DSpace/Manakin Repository

Microbiologia no ENEM, sob a percepção e perspectiva de estudantes, e sustentabilidade como meio para contextualização de questões.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, C. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1482716073255182 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 AZEVEDO, Thamara de Medeiros.
dc.contributor.advisor-co1ID AZEVEDO, T. M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5444316046389593 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Joseclécio Dutra.
dc.contributor.referee1ID DANTAS, J. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Thayana Priscila Domingos da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, T. P. D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6488089479660102 pt_BR
dc.description.resumo O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu em 1998 apenas como forma de analisar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio. A partir de 2009 passou por reformulações em sua estrutura destacando-se como critério de análise para ingresso no Ensino Superior, além de promover mudanças no Ensino Médio, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos alunos. Entre suas principais características, o exame tem como foco questões contextualizadas e de caráter interdisciplinar. A microbiologia e a sustentabilidade são exemplos de temas presentes no ENEM que permitem possibilidades de contextualização e que necessitam de um contexto bem elaborado para favorecer a interpretação dos elementos abordados. Diante disto, o presente trabalho objetivou analisar percepções e perspectivas de estudantes quanto a microbiologia e a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), bem como a contextualização relacionada a sustentabilidade em questões do ENEM. Para isto, inicialmente, foi desenvolvida a aplicação de um questionário a 251 estudantes do Ensino Básico em três escolas de Jaçanã-RN e Cuité-PB e, em seguida, foram utilizadas as provas dos 20 anos de ENEM (1999-2017) para análise da contextualização presente na temática da sustentabilidade. Identificou-se que, as respostas atribuídas entre estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental e 3o ano do Ensino Médio foram equilibradas, evidenciando que o conhecimento acerca das questões incluídas em CNT pouco tem avançado quando os alunos fazem a transição para o Ensino Médio. Os alunos demonstraram conhecimento acerca do fato de que as provas do ENEM são formadas por questões de múltipla escolha e contextualizadas. Contudo, a maioria desconhece o fato de que questões com abordagem interdisciplinar é uma característica marcante no exame. Além disso, quanto à microbiologia, a maioria dos estudantes tem expectativa de encontrar no exame questões que envolvam ou os seres objetos de seu estudo ou a associação estritamente dos microrganismos com doenças. Portanto, percebe-se que a própria estruturação do ENEM permanece pouco compreendida por parte dos estudantes, bem como a área de CNT, e com relação a inserção da microbiologia na prova, o conhecimento dos alunos ainda é fragmentado. Sobre a contextualização do tema sustentabilidade, a temática aparece em poucas questões nas edições do ENEM. Além disso, a maioria das questões apresenta sua abordagem de forma indireta dentro de um contexto, em geral, coerente. Com isto, é necessário que a prova do ENEM assim como a microbiologia seja melhor trabalhada no Ensino Básico, possibilitando aos estudantes ampliar seus conhecimentos quanto às influências positivas dos microrganismos para a vida na Terra. Adicionalmente, diante a relevância que a sustentabilidade possui é fundamental que as questões do exame ampliem sua imersão e contextualização. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.title Microbiologia no ENEM, sob a percepção e perspectiva de estudantes, e sustentabilidade como meio para contextualização de questões. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The National Exam of Secondary Education (ENEM) appeared in 1998 only as a way of analyzing the performance of high school students. As of 2009, it underwent reformulations in its structure, highlighting itself as a criterion of analysis for admission to Superior Education, in addition to promoting changes in Secondary School, enabling the development of skills and abilities on the part of the students. Among its main characteristics, the exam focuses on contextualized and interdisciplinary issues. Microbiology and sustainability are examples of themes present in the ENEM that allow possibilities of contextualization and that need a well elaborated context to favor the interpretation of the elements dealts. In view of this, the present work aimed to analyze students' perceptions and perspectives regarding microbiology and the area of Natural Sciences and their Technologies (CNT), as well as the contextualization related to sustainability in ENEM issues. For this, initially, a questionnaire was applied to 251 students of Basic Education in three schools located in the municipalities of Jaçanã- RN and Cuité-PB and then the tests of the 20 years of ENEM (1999-2017) to analyze the present contextualization in the sustainability theme. It was identified that the answers attributed among students in the 9th year of Elementary School and 3rd year of High School were balanced, evidencing that the knowledge about the issues included in CNT has little progress when students make the transition to High School. The students demonstrated knowledge about the fact that the exam is formed by multiple-choice and contextualized questions. However, most are unaware of the fact that issues with an interdisciplinary approach are a hallmark feature in the exam. Furthermore, as far as microbiology is concerned, has expectation to find in the examination questions that involve or the beings objects of their study or the strict association of the microorganisms with diseases. Therefore, it can be seen that the structure of the test itself remains poorly understood by the students, as well as the CNT area, and in relation to the insertion of microbiology in the test, students' knowledge is still fragmented. Regarding the contextualization of sustainability, the theme appears with low frequency in the editions of ENEM. Besides that, most issues present their approach indirectly within a context, generally, coherent. With this, it is necessary that the ENEM test as well as microbiology is better worked in Basic Education, enabling students enlarge their knowledge of the positive influences of microorganisms for life on Earth. In addition, against relevance that sustainability has, it is imperative that exam questions expand their immersion and contextualization. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25885
dc.date.accessioned 2022-06-22T11:46:42Z
dc.date.available 2022-06-22
dc.date.available 2022-06-22T11:46:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino básico pt_BR
dc.subject Ciências naturais pt_BR
dc.subject Contexto pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Natural Sciences pt_BR
dc.subject Context pt_BR
dc.subject Educacion basica pt_BR
dc.subject Ciencias naturales pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Cicera Firmina da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Microbiology at ENEM, from the perception and perspective of students, and sustainability as a means to contextualization of issues. pt_BR
dc.title.alternative La microbiología en la ENEM, desde la percepción y perspectiva de estudiantes, y la sustentabilidad como un medio para contextualización de los problemas. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Cícera Firmina da. Microbiologia no ENEM, sob a percepção e perspectiva de estudantes, e sustentabilidade como meio para contextualização de questões. 2018. 86 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen El Examen Nacional de Enseñanza Media (ENEM) surgió en 1998 sólo como una forma de analizar el rendimiento de los estudiantes de secundaria. A partir de 2009 pasó por reformulaciones en su estructura, destacándose como criterio de análisis para la admisión en Educación Superior, además de promover cambios en la Enseñanza Media, posibilitando la desarrollo de habilidades y destrezas por parte de los estudiantes. entre tus características principales, el examen se centra en la evaluación contextualizada y carácter interdisciplinario. La microbiología y la sustentabilidad son ejemplos de temas presentes en ENEM que permiten posibilidades de contextualización y que necesitan un contexto bien preparado para favorecer la interpretación de la elementos abordados. Ante esto, el presente trabajo tuvo como objetivo analizar las percepciones y perspectivas de los estudiantes sobre la microbiología y el área de Ciencias Naturales y sus Tecnologías (CNT), así como la contextualización relacionada con sustentabilidad en temas ENEM. Para ello, inicialmente, se desarrolló el aplicación de un cuestionario a 251 estudiantes de Educación Básica en tres escuelas de Jaçanã-RN y Cuité-PB y luego los 20 años de ENEM (1999-2017) para analizar la contextualización presente en el tema de sustentabilidad. Se identificó que las respuestas dadas entre los estudiantes de 9º grado año de Primaria y 3º de Bachillerato se equilibraron, evidenciando que el conocimiento sobre los temas incluidos en CNT tiene poco avanzado cuando los estudiantes hacen la transición a la escuela secundaria. Los alumnos conocimiento demostrado sobre el hecho de que los exámenes ENEM se forman mediante preguntas de opción múltiple y contextualizadas. Sin embargo, la mayoría desconoce el hecho de que las preguntas con un enfoque interdisciplinario es una característica llamativa en el examen. Además, con respecto a la microbiología, la mayoría de los estudiantes tienen expectativa de encontrar en el examen preguntas que involucren o los objetos de su estudio o la estricta asociación de microorganismos con enfermedades. Por lo tanto, Está claro que la estructuración de ENEM en sí sigue siendo mal entendida por parte de los estudiantes, así como del ámbito CNT, y en cuanto a la inserción de microbiología en la prueba, el conocimiento de los estudiantes aún está fragmentado. Sobre la contextualización del tema de la sostenibilidad, el tema aparece en pocas preguntas en ediciones ENEM. Además, la mayoría de las preguntas presentan su enfoque indirectamente dentro de un contexto generalmente coherente. Con esto es necesario que la prueba ENEM, así como la microbiología, se trabaja mejor en Educación Básico, que permite a los estudiantes ampliar sus conocimientos sobre la influencias positivas de los microorganismos para la vida en la Tierra. Además, antes la relevancia que tiene la sustentabilidad es fundamental que el examen cuestione ampliar su inmersión y contextualización. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta