Repositorio Dspace/Manakin

Análise de conhecimentos sobre biotecnologia difundidos entre estudantes de ensino médio e de ensino superior (graduação e pós-graduação).

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID COSTA, A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4367296375359175 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, C. A. G. pt_BR
dc.contributor.referee1ID SANTOS, CARLOS ALBERTO GARCIA pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3280066178376014 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Givanilson Brito de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, G.B pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4438490047829028 pt_BR
dc.description.resumo O presente estudo teve como objetivo investigar o que estudantes do Ensino Médio, da Graduação e da Pós-Graduação pensam sobre a Biotecnologia associada à Microbiologia no ensino-aprendizagem de Biologia, com ênfase na abordagem CTS. Os dados para a análise foram obtidos por meio de questionários respondidos por estudantes de escolas estaduais do Rio Grande do Norte e da Paraíba e de alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Campina Grande em Cuité-PB. Os resultados sugerem que, apesar de identificados alguns conhecimentos básicos sobre os temas trabalhados, a contextualização parece não estar presente ainda na atividade docente diária, mesmo se tratando de assuntos que estão no cotidiano das pessoas, além de ter observado padronizações nas respostas de vários estudantes. Essa constatação é importante para que as práticas de ensino futuras sejam repensadas visando a interpretação adequada de uma ciência única voltada para a tentativa de resolução dos problemas sociais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Análise de conhecimentos sobre biotecnologia difundidos entre estudantes de ensino médio e de ensino superior (graduação e pós-graduação). pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The present study aimed to investigate what high school, undergraduate and postgraduate students think about Biotechnology associated with Microbiology in Biology teaching-learning, with an emphasis on the CTS approach. Data for the analysis were obtained through questionnaires answered by students from state schools of Rio Grande do Norte and Paraíba and undergraduate and graduate students of the Federal University of Campina Grande in Cuité-PB. The results suggest that, although some basic knowledge about the themes studied has been identified, the contextualization does not seem to be present yet in daily teaching activity, even when dealing with subjects that are in people's daily lives, besides having observed standardizations in the responses of several students . This finding is important so that future teaching practices are rethought in order to properly interpret a single science aimed at attempting to solve social problems. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25884
dc.date.accessioned 2022-06-22T11:45:29Z
dc.date.available 2022-06-22
dc.date.available 2022-06-22T11:45:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de biologia pt_BR
dc.subject CTS pt_BR
dc.subject Biotecnologia pt_BR
dc.subject Microbiologia pt_BR
dc.subject Biology teaching pt_BR
dc.subject Microbiology pt_BR
dc.subject Biotechnology pt_BR
dc.subject Enseñanza de la biología pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Andson Soares da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of knowledge about biotechnology widespread among high school and high school students higher education (undergraduate and postgraduate). pt_BR
dc.title.alternative Análisis del conocimiento sobre biotecnología generalizado entre los estudiantes de secundaria y preparatoria educación superior (pregrado y posgrado). pt_BR
dc.identifier.citation Costa, Andson Soares da. Análise de conhecimentos sobre biotecnologia difundidos entre estudantes de ensino médio e de ensino superior (graduação e pós-graduação). 2017. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25884 pt_BR
dc.description.resumen El presente estudio tuvo como objetivo investigar lo que los estudiantes de secundaria, de Estudiantes de pregrado y posgrado piensan sobre la Biotecnología asociada a Microbiología en la enseñanza y aprendizaje de la Biología, con énfasis en el enfoque CTS. Tú Los datos para el análisis se obtuvieron a través de cuestionarios respondidos por alumnos de escuelas públicas de Rio Grande do Norte y Paraíba y alumnos de estudios de grado y posgrado en la Universidad Federal de Campina Grande en Cuité-PB. Los resultados sugieren que, a pesar de haber identificado algunos conocimientos básicos sobre los temas trabajados, la contextualización parece no estar presente en la actividad profesor cotidiano, incluso cuando se trata de temas que son del día a día de las personas, además de de haber observado patrones en las respuestas de varios alumnos. Este hallazgo es importante que las futuras prácticas docentes sean repensadas para adecuada interpretación de una sola ciencia centrada en el intento de resolver los problemas sociales.


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta