dc.creator.ID |
SILVA, C. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1482716073255182 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
AZEVEDO, Thamara de Medeiros. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
AZEVEDO, T. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5444316046389593 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Joseclécio Dutra. |
|
dc.contributor.referee1ID |
DANTAS, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Thayana Priscila Domingos da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, T. P. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6488089479660102 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu em 1998 apenas como forma de
analisar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio. A partir de 2009 passou por
reformulações em sua estrutura destacando-se como critério de análise para ingresso
no Ensino Superior, além de promover mudanças no Ensino Médio, possibilitando o
desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos alunos. Entre suas
principais características, o exame tem como foco questões contextualizadas e de
caráter interdisciplinar. A microbiologia e a sustentabilidade são exemplos de temas
presentes no ENEM que permitem possibilidades de contextualização e que
necessitam de um contexto bem elaborado para favorecer a interpretação dos
elementos abordados. Diante disto, o presente trabalho objetivou analisar percepções
e perspectivas de estudantes quanto a microbiologia e a área de Ciências da Natureza
e suas Tecnologias (CNT), bem como a contextualização relacionada a
sustentabilidade em questões do ENEM. Para isto, inicialmente, foi desenvolvida a
aplicação de um questionário a 251 estudantes do Ensino Básico em três escolas de
Jaçanã-RN e Cuité-PB e, em seguida, foram utilizadas as provas dos 20 anos de
ENEM (1999-2017) para análise da contextualização presente na temática da
sustentabilidade. Identificou-se que, as respostas atribuídas entre estudantes do 9o
ano do Ensino Fundamental e 3o ano do Ensino Médio foram equilibradas,
evidenciando que o conhecimento acerca das questões incluídas em CNT pouco tem
avançado quando os alunos fazem a transição para o Ensino Médio. Os alunos
demonstraram conhecimento acerca do fato de que as provas do ENEM são formadas
por questões de múltipla escolha e contextualizadas. Contudo, a maioria desconhece
o fato de que questões com abordagem interdisciplinar é uma característica marcante
no exame. Além disso, quanto à microbiologia, a maioria dos estudantes tem
expectativa de encontrar no exame questões que envolvam ou os seres objetos de
seu estudo ou a associação estritamente dos microrganismos com doenças. Portanto,
percebe-se que a própria estruturação do ENEM permanece pouco compreendida por
parte dos estudantes, bem como a área de CNT, e com relação a inserção da
microbiologia na prova, o conhecimento dos alunos ainda é fragmentado. Sobre a
contextualização do tema sustentabilidade, a temática aparece em poucas questões
nas edições do ENEM. Além disso, a maioria das questões apresenta sua abordagem
de forma indireta dentro de um contexto, em geral, coerente. Com isto, é necessário
que a prova do ENEM assim como a microbiologia seja melhor trabalhada no Ensino
Básico, possibilitando aos estudantes ampliar seus conhecimentos quanto às
influências positivas dos microrganismos para a vida na Terra. Adicionalmente, diante
a relevância que a sustentabilidade possui é fundamental que as questões do exame
ampliem sua imersão e contextualização. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Microbiologia no ENEM, sob a percepção e perspectiva de estudantes, e sustentabilidade como meio para contextualização de questões. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The National Exam of Secondary Education (ENEM) appeared in 1998 only as a way
of analyzing the performance of high school students. As of 2009, it underwent
reformulations in its structure, highlighting itself as a criterion of analysis for admission
to Superior Education, in addition to promoting changes in Secondary School, enabling
the development of skills and abilities on the part of the students. Among its main
characteristics, the exam focuses on contextualized and interdisciplinary issues.
Microbiology and sustainability are examples of themes present in the ENEM that allow
possibilities of contextualization and that need a well elaborated context to favor the
interpretation of the elements dealts. In view of this, the present work aimed to analyze
students' perceptions and perspectives regarding microbiology and the area of Natural
Sciences and their Technologies (CNT), as well as the contextualization related to
sustainability in ENEM issues. For this, initially, a questionnaire was applied to 251
students of Basic Education in three schools located in the municipalities of Jaçanã-
RN and Cuité-PB and then the tests of the 20 years of ENEM (1999-2017) to analyze
the present contextualization in the sustainability theme. It was identified that the
answers attributed among students in the 9th year of Elementary School and 3rd year
of High School were balanced, evidencing that the knowledge about the issues
included in CNT has little progress when students make the transition to High School.
The students demonstrated knowledge about the fact that the exam is formed by
multiple-choice and contextualized questions. However, most are unaware of the fact
that issues with an interdisciplinary approach are a hallmark feature in the exam.
Furthermore, as far as microbiology is concerned, has expectation to find in the
examination questions that involve or the beings objects of their study or the strict
association of the microorganisms with diseases. Therefore, it can be seen that the
structure of the test itself remains poorly understood by the students, as well as the
CNT area, and in relation to the insertion of microbiology in the test, students'
knowledge is still fragmented. Regarding the contextualization of sustainability, the
theme appears with low frequency in the editions of ENEM. Besides that, most issues
present their approach indirectly within a context, generally, coherent. With this, it is
necessary that the ENEM test as well as microbiology is better worked in Basic
Education, enabling students enlarge their knowledge of the positive influences of
microorganisms for life on Earth. In addition, against relevance that sustainability has,
it is imperative that exam questions expand their immersion and contextualization. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25885 |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-22T11:46:42Z |
|
dc.date.available |
2022-06-22 |
|
dc.date.available |
2022-06-22T11:46:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino básico |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências naturais |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Natural Sciences |
pt_BR |
dc.subject |
Context |
pt_BR |
dc.subject |
Educacion basica |
pt_BR |
dc.subject |
Ciencias naturales |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Cicera Firmina da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Microbiology at ENEM, from the perception and perspective of students, and sustainability as a means to contextualization of issues. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La microbiología en la ENEM, desde la percepción y perspectiva de estudiantes, y la sustentabilidad como un medio para contextualización de los problemas. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Cícera Firmina da. Microbiologia no ENEM, sob a percepção e perspectiva de estudantes, e sustentabilidade como meio para contextualização de questões. 2018. 86 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El Examen Nacional de Enseñanza Media (ENEM) surgió en 1998 sólo como una forma de
analizar el rendimiento de los estudiantes de secundaria. A partir de 2009 pasó por
reformulaciones en su estructura, destacándose como criterio de análisis para la admisión
en Educación Superior, además de promover cambios en la Enseñanza Media, posibilitando la
desarrollo de habilidades y destrezas por parte de los estudiantes. entre tus
características principales, el examen se centra en la evaluación contextualizada y
carácter interdisciplinario. La microbiología y la sustentabilidad son ejemplos de temas
presentes en ENEM que permiten posibilidades de contextualización y que
necesitan un contexto bien preparado para favorecer la interpretación de la
elementos abordados. Ante esto, el presente trabajo tuvo como objetivo analizar las percepciones
y perspectivas de los estudiantes sobre la microbiología y el área de Ciencias Naturales
y sus Tecnologías (CNT), así como la contextualización relacionada con
sustentabilidad en temas ENEM. Para ello, inicialmente, se desarrolló el
aplicación de un cuestionario a 251 estudiantes de Educación Básica en tres escuelas de
Jaçanã-RN y Cuité-PB y luego los 20 años de
ENEM (1999-2017) para analizar la contextualización presente en el tema de
sustentabilidad. Se identificó que las respuestas dadas entre los estudiantes de 9º grado
año de Primaria y 3º de Bachillerato se equilibraron,
evidenciando que el conocimiento sobre los temas incluidos en CNT tiene poco
avanzado cuando los estudiantes hacen la transición a la escuela secundaria. Los alumnos
conocimiento demostrado sobre el hecho de que los exámenes ENEM se forman
mediante preguntas de opción múltiple y contextualizadas. Sin embargo, la mayoría desconoce
el hecho de que las preguntas con un enfoque interdisciplinario es una característica llamativa
en el examen. Además, con respecto a la microbiología, la mayoría de los estudiantes tienen
expectativa de encontrar en el examen preguntas que involucren o los objetos de
su estudio o la estricta asociación de microorganismos con enfermedades. Por lo tanto,
Está claro que la estructuración de ENEM en sí sigue siendo mal entendida por parte de los estudiantes, así como del ámbito CNT, y en cuanto a la inserción de
microbiología en la prueba, el conocimiento de los estudiantes aún está fragmentado. Sobre la
contextualización del tema de la sostenibilidad, el tema aparece en pocas preguntas
en ediciones ENEM. Además, la mayoría de las preguntas presentan su enfoque
indirectamente dentro de un contexto generalmente coherente. Con esto es necesario
que la prueba ENEM, así como la microbiología, se trabaja mejor en Educación
Básico, que permite a los estudiantes ampliar sus conocimientos sobre la
influencias positivas de los microorganismos para la vida en la Tierra. Además, antes
la relevancia que tiene la sustentabilidad es fundamental que el examen cuestione
ampliar su inmersión y contextualización. |
pt_BR |