probabilistically thinking in a classroom of the field with elementary school children - final years. For that, we used the qualitative research approach of the field research type, which was developed in a public school in the municipality of Sumé-PB. After our investigative activities, it was possible to perceive that there is still a gap in the teaching of probability in Elementary School, however, students showed intuitive potential when presented to the concepts of probability in a contextualized way, enabling a better construction of probabilistic reasoning from the mobilization of basic concepts. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25875
dc.date.accessioned 2022-06-21T22:16:19Z
dc.date.available 2022-06-21
dc.date.available 2022-06-21T22:16:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Raciocínio probabilístico pt_BR
dc.subject Ensino de probabilidade pt_BR
dc.subject Educação Estatística pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Estatística na educação básica pt_BR
dc.subject Field education pt_BR
dc.subject Probabilistic reasoning pt_BR
dc.subject Teaching probability pt_BR
dc.subject Statistical Education pt_BR
dc.subject Mathematics education pt_BR
dc.subject Statistics in basic education pt_BR
dc.subject Raciocínio lógico probabilístico pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Valter Clemente de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A classroom investigation in a rural school based on situations that allow the construction of probabilistic logical reasoning. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Valter Clemente de. Uma investigação em sala de aula numa escola do campo a partir de situações que possibilitam a construção do raciocínio lógico probabilístico. 2018. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25875 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta